Pièce 20 - Jornal de Piracicaba - 07/10/1923

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Cote

BR SPCVP CE-CTSM-LRHF-20

Titre

Jornal de Piracicaba - 07/10/1923

Date(s)

  • 07 de outubro de 1923 (Création/Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Documento textual, datilografado, com anotação manuscrita, 12cmx17cm, 7 folha

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Histoire archivistique

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Portée et contenu

Recorte do “Jornal de Piracicaba”, de 07 de outubro de 1923, em matéria intitulada “Orpheon da Escola Normal”, sobre uma adição realizada por aquele coral, regido por Fabiano Lozano. Segundo a tal “A assistência era avaliada em mais ou menos um milhar de pessoas, estando o amplo e belo salão nobre do Colégio Piracicabano – gentilmente cedido pela sua ilustrada diretora – literalmente cheio, tanto a nave como as galerias” (em transcrição livre). Na matéria tem a informação que os ingressos especiais para tal evento haviam sido distribuídos “Quer isto dizer que todos os convidados se julgaram na obrigação de não faltar na certeza de gozarem uma serenata de arte como há muito não se reproduzem aqui” (em transcrição livre). Também consta o programa completo executado, a primeira parte da apresentação iniciou-se com o Hino Nacional a 4 vozes mistas, e incluiu: “Pátria” (Sacchi), “Momento Musical” (Schubert), “Dança das Fadas” (Gregh). “Estava vencida a primeira etapa do programa e com ela já se delineara o trunfo do professor Lozano e de seus admiráveis alunos. A nossa plateia, que é, em geral, fria e pouco amiga de expressões, não regateava nem aplausos nem comentários de íntima satisfação” (em transcrição livre). A segunda parte iniciou-se com o “Hino da Proclamação da República”, momento em que, segundo a matéria, houve um pequeno “incidente”, uma vez que, apesar de ser um dever cívico ouvir em pé os hinos oficiais, grande parte da plateia permaneceu sentada. Na opinião do jornal, tal ato não era relevante e nem configurava uma quebra de praxe, uma vez que tal não era propriamente um hino, mas sim, arranjos finos de louvo a arte. Outras canções apresentadas foram: “Amor” (Sacchi), “Serenata Galante” (Ranzano), “Barcelona” (Braga), “Serenata” (Sacchi), Reverie (Schumann) e “Marcha Tannabäuser” (Wagner). Segunda a matéria o “clou(1) da audição” foi a apresentação de Reverie, um canto sem palavras a 4 vozes mistas e a bocca chiusa. Após o detalhado, há um informativo no final da matéria que diz: “Nos próximos números o nosso colaborador, que se oculta sob o pseudônimo de Eros, dirá as suas impressões sobre a bela audição” (em transcrição livre).

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

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      Règles et/ou conventions utilisées

      Statut

      Final

      Niveau de détail

      Moyen

      Dates de production, de révision, de suppression

      23 de Novembro de 2022

      Langue(s)

        Écriture(s)

          Sources

          Note de l'archiviste

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

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