Item 20 - Jornal de Piracicaba - 07/10/1923

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR SPCVP CE-CTSM-LRHF-20

Title

Jornal de Piracicaba - 07/10/1923

Date(s)

  • 07 de outubro de 1923 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Documento textual, datilografado, com anotação manuscrita, 12cmx17cm, 7 folha

Context area

Name of creator

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Recorte do “Jornal de Piracicaba”, de 07 de outubro de 1923, em matéria intitulada “Orpheon da Escola Normal”, sobre uma adição realizada por aquele coral, regido por Fabiano Lozano. Segundo a tal “A assistência era avaliada em mais ou menos um milhar de pessoas, estando o amplo e belo salão nobre do Colégio Piracicabano – gentilmente cedido pela sua ilustrada diretora – literalmente cheio, tanto a nave como as galerias” (em transcrição livre). Na matéria tem a informação que os ingressos especiais para tal evento haviam sido distribuídos “Quer isto dizer que todos os convidados se julgaram na obrigação de não faltar na certeza de gozarem uma serenata de arte como há muito não se reproduzem aqui” (em transcrição livre). Também consta o programa completo executado, a primeira parte da apresentação iniciou-se com o Hino Nacional a 4 vozes mistas, e incluiu: “Pátria” (Sacchi), “Momento Musical” (Schubert), “Dança das Fadas” (Gregh). “Estava vencida a primeira etapa do programa e com ela já se delineara o trunfo do professor Lozano e de seus admiráveis alunos. A nossa plateia, que é, em geral, fria e pouco amiga de expressões, não regateava nem aplausos nem comentários de íntima satisfação” (em transcrição livre). A segunda parte iniciou-se com o “Hino da Proclamação da República”, momento em que, segundo a matéria, houve um pequeno “incidente”, uma vez que, apesar de ser um dever cívico ouvir em pé os hinos oficiais, grande parte da plateia permaneceu sentada. Na opinião do jornal, tal ato não era relevante e nem configurava uma quebra de praxe, uma vez que tal não era propriamente um hino, mas sim, arranjos finos de louvo a arte. Outras canções apresentadas foram: “Amor” (Sacchi), “Serenata Galante” (Ranzano), “Barcelona” (Braga), “Serenata” (Sacchi), Reverie (Schumann) e “Marcha Tannabäuser” (Wagner). Segunda a matéria o “clou(1) da audição” foi a apresentação de Reverie, um canto sem palavras a 4 vozes mistas e a bocca chiusa. Após o detalhado, há um informativo no final da matéria que diz: “Nos próximos números o nosso colaborador, que se oculta sob o pseudônimo de Eros, dirá as suas impressões sobre a bela audição” (em transcrição livre).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Finding aids

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Related descriptions

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Subject access points

      Place access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Final

      Level of detail

      Partial

      Dates of creation revision deletion

      23 de Novembro de 2022

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Archivist's note

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Digital object (Master) rights area

          Digital object (Reference) rights area

          Digital object (Thumbnail) rights area

          Accession area