Coleção CTSM - Cápsula do Tempo - Sud Mennucci

Cápsula Placa com Inscrições Cápsula (caixa de cobre) Caixa de Cobre (1) Caixa de Cobre (2) Informações urna de cobre Informações de novo encerramento Solenidade de Encerramento da Cápsula do Tempo Ata da Solenidade de Encerramento Discurso do Diretor (Honorato Faustino)
Resultados 1 até 10 de 640 Mostrar tudo
Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR SPCVP CE-CTSM

Título

Cápsula do Tempo - Sud Mennucci

Data(s)

  • 1913 - 1933 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Documentos de diferentes gêneros (textuais, cartográficos, iconográficos, bibliográficos e tridimensionais), tipologias, formatos e dimensões.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1897-dias atuais)

História administrativa

A Escola Estadual Sud Mennucci foi fundada em 1897 como escola complementar, volta a formação de professores e educadores. Em 1917 foi instalada no Bairro Alto de Piracicaba, em um prédio de arquitetura imponente, onde existe até os dias atuais. O nome da escola foi dado em homenagem a Sud Mennucci, que foi professor, delegado de ensino e fundador do Centro do Professorado Paulista. Dentre as personalidades relevantes que estudaram ou atuaram no local estão: Honorato Faustino de Oliveira e Archimedes Dutra

História do arquivo

A Cápsula foi instalada no dia 15 de novembro de 1922, por ocasião das Comemorações da Proclamação da República do Brasil (ocorrida na mesma data no ano de 1889), executando-se nessa ocasião um programa literário expressamente organizado para esse fim patriótico pelo Diretor da Escola Normal de Piracicaba, o Professor Honorato Faustino de Oliveira.
A Cápsula, constituída por uma caixa de cobre que contém diversos documentos e objetos da época, foi encerrada em uma câmera cimentada, na parede que separa o anfiteatro do vestíbulo de entrada, quase às rés do chão, em frente a porta principal da entrada do edifício para o lado da Rua de São João. O local foi assinalado, através de inscrições, num retângulo de pedra mármore, e encerrado por meio de um quadro de ferro aparafusado no muro em tacos de madeira.
No mesmo evento solene, determinou-se que a Cápsula somente seria retirada do local em que foi instalada no dia 07 de setembro de 2022, coincidente com as Comemorações do Segundo Centenário da Proclamação da Independência do Brasil (ocorrida na mesma data no ano de 1822).
Sobre os motivos subjacentes à instalação da Cápsula, a Ata redigida por ocasião das referidas Comemorações e assinada pelo próprio Honorato Faustino, esclarece o seguinte:
“Constituía um dos números do programa o encerramento de uma caixa de cobre de documentos de toda a sorte, que possam dar aos criadores, nossos patrícios, que viessem d’aqui a cem anos, uma ideia mais ou menos nítida do estado atual dessa casa de Ensino Público, do trabalho mental que foi desenvolvido pelos seus professores e alunos e ainda outras particularidades referentes propriamente à cidade e ao município, onde essa escola tem prestado e continuará a prestar inestimáveis serviços em prol do engrandecimento da pátria.”
E acrescenta que os referidos documentos históricos:
“(…) constantes de todas as indicações que possam quiçá interessar a uma época em que a face da terra estará profundamente transformada e com ela tudo quanto se relacionar com esse ofício de trabalho honesto e patriótico, e que tem tido a felicidade de orientar todo o seu interesse no sentido de educar a mocidade em seus princípios, para que saiba transmiti-los, por sua vez, à infância formadora da sociedade do amanhã, do Brasil e do futuro.”
Uma edição do “Jornal de Piracicaba”, datada de 15 de novembro de 1922, apresenta uma descrição mais completa do conteúdo da referida Cápsula, nomeadamente:
Obras publicadas pelos lentes da Escola, algumas com dedicatórias, como prêmios e alunos distintos de qualquer categoria de escola que funcione, daqui a cem anos, no edifício da Escola Normal;
Trabalhos gráficos de normalistas, complementaristas, de alunos do Grupo Modelo, em seus cursos preliminar e médio, e das Escolas Modelo Isoladas;
Fotografias que mostrarão à posteridade a nossa vida escolar nos diferentes aspectos de sua movimentação;
Espécimes de materiais e utensílios escolares usados presentemente, com indicação do fim a que se destinam, e até dos preços por que se os adquirem;
Folha completa de todo o pessoal da escola, com assinaturas autênticas;
Síntese histórica do estabelecimento, desde a sua fundação até ao presente, incluindo-se informação detalhada sobre a construção do atual edifício, com indicação do quanto custou ao Governo do Estado e dos homens que trabalharam para a sua consecução;
Leis e regulamentos de instrução pública;
Publicações patrióticas de autoridades do Ensino;
Dados estatísticos sobre o movimento geral do estabelecimento em 1922 e da biblioteca;
Outros fornecidos pela Delegacia da 6a Região de Ensino, localizada nesta cidade;
Informes da Câmara Municipal sobre Piracicaba e seu Município, com o último relatório publicado;
Vistas fotográficas e em cartões postais ilustrados, dos pontos mais pitorescos desta localidade;
Documentos especiais atestando o grau de mentalidade do corpo docente e do discente;
Mensagens de solidariedade, à futura geração, no trabalho que ela efetuará para o engrandecimento da Pátria;
Discursos pronunciados na sessão solene de hoje, com o programa da festa;
Selos, estampilhas e moedas correntes da atualidade;
Jornais e revistas locais e da capital e do Rio sobre as festas do Centenário;
Notícia sobre todos os estabelecimentos de ensino, públicos, particulares e municipais, e sobre as nossas casas de caridade;
Estatística do trabalho de assistência dentária, com os nomes dos beneméritos funcionários, que tão humanitariamente estão prestando reais serviços às crianças pobres do Grupo Modelo;
Enfim, todas as indicações capazes de fornecer aos vindouros uma ideia nítida do que é Piracicaba, a formosa Noiva da Colina, neste ano de 1922.
E mais, acrescenta a mesma edição do periódico que a referida Cápsula:
“(…) tem a vantagem de apresentar aos estudantes um modelo dos meios empregados para auxiliar a obra dos historiadores na reconstituição dos fatos passados. Ou recorrem eles a fontes indiretas, não intencionalmente instituídas para registro de factos históricos, ou a fontes diretas, propositadamente destinadas a perpetuar na memória a humanidade dos fatos que não devem ser esquecidos.
Os documentos que a Escola Normal de Piracicaba vai levar à posteridade são fontes diretamente históricas. Daqui a cem anos, se algum escavador estudioso pretender escrever a história completa de Piracicaba e da evolução do seu progresso em todos os ramos da atividade humana, talvez encontre nelas um repositório de esclarecimentos preciosíssimos, quiçá desaparecidos dos arquivos públicos.”

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A Coleção Especial "Cápsula do Tempo do Sud Mennucci" é composta de materiais encontrados na cápsula, sejam eles documentos, desenhos, fotografias, objetos, entre outros. A Cápsula, foi encerrada no dia 15 de novembro de 1922 e aberta 100 anos depois, no dia 07 de setembro de 2022.
Na abertura da exposição "Cápsula da Tempo - Mistérios Revelados", o bisneto de Honorato Faustino doou para o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes uma encadernação, contendo anotações, recortes de jornais e manuscritos, feito por Honorato. A referida encadernação e seus itens documentais também foram incluídos nesta coleção especial.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A Coleção especial "Cápsula do Tempo - Sud Mennucci" está organizada em séries e subséries, divididas por tipologias documentais ou assuntos. O trabalho com os materiais da cápsula é fruto de um acordo de colaboração técnica firmado entre o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e a Câmara Municipal de Piracicaba. Os documentos foram em sua totalidade identificados, separados, descritos, digitalizados/fotografados e incluídos no sistema ATOM da Câmara Municipal, juntamente com seus representantes digitais, pelas equipes técnicas de ambas as instituições.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

03 de outubro de 2022
01 de dezembro de 2022 - edição

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba

Objeto digital (Master) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados