Séries LRHF - Livro de Retalhos de Honorato Faustino

Nível de descrição

Séries

Dimensão e suporte

Encadernação, capa dura, cor vermelha, 12cmX17cm, contendo documentos textuais, manuscritos e datilografados. São 103 itens, incluindo a capa.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1867-1948)

Biografia

Honorato Faustino de Oliveira foi um renomado educador. Honorato Nasceu em Itapetininga, no dia 17 de fevereiro de 1867 e foi nessa cidade onde iniciou sua carreira no ensino, principiando dando aulas particulares os filhos de Nhonhô Pereira. Em 1885 foi nomeado para exercer a função de professor de ‘palácio’ (ou simples) no bairro da Chapadinha, em Itapetininga e depois foi transferido para a vila de Sarapuí. Em 1887 matriculou-se na Escola Normal de São Paulo, e na Capital morou com o amigo Coronel Licínio Carneiro de Camargo. Graduou-se como normalista em 1889 e no mesmo ano foi nomeado para a 3º escola isolada de Itapetininga. Entre os anos de 1893 e 1894, Honorato cursou novamente a Escola Normal, com o intuído, com acréscimo das matérias: álgebra, trigonometria, escrituração mercantil, música, economia política, história natural, anatomia, psicologia e inglês (os professores com esse curso eram chamados de “Complementares”). Diplomado, exerceu mais uma vez o cargo de educador entre os anos de 1895 e 1897, período no qual foi professor de uma importante figura política da história brasileira: Júlio Prestes. De 1897 a 1904 foi professor complementar em Itapetininga, de 1904 a 1930 foi diretor da Escola Normal de Piracicaba (atualmente denominada Escola Estadual Sud Mennucci) e de 1928 a 1930 foi diretor da Escola Normal da Praça da República, na capital. No ano de 1930 houve chamada “revolução de 30”, na qual a Aliança Liberal depôs o então presidente Washington Luiz e impediu Júlio Prestes de assumir o cargo para qual tinha sido eleito. Foi nesse ano também, que devido a questões políticas foi aposentado compulsoriamente. Honorato Faustino, mesmo assim, continuou atuando como educador, ensinando desenho e música no chamado “Ginásio 11 de agosto”. Mas, com a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, com a suspensão das aulas e devido a uma grava enfermidade foi obrigado a se afastar da vida no ensino. Além de educar, Honorato formou-se em medicina e atendida de forma gratuita os mais necessitados. Ele também era músico e literário, tendo em seu currículo um largo número de publicações, com poesias, contos e trabalhos pedagógicos. Ele faleceu em São Paulo, capital, em 7 de novembro de 1948, com 81 anos de idade.

*Esta bibliografia foi produzida fazendo uso de um manuscrito, escrito pelo próprio Honorato Faustino de Oliveira, no qual ele narra sua história e sua carreira no ensino. O célebre educador imortalizou suas memórias em um “Livro de Retalhos”, que foi doado ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes de Piracicaba e em uma Cápsula do Tempo, encerrada em 1922 e aberta um século depois, no dia 07 de setembro de 2022.

Manuscrito de Honorato: https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/xhnr-gd6d-ge68

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Na série “Livro de Retalhos de Honorato Faustino” encontram-se os documentos presentes em uma encadernação, composta por matérias de jornais, manuscritos e bilhetes, reunidos por Honorato Faustino de Oliveira, então diretor da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci). Tal encadernação foi doada para o Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba pelo bisneto de Honorato, o senhor Roberto de Oliveira Cardoso e por sua mãe, neta do dito diretor, Lurdinha de Oliveira Santos, durante a solenidade de inauguração da exposição “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, que ocorreu em Piracicaba no dia 15 de novembro de 2022. Tal encadernação tem em seu conteúdo recortes de matérias de jornais, além de um manuscrito com o resumo da vida de Honorato com educador e cartões endereçados a ele. Ressalta-se que os recortes de jornais não foram colados na encadernação de maneira cronologia, optou-se por manter a ordem original do livro, na disposição feita por seu produtor. Tais também apresentam informações complementares, como origem, local, periódico e data, feitas de maneira manuscrita pelo próprio Honorato. “Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou. ” (em transcrição livre)

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Documentos em bom estado de conservação, apresentando apenas sujidades, marcas do tempo e mudança de tonalidade, mas que não impedem e nem dificultam a leitura e interpretação de seu conteúdo.

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias