Acervo Histórico da Câmara Municipal de Piracicaba

A Câmara Municipal de Piracicaba é um lugar de guarda da história piracicabana, uma vez que seu acervo comporta documentos que constituem a memória, o patrimônio e o legado do município e de seu poder legislativo.

Através do sistema ATOM, um software livre para descrição de documentos, a Câmara cumpre uma de suas importantes missões, a de promover a difusão dos materiais preservados pela Casa, facilitando o acesso, a pesquisa e contribuindo para a conservação e construção da história e da memória de Piracicaba.

O acervo é constituído por fundos e coleções, que podem ser acessados a partir dos links abaixo. E também por Coleções Especiais, com exposições temáticas de assuntos relevantes à história de Piracicaba e de seu poder legislativo.

A organização em níveis - série, subsérie e itens documentais - e as descrições foram feitas em conformidade com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).

Novas descrições serão incluídas de forma contínua e sistemática.








Documentos referentes ao período que se estende desde a fundação da povoação de Piracicaba em 1767 até a elevação desta à Vila, nomeada de Vila Nova da Constituição.














Documentos produzidos e recebidos pela Câmara Municipal de Piracicaba em decorrência de suas atividades e funções.














Iconografias de diferentes momentos da história piracicabana e de seu poder legislativo.









Conheça também a coleção Miscelânia, com documentos de diferentes proveniências e autores, que fazem parte do acervo histórico da Câmara.


Para entender mais sobre os níveis de organização e descrição dos fundos e coleções presentes ATOM da Câmara, acesse o QUADRO DE ARRANJO.



Para mais informações de como navegar pelo sistema, ou como realizar pesquisas, acesse o link GUIA DO PESQUISADOR (PDF) ou GUIA DO PESQUISADOR (VÍDEO).