Unidad documental simple 20 - Jornal de Piracicaba - 07/10/1923

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCVP AC-CTSM-LRHF-20

Título

Jornal de Piracicaba - 07/10/1923

Fecha(s)

  • 07 de outubro de 1923 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Documento textual, datilografado, com anotação manuscrita, 12cmx17cm, 7 folha

Área de contexto

Nombre del productor

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Recorte do “Jornal de Piracicaba”, de 07 de outubro de 1923, em matéria intitulada “Orpheon da Escola Normal”, sobre uma adição realizada por aquele coral, regido por Fabiano Lozano. Segundo a tal “A assistência era avaliada em mais ou menos um milhar de pessoas, estando o amplo e belo salão nobre do Colégio Piracicabano – gentilmente cedido pela sua ilustrada diretora – literalmente cheio, tanto a nave como as galerias” (em transcrição livre). Na matéria tem a informação que os ingressos especiais para tal evento haviam sido distribuídos “Quer isto dizer que todos os convidados se julgaram na obrigação de não faltar na certeza de gozarem uma serenata de arte como há muito não se reproduzem aqui” (em transcrição livre). Também consta o programa completo executado, a primeira parte da apresentação iniciou-se com o Hino Nacional a 4 vozes mistas, e incluiu: “Pátria” (Sacchi), “Momento Musical” (Schubert), “Dança das Fadas” (Gregh). “Estava vencida a primeira etapa do programa e com ela já se delineara o trunfo do professor Lozano e de seus admiráveis alunos. A nossa plateia, que é, em geral, fria e pouco amiga de expressões, não regateava nem aplausos nem comentários de íntima satisfação” (em transcrição livre). A segunda parte iniciou-se com o “Hino da Proclamação da República”, momento em que, segundo a matéria, houve um pequeno “incidente”, uma vez que, apesar de ser um dever cívico ouvir em pé os hinos oficiais, grande parte da plateia permaneceu sentada. Na opinião do jornal, tal ato não era relevante e nem configurava uma quebra de praxe, uma vez que tal não era propriamente um hino, mas sim, arranjos finos de louvo a arte. Outras canções apresentadas foram: “Amor” (Sacchi), “Serenata Galante” (Ranzano), “Barcelona” (Braga), “Serenata” (Sacchi), Reverie (Schumann) e “Marcha Tannabäuser” (Wagner). Segunda a matéria o “clou(1) da audição” foi a apresentação de Reverie, um canto sem palavras a 4 vozes mistas e a bocca chiusa. Após o detalhado, há um informativo no final da matéria que diz: “Nos próximos números o nosso colaborador, que se oculta sob o pseudônimo de Eros, dirá as suas impressões sobre a bela audição” (em transcrição livre).

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

    Escritura del material

      Notas sobre las lenguas y escrituras

      Características físicas y requisitos técnicos

      Instrumentos de descripción

      Área de materiales relacionados

      Existencia y localización de originales

      Existencia y localización de copias

      Unidades de descripción relacionadas

      Descripciones relacionadas

      Área de notas

      Identificador/es alternativo(os)

      Puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Puntos de acceso por autoridad

      Tipo de puntos de acceso

      Área de control de la descripción

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Final

      Nivel de detalle

      Parcial

      Fechas de creación revisión eliminación

      23 de Novembro de 2022

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Nota del archivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

          Objeto digital (Referencia), área de permisos

          Objeto digital (Miniatura), área de permisos

          Área de Ingreso