Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Piracicaba)

Área de identificação

Identificador

MHPPM

Forma autorizada do nome

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Piracicaba)

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Museu Prudente de Moraes

Outra(s) forma(s) de nome

    Tipo

      Área de contato

      Área de descrição

      Histórico

      O casarão estilo neogótico abrasileirado, presente na rua Santo Antônio, abriga o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, instituição cultural que leva o nome do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente José de Moraes Barros.
      Nos 32 anos em que seu patrono ali viveu, até sua morte (1870-1902), o casarão serviu de ponto de encontro de republicanos para discussão da política nacional. Depois que a família se desfez do imóvel, o casarão passou a ser sede da Faculdade de Odontologia Washington Luiz, posteriormente denominada Prudente de Moraes e o Grupo Escolar Dr. Prudente.
      Em 1956, foi oficialmente criado o museu pelo Decreto Estadual no. 26218/56 e inaugurado em 1º. de agosto de 1957. Está instalado na própria casa onde o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou. No ano de 1968 a instituição museológica ocupava apenas uma sala do prédio, onde funcionava também a recém-criada Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o Condephaat e a Delegacia de Ensino do município. Um ano depois, com o tombamento do imóvel como patrimônio histórico, o museu passou a ocupar todos os espaços disponíveis.
      O museu é um dos mais antigos do gênero no estado de São Paulo. Passou por recuperação da estrutura física e por reestruturação museógrafa e museológica contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes e a História de Piracicaba retratando importantes fases do município, sua formação, mudanças econômicas e sociais decorrentes do grande desenvolvimento da lavoura e da indústria. Em dias atuais o museu é aberto para visitação pública de terça a sexta-feira das 09:00 às 17:00, e aos sábados e feriados das 10:00 às 14:00, e conta com uma exposição itinerante, e uma temporária. O acervo é eclético reunindo cerca de 6 mil peças, entre objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

      Contexto cultural e geográfico

      Mandatos/Fontes de autoridade

      Estrutura administrativa

      Políticas de captura e gestão de documentos

      Prédios

      Acervo

      Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

      Área de acesso

      Horário de funcionamento

      Condição de acesso e uso

      Acessibilidade

      Área de serviços

      Serviços de pesquisa

      Serviços de reprodução

      Áreas públicas

      Área de controle

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão e eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Notas de manutenção

          Pontos de acesso

          Pontos de acesso