Mostrando 35 resultados

Descrição arquivística
Miscelânea (Coleção)
Visualizar impressão Visualizar:

34 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Ata ( 05/10/1851)

Reunião no consistório da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em data de 05 de outubro de 1851, na qual estavam reunidos o provedor, oficiais e mais Irmãos da Mesa, em número legal. Nesta o Irmão Antônio Fiusa de Almeida apresentou o resultado da comissão encarregada pelo Apostolado e foram apresentados os seguintes nomes para tal: Antonio Fiusa de Almeida, Albano leite do Canto, Antonio José da Silva Gordo, Doutor Felipe Xavier da Rocha, José Viegas Muniz, José Ferraz de Camargo, Joaquim Rodrigues Cezar, Joaquim José de Toledo Silva, Capitão Bernardo Luís Gonzaga e José Pinto de Almeida. Para dar validade, foram convidados o Reverendo Vigário e Coadjutor para assinarem juntamente com a mesa e os membros do Apostolado. Na mesma reunião foi marcada a data de 12 do mesmo mês para a eleição da nova Mesa e nomeada uma comissão para exame das contas. Foram também aprovados para Irmãos: Antonio Gonçalves [Galipo], Agostinho José da Cunha, Joaquim Antonio de Arruda, Manoel Rodrigues de Barros, Doutor José Roberto de Mello e [Franco] Antonio de Almeida Leite. Documento assinado pelo Provedor Albino Leite do Canto, pelo Coadjutor Manoel Vieira da Maia Prado, pelo Vigário Manoel José de França e demais presentes.

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Ata - 11/05/1919

Histórico da fundação do “Clube dos Solteiros”. No documento é relatada a criação da entidade (uma sociedade de dança) que tem como fundadores Theodoro Marques, Waldomiro G. Ferrari, Victorio Zanin e Américo Ridolfo. Tal entidade foi fundado no dia 31 de dezembro de 1918, na casa de Ítalo Galesi e batizada de “Clube de Solteiros”, “nome esse originário no absoluto solteirismo predominante na recente agremiação” – “clube dos solteiros, sem, todavia, ser celibatário”. A diretoria provisória foi constituída por Ítalo Galesi (presidente), Américo Ridolfo (vice-presidente), Theodoro Marques (secretário), Victorio Zanin (tesoureiro), Antônio Eusébio (procurador) e Pedro Sansigolo (mestre salas). No documento há a transcrição da primeira acta, originalmente feita em papel avulso e organizada por Américo Ridolpho. Documento escrito e assinado por Leandro Guerrini.

Clube dos Solteiros

Ata - 22/06/1919

O documento trata de um campeonato de ping-pong, na qual participaram 35 rapazes em sete turmas (times), sendo eles, Solteiros Corriqueiros, Solteiros Fiteiros, Solteiros Casadouros, Solteiros Encrencados, Solteiros Indiferentes, Solteiros Ariscos e Solteiros Manhosos. Tal campeonato teve participação do Clube Piracicabano e os resultados as primeiras partidas são descritos no documento, que não tem data de registro e nem nome do escrivão.

Clube dos Solteiros

Ata ( 23/03/1851)

Reunião no consistório da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em data de 23 de março de 1851, na qual estavam reunidos o provedor, oficiais e mais Irmãos da Mesa, em número legal, faltando o irmão secretário, cargo interinamente ocupado por José Pinto de Almeida. Em tal foi dada exposição do fiscal sobre o adiantamento das obras do consistório e sobre a garantia para a vinda da imagem de Senhor dos Passos. Na mesma foi discutida a questão da oferta de venda de terras dadas em doação pelo já finado Manoel da Luz Prado e como gestão de gratidão, mandou-se dizer duas missas pelo descanso da alma do falecido. Também entrou em pauta: a transferência do direito à sessão da Irmandade á viúva do [Sargento Mor] Domingos Soares de Barros; a nomeação do Irmão [Adulador] Prudente de Albuquerque Bueno, que por esquecimento não havia sido citado na ata de 13 de outubro de 1850; o aumento das esmolas nas missas de quinta-feira, a pedido do Reverendo Miguel Joaquim do Amaral, o trabalho feito pelo Cidadão João Pedro da Silva Cruz para fazer vir da Bahia uma imagem do Senhor dos Passos e a esmola feita pelo cidadão Doutor João Jose Roiz. Documento assinado pelos presentes.

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Ata - 27/04/1919

Ata da 2º Assembleia Geral, na qual se tratou do balancete anterior, reclamações dos sócios, propostas, demissões e eleições para cargos vagos. Na assembleia foi aceita a demissão de Américo Ridolfo como vice-presidente e sócio, e foi por todos recusadas as propostas de inclusão como sócios de Libero Mainardi e [Nilo] Maffei. Leandro Guerrini propôs a criação de um quadro de “casados contribuintes”, para que senhores casados fazerem parte do Clube. Foi também apresentada para coleta para a construção de uma mesa de ping-pong para a associação, trabalho que seria oferecido gratuitamente por Pedro Sansigolo. Documento redigido pelo secretário do clube, Leandro Guerrini.

Clube dos Solteiros

Ata (01/08/1852)

Reunião no consistório da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em data de 01 de agosto de 1852, com a presença dos Irmãos Provedor, Secretário, Tesoureiro, Procurador e nove Irmãos de Mesa, para tratar da nomeação da nova Mesa, em conformidade com o 2º capítulo, artº 5º do compromisso da Irmandade. Foi decidido que se procederia a eleição no dia 08 do mesmo mês, véspera do “Domingo Grande”. Na mesma reunião, houve a indicação do Provedor para que se nomeasse um novo membro para o Apostolado, para suprir a falta do Irmão Francisco Soares de Godoi, cargo que foi ocupado voluntariamente por Antônio de Barros Ferras. Propôs o Irmão Pinto que as seguintes pessoas fossem admitidas como Irmãos: Felis de Almeida Leite e sua esposa Dona Eulália Mauricia de Cerqueira Cezar, Theodoro Barbosa de Silveira Cezar, Antônio Morato de Carvalho, Antônio Carlos de Arruda Botelho e sua esposa Dona Francisca Theodoro Coelho, os quais foram aprovados pelo resultado do escrutínio secreto. Indicou mais o Provedor que se comprassem duas imagens para as festividades da Semana Santa: uma do “Senhor Morto”, mas que seja apropriado também para servir de Senhor Crucificado no Calvário, e outra da Senhora da Soledade, tal indicação foi aprovada. Indicou também o Irmão Provedor que se comprasse um estandarte para a procissão dos passos, que também foi aprovada. Documento escrito pelo secretário Emygdio Justino de Almeida Lara e assinada pelos presentes.

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Ata (06/10/1850)

Reunião ocorrida no consistório da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em [06] de outubro de 1850, com a presença do Reverendo Vigário Manoel José da França, para a eleição de provedor e mais empregados da Irmandade. Sendo eleitos: Albano Leite do Canto (Provedor); Francisco José da Conceição (Secretário); Joaquim da Silva (Procurador) e Domingos José Lopes Rodrigues (Tesoureiro). Na mesma foram nomeados os irmãos da mesa: Joaquim Rodrigues Cezar, José Pinto de Almeida, Joaquim Floriano Leite, Joaquim Jose de Oliveira, [Joaquim] Aranha de Camargo, Ignácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, João Francisco de Oliveira Leme, Joaquim Antonio Fernandes, Joaquim de Oliveira Bueno, Marcelino José Pereira, Melchior de Mello [Castanho], Pedro Domingues Paes Leme, Rafael de [Silveira] Vieira, Manoel Duarte Novais, Salvador de Ramos Correa, Antonio José de Almeida, Bento Manoel de Moraes, Antonio José da Silva Gordo, Antonio Fiusa de Almeida e José Viegas Muniz. Ata lavrada pelo secretário Francisco José da Conceição e assinada por todos os presentes.

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Ata (07/10/1849)

Ata da reunião da Irmandade do Santíssimo Sacramento ocorrida na Igreja Matriz e sacristia da mesma, na qual os presentes se declararam Irmãos e se sujeitaram as condições de tal compromisso. Documento lavrado pelo Vigário Manoel José de França e assinado pelos presentes.

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Ata (07/10/1849)

Apuração para composição provisória da Mesa, sendo nomeados para Provedor, José Pinto de Almeida, para secretário Francisco José da Conceição, para Tesoureiro Domingos José Lopes Rodrigues, para Procurador Domingos José da Silva Braga. Na mesma ocasião os nomeados adotaram a “Niceia primitiva” de nomear uma comissão que se encarregasse de apresentar os preliminares do compromisso respectivo a Irmandade.

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Resultados 1 até 10 de 35