Mostrando 10493 resultados

Descrição arquivística
10253 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
BR SPCVP AC-AFSC-TEX-DIS-1963-12 · Item · 27 de abril de 1963
Parte de ACERVOS ESPECIAIS

Discurso do Deputado Estadual Francisco Salgot Castillon, publicado no Diário Oficial de 27 de abril de 1963, referente ao livro “A Constituição para as criaças”, do escritor Thales Catanho de Andrade, de Piracicaba.

Salgot elogia a obra de Thales Castanho de Andrade por “colocar a Constituição ao alcance do menino e da menina, numa linguagem singela e meiga que seduz e prende o pequenino leitor, desde as primeiras linhas”. E, apresentou um requerimento para que fosse consignado nos anais da Assembléia Legislativa um voto de louvor ao professor Thales Castanho.
O Deputado ainda encaminhou à Mesa, para posterior deliberação, um projeto de lei para criar a Faculdade de Ciências Econômicas de Piracicaba.

O documento é um clipping (recorte) do Diário Oficial, colado em uma folha sulfite. Apresenta também as seguintes informações datilografadas: “Deputado Francisco Salgot Castillon. Publicado no D.O. de 27 de abril de 1963. Páginas 29 - 2º coluna. Assunto: ”A Constituição para as crianças, do escritor Thales Castanho de Andrade, de Piracicaba”.

“Rol” dos Culpados
BR SPCVP AC-AJV-TJ.1867-18 · Item · 1867
Parte de ACERVOS ESPECIAIS

Declaração onde afirmam ter colocado o nome de Benedicta no “rol” dos culpados. No documento encontram-se publicação de sentença, recebimento de documentos, descrição de autos conclusos e constam as assinaturas de Joaquim de Oliveira Cesar, Júlio Cesar de Oliveira, e Manoel Alves Lobo.

01 de fevereiro de 1857
BR SPCVP CMP-AT-A09-141 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão extraordinária do dia 01 de fevereiro de 1857 sob presidência de Salvador de Ramos Correia. Em sessão principiaram multando vereadores. O secretario apresentou as contas das despesas e receita da Câmara para serem remetidas a assembleia provincial, foram examinadas, aprovadas e remetidas ao Presidente da Província. Leram artigos de postura oferecidos pelo presidente, e fizeram alterações. Nomearam uma comissão para dar parecer, leram um oficio do encarregado da obra da Matriz, e deixaram a mesma a cargo do presidente da Câmara. Seguiram discutindo longamente sobre o conserto da Rua do Porto; marcaram o dia oito, domingo, para a sessão extraordinária e finalizaram assinando vários ofícios que seriam remetidos ao Presidente da Província.
Documento redigido pelo secretário Francisco Ferraz de Carvalho e assinado por: Salvador de Ramos Correia, Antônio Joaquim da Silveira, José Antônio de oliveira, Antônio Narciso coelho, Felipe Xavier da Rocha.

01 de janeiro de 1853
BR SPCVP CMP-AT-A09-11 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão extraordinária do dia 01 de janeiro de 1853, sob presidência de Francisco Ferraz de Carvalho. Em sessão arremataram os impostos. Passaram ordenados, apresentaram requerimento do Vigário de Santa Barbara pedindo atestado, e de João Feliciano de Sampaio pedindo data. O presidente declarou que dia 07 do mesmo mês tomariam posse os membros da nova câmara.
Documento redigido pelo secretário Joaquim Correa de Assunção e assinado por: Francisco Ferraz de Carvalho, Antônio Fiuza de Almeida, Manoel da Rocha Garcia, Caetano da silva Barros, e Francisco Pereira de Aguiar.

01 de janeiro de 1854
BR SPCVP CMP-AT-A09-43 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão ordinária do dia 30 de outubro de 1853, sob presidência de Pedro Augusto da Silveira. Em sessão discutiram sobre arrematação de um tanque.
Documento redigido pelo secretário Joaquim Correa de Assunção e assinado por: Pedro Augusto da Silveira, José Wenceslau de Almeida Cunha, Francisco Ferraz de Carvalho, Gabriel de Godoi Moreira, e João Leite Ferraz de Arruda.

01 de janeiro de 1855
BR SPCVP CMP-AT-A09-74 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão extraordinária do dia 01 de janeiro de 1855, sob presidência de Pedro Augusto da Silveira. Em sessão colocaram em praça o estanque da Vila e de outras freguesias, e discutiram sobre isso. Finalizaram marcando a próxima sessão.
Documento redigido pelo secretário Joaquim Correia de Assunção e assinado por: Pedro Augusto da Silveira, Francisco Ferraz de Carvalho, Antônio Franco do Amaral, João Leite Ferraz de Arruda, e Gabriel de Godoi Moreira.

01 de janeiro de 1856
BR SPCVP CMP-AT-A09-105 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão ordinária do dia 01 de janeiro de 1856, sob presidência de Francisco Ferraz de Carvalho. Em sessão o presidente da Câmara discutiu sobre colocar ou não em praça o ramo e aferições da Vila, e resolveram que fosse colocada. Indicaram que o presidente ficasse encarregado de aferir juramento a alguns dos vereadores suplentes mais votados para trabalhos da presente sessão. Nomearam uma comissão de contas e mais papeis, e finalizaram apresentando as contas do procurador e o relatório do fiscal, que foi a comissão.
Documento redigido pelo secretário Joaquim Correia de Assunção e assinado por: Francisco Ferraz de Carvalho, Gabriel de Godoy Moreira, Joaquim José de Oliveira, João José da Conceição, e Felipe Xavier da Rocha.

01 de janeiro de 1857
BR SPCVP CMP-AT-A09-133 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão extraordinária do dia 01 de janeiro de 1857, sob presidência de José Wenceslau de Almeida Cunha. Em sessão foi colocado em praça os direitos da Câmara Municipal, foi rematado por José Dias de Almeida o estanque cabeças e aferições. Foi lido um requerimento do professor de primeiras letras José Romão Prestes e deixaram sob a mesa. Arremataram a ponte sobre o córrego do Itapeva na rua dos Pescadores, e a Câmara deliberou lavrar o novo edital. Foi posto em discussão um requerimento de Fructuoso José Coelho e foi deliberado remeter ao procurador da Câmara para responder a respeito.
Documento redigido pelo secretário Joaquim Correia de Assunção e assinado por: José Wenceslau de Almeida Cunha, Francisco Ferraz de Carvalho, José da Conceição, Joaquim José de Oliveira, e João Leite Ferraz de Arruda.

01 de janeiro de 1859
BR SPCVP CMP-AT-A09-216 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão ordinária do dia 01 de janeiro de 1859, sob presidência de Salvador de Ramos Correia. Em sessão Narciso Coelho pediu licença da sessão para poder comparecer a irmandade de São Benedito para assistir a missa do dia, visto que era membro da irmandade. Leram a ata antecedente e discutiram sobre o estanque que havia sido arrematado por José Antônio de Fari. Os cabeças de aferições foram arrematados por José Bonifácio. Leram ofícios do presidente da Província e remeteram a respectiva comissão. Finalizaram multando vereador Mello Castanho.
Documento redigido pelo secretario Francisco Ferraz de Carvalho e assinado por: Salvador de Ramos Correia, José Antonio Gonçalves de Oliveira, João Manoel de Guirra e Joaquim Floriano Leite.

01 de setembro de 1855
BR SPCVP CMP-AT-A09-96 · Item
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Ata da sessão extraordinária do dia 01 de setembro de 1855, sob presidência de José Wenceslau de Almeida Cunha. Em sessão discutiram sobre uma circular do presidente da Província sobre a reunião do colégio eleitoral desta Vila e de outras. Seguiram discutindo sobre divisões de municípios, um oficio do presidente da Província comunicando que a estrada de Capivari deveria ser feita à custa dos respectivos moradores. Leram uma circular do presidente da Província ordenando a Câmara a promover o asseio e limpeza das povoações desde município. Discutiram sobre ofícios do presidente da Província comunicando que a ponte de Joaquim Antônio de Arruda não pode ser paga pelo cofre provincial, sobre uma picada na estrada desta Vila e de Rio Claro, e finalizaram lendo um requerimento de João de Azevedo Souza pedindo para o procurador repor os direitos de balcão que individualmente cobrou.
Documento redigido pelo secretário Joaquim Correia de Assunção e assinado por: José Wenceslau de Almeida Cunha, Joaquim José de Oliveira, João José da Conceição, Antônio Franco do Amaral, e Francisco Ferraz de Carvalho.