Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [s.d.] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento iconográfico, preto e branco, 01 item.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da edificação do Instituto Baronesa de Rezende. Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Instituto Baronesa de Rezende - Escola de economia doméstica e agrícola - fundada em 1922 por Lydia de Rezende, Piracicaba, Vila Rezende, E.S. Paulo, Brasil". (em transcrição livre).
Tal instituto foi idealizado pela filha do Barão de Rezende, Lydia Sofia de Souza Rezende, para educar as meninas nas ciências domésticas e na fé católica. Tendo conhecido o trabalho educacional das Irmãs Franciscanas das Escolas Cristãs de Graz, na Áustria, Dona Lydia resolveu abrir um Instituto de Ensino destinado ao público feminino, que alfabetizasse, ensinasse as tarefas domésticas e também noções agrícolas. Duas casas foram cedidas para tanto, uma para instalação da Escola e outra para moradia das freiras, as duas com comunicação e espaço para plantação e cultivo do bicho-da-seda. A instituição foi instalada na Avenida Barão de Serra Negra, 39, ao lado da Matriz da Imaculada Conceição, na Vila Rezende, bairro industrial e de operariado, predominantemente, imigrante (Perecin, 1993 apud IPPLAP, 2012, p. 38). Atualmente, o SEPROSIC (Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição) desenvolve Projetos Educacionais Interdisciplinares, no decorrer do ano letivo, em conjunto entre todos os professores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com o objetivo de atender aos princípios de contextualização e interdisciplinaridade. Os projetos do Instituto procuram abordar Temas Transversais, trabalhados de maneira interdisciplinar ou transdisciplinar. (IPPLAP, 2012, p. 38).
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 28 de junho de 2023;
Revisão: 20 de julho de 2023.
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
IPPLAP. Escolas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 1). Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/escolas3-para-pdf.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
Nota do arquivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba