Mostrando 518 resultados

Descrição arquivística
Acervo Fotográfico (Coleção)
Visualizar impressão Visualizar:

502 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

300 anos da Imortalidade de Zumbi

Registros da sessão solene, realizada no dia 27 de novembro de 1995, em homenagem a comunidade negra piracicabana, como parte das solenidades dos 300 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares. - Já se pleiteava, a época, que o dia da morte de Zumbi (20/11/1965) se tornasse feriado – A solenidade teve início com a formação da mesa, execução do hino nacional, um discurso do Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba Vanderlei Dionísio”, que ressaltou “Esta homenagem não deve ter caráter festivo e despretensioso mas deve marcar uma posição dos democratas que enxergam na questão racial a chave da democracia no Brasil. Excluir os negros do processo democrático é excluir o povo em sua maioria. O Brasil não será realmente livre e democrático enquanto não reinar a verdadeira democracia econômica e racial. Zumbi vive, a sua luta e seus ideais também”. João Manoel dos Santos, único vereador negro a época, foi um dos organizadores da solenidade, e também proferiu palavras durante o evento. A sessão do solene homenageou 35 pessoas, e também a Guarda Mirim de Piracicaba e contou a apresentação de atividades artísticas, como encenação de peça e capoeira.

ÁRTEMIS - Egidio Mauro

Registros da visita feita pelo vereador Egidio Mauro Filho ao distrito de Ártemis, possivelmente uma vistoria no local, em novembro de 1994. Egídio era bastante ligado às questões envolvendo o rio Piracicaba e a Ártemis, onde foi representante da Associação dos Moradores. Nas imagens é possível observar a Av. Fioravantre Cenedese, ainda cercada por eucaliptos e detalhes da Ponte de Ferro “Joaquim Nunes”, que é um patrimônio histórico da cidade, inaugurada em 1915 e tombada em 1991 pelo CODEPAC. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Davi Negri.

CADEIA - Nelson Corder

Registros da visita feita, no dia 15 de março de 1993, pelo vereador e presidente da Câmara, Nelson Corder, e mais autoridades a cadeia e centro de detenção provisória, localizado na Rua São José, 260, em Piracicaba. Atualmente o local funciona como Centro de Ressocialização Feminina, denominado Carlos Sidnes de Souza Cantarelli. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Davi Negri.

Cortejo e Sepultamento

Registros do cortejo fúnebre e sepultamento de Luciano Guidotti no dia 08 de julho de 1968. O cortejo teve início da Catedral de Santo Antônio após a celebração da Missa de Corpo Presente, e segui pela rua Moraes Barros até o Cemitério da Saudade, onde o ex-prefeito foi sepultado.

FISCALIZAÇÃO E ASSESSORAMENTO

Na série Fiscalização e Assessoramento é composta por iconografias de diferentes locais do município de Piracicaba. Nesta são reunidos os registros referentes a duas das funções inerentes as atividades legislativas: a Fiscalização e o Assessoramento. Os vereadores são responsáveis por fiscalizar a administração e também por sugerir medidas de interesse público ao Executivo através as chamadas indicações. Tais atividades, muitas vezes, requerem que sejam feitas visitas a diferentes pontos da cidade, gerando assim um acervo fotográficos que acaba por mostrar o município em diferentes momentos de sua história.

Foto 19

Márcia Pacheco homenageando o senhor José Alexandre de Almeida (Xandão).

Foto 28

Francisco Costa Alves recebendo homenagem em nome da senhora Marilene Nascimento Silva (in memoriam) do vereador João Manoel dos Santos.

Foto 01

Registro da visita do vereador e presidente da Câmara Nelson Corder ao terreno onde futuramente seria construído o Centro de Detenção Provisória “Nelson Furlan”, localizado na rodovia que liga os municípios de Piracicaba e Limeira. Na imagem estão, da esquerda para a direita: Sérgio Dias Bastos (delegado seccional de Piracicaba), Nelson Furlan (doador do terreno) e Nelson Corder (vereador e presidente da Câmara)

Foto 01

Da esquerda para a direita, tem­se o fotógrafo Cícero Correa dos Santos; Professor Felisberto Pinto Monteiro; José Luís Guidotti; de óculos o Doutor Lodovico Trevisan; de óculos escuros o Deputado Domingos José Aldrovandi; de bigode e terno mais claro João Tapila; ao canto da mesa o vereador Jaime Pereira; ao seu lado, o secretário do Estado dos Negócios da Economia e Planejamento, Doutor Raphael de Souza Noschese; ao centro da mesa, o presidente da Câmara Francisco Antônio Coelho. Na imagem também esta Nélio Ferraz de Arruda penúltimo, perto da flor e uma banda que se apresenta.

Foto 01

Esquerda para direita: Ludovico Trevisan, prof. Joaquim Domarco, deputado José Salvador Julianelli, militar não identificado e em pé, falando ao microfone, Francisco Antônio Coelho (presidente da Câmara).

Exibindo 1-10 de 518 resultados