Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [s.d.] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento iconográfico, preto e branco, 01 item.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da edificação do "Grupo Escolar - Vila Rezende". Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Grupo Escolar de Vila Rezende, Piracicaba, E.S. Paulo, Brasil" (em transcrição livre).
A escola foi construída a partir da expansão da Vila Rezende, que recebia uma grande quantidade de imigrantes italianos, especialmente para trabalhar na 'Societé de Sucrerie Brèsilliennes' (Engenho Central) ou nas Indústrias Dedini, havia carência de escolas no início do século XX. As crianças eram obrigadas a estudar no centro da cidade, atravessando a ponte do Rio Piracicaba. Com iniciativa do engenheiro dinamarquês Dr. Holger Jensen Kok, superintendente da S.S.B. (Societé de Sucrérie Brasilienne), foi construído um edifício para abrigar um Grupo Escolar nas terras da empresa. Inaugurado em 5 de março de 1925, o Grupo Escolar da Vila Rezende, no dia 21 de abril de 1932, passou a se denominar Grupo Escolar 'José Romão', em homenagem ao professor José Romão Leite Prestes, considerado o primeiro professor público de Piracicaba. As turmas eram divididas e os meninos estudavam de manhã e as meninas à tarde. A escola deveria oferecer classes de 1° a 4° séries para as crianças do bairro. Os responsáveis pela obra foram o Dr. Kok e o projetista Paulo Pecorari. A escola funcionou neste edifício até 1° de agosto de 1953, quando foi transferida para o novo e atual prédio na Avenida Manoel Conceição. Após várias décadas de obsolescência, o prédio foi adquirido pelo Colégio Cidade de Piracicaba, do Sistema Anglo de Ensino, que inaugurou o Colégio Anglo Portal do Engenho em janeiro de 1999. (IPPLAP, 2012, p. 46).
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 28 de junho de 2023;
Revisão: 20 de julho de 2023.
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
IPPLAP. Escolas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 1). Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/escolas3-para-pdf.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
Nota do arquivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba