Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- [s.d.] (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Documento iconográfico, preto e branco, 01 item.
Área de contexto
Nombre del productor
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da edificação do Instituto Baronesa de Rezende. Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Instituto Baronesa de Rezende - Escola de economia doméstica e agrícola - fundada em 1922 por Lydia de Rezende, Piracicaba, Vila Rezende, E.S. Paulo, Brasil". (em transcrição livre).
Tal instituto foi idealizado pela filha do Barão de Rezende, Lydia Sofia de Souza Rezende, para educar as meninas nas ciências domésticas e na fé católica. Tendo conhecido o trabalho educacional das Irmãs Franciscanas das Escolas Cristãs de Graz, na Áustria, Dona Lydia resolveu abrir um Instituto de Ensino destinado ao público feminino, que alfabetizasse, ensinasse as tarefas domésticas e também noções agrícolas. Duas casas foram cedidas para tanto, uma para instalação da Escola e outra para moradia das freiras, as duas com comunicação e espaço para plantação e cultivo do bicho-da-seda. A instituição foi instalada na Avenida Barão de Serra Negra, 39, ao lado da Matriz da Imaculada Conceição, na Vila Rezende, bairro industrial e de operariado, predominantemente, imigrante (Perecin, 1993 apud IPPLAP, 2012, p. 38). Atualmente, o SEPROSIC (Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição) desenvolve Projetos Educacionais Interdisciplinares, no decorrer do ano letivo, em conjunto entre todos os professores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com o objetivo de atender aos princípios de contextualização e interdisciplinaridade. Os projetos do Instituto procuram abordar Temas Transversais, trabalhados de maneira interdisciplinar ou transdisciplinar. (IPPLAP, 2012, p. 38).
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Criação: 28 de junho de 2023;
Revisão: 20 de julho de 2023.
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
IPPLAP. Escolas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 1). Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/escolas3-para-pdf.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
Nota del archivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba