Unidad documental simple 32 - Instituto Baronesa de Rezende

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCVP AF-PIR-CPP-32

Título

Instituto Baronesa de Rezende

Fecha(s)

  • [s.d.] (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Documento iconográfico, preto e branco, 01 item.

Área de contexto

Nombre del productor

(1822 - dias atuais)

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da edificação do Instituto Baronesa de Rezende. Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Instituto Baronesa de Rezende - Escola de economia doméstica e agrícola - fundada em 1922 por Lydia de Rezende, Piracicaba, Vila Rezende, E.S. Paulo, Brasil". (em transcrição livre).

Tal instituto foi idealizado pela filha do Barão de Rezende, Lydia Sofia de Souza Rezende, para educar as meninas nas ciências domésticas e na fé católica. Tendo conhecido o trabalho educacional das Irmãs Franciscanas das Escolas Cristãs de Graz, na Áustria, Dona Lydia resolveu abrir um Instituto de Ensino destinado ao público feminino, que alfabetizasse, ensinasse as tarefas domésticas e também noções agrícolas. Duas casas foram cedidas para tanto, uma para instalação da Escola e outra para moradia das freiras, as duas com comunicação e espaço para plantação e cultivo do bicho-da-seda. A instituição foi instalada na Avenida Barão de Serra Negra, 39, ao lado da Matriz da Imaculada Conceição, na Vila Rezende, bairro industrial e de operariado, predominantemente, imigrante (Perecin, 1993 apud IPPLAP, 2012, p. 38). Atualmente, o SEPROSIC (Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição) desenvolve Projetos Educacionais Interdisciplinares, no decorrer do ano letivo, em conjunto entre todos os professores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com o objetivo de atender aos princípios de contextualização e interdisciplinaridade. Os projetos do Instituto procuram abordar Temas Transversais, trabalhados de maneira interdisciplinar ou transdisciplinar. (IPPLAP, 2012, p. 38).

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

    Escritura del material

      Notas sobre las lenguas y escrituras

      Características físicas y requisitos técnicos

      Instrumentos de descripción

      Área de materiales relacionados

      Existencia y localización de originales

      Existencia y localización de copias

      Unidades de descripción relacionadas

      Descripciones relacionadas

      Área de notas

      Identificador/es alternativo(os)

      Puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Puntos de acceso por autoridad

      Tipo de puntos de acceso

      Área de control de la descripción

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Final

      Nivel de detalle

      Parcial

      Fechas de creación revisión eliminación

      Criação: 28 de junho de 2023;
      Revisão: 20 de julho de 2023.

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          IPPLAP. Escolas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 1). Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/escolas3-para-pdf.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.

          Nota del archivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

          Objeto digital (Referencia), área de permisos

          Objeto digital (Miniatura), área de permisos

          Área de Ingreso