Item 32 - Instituto Baronesa de Rezende

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR SPCVP AF-PIR-CPP-32

Title

Instituto Baronesa de Rezende

Date(s)

  • [s.d.] (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Documento iconográfico, preto e branco, 01 item.

Context area

Name of creator

(1822 - dias atuais)

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da edificação do Instituto Baronesa de Rezende. Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Instituto Baronesa de Rezende - Escola de economia doméstica e agrícola - fundada em 1922 por Lydia de Rezende, Piracicaba, Vila Rezende, E.S. Paulo, Brasil". (em transcrição livre).

Tal instituto foi idealizado pela filha do Barão de Rezende, Lydia Sofia de Souza Rezende, para educar as meninas nas ciências domésticas e na fé católica. Tendo conhecido o trabalho educacional das Irmãs Franciscanas das Escolas Cristãs de Graz, na Áustria, Dona Lydia resolveu abrir um Instituto de Ensino destinado ao público feminino, que alfabetizasse, ensinasse as tarefas domésticas e também noções agrícolas. Duas casas foram cedidas para tanto, uma para instalação da Escola e outra para moradia das freiras, as duas com comunicação e espaço para plantação e cultivo do bicho-da-seda. A instituição foi instalada na Avenida Barão de Serra Negra, 39, ao lado da Matriz da Imaculada Conceição, na Vila Rezende, bairro industrial e de operariado, predominantemente, imigrante (Perecin, 1993 apud IPPLAP, 2012, p. 38). Atualmente, o SEPROSIC (Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição) desenvolve Projetos Educacionais Interdisciplinares, no decorrer do ano letivo, em conjunto entre todos os professores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com o objetivo de atender aos princípios de contextualização e interdisciplinaridade. Os projetos do Instituto procuram abordar Temas Transversais, trabalhados de maneira interdisciplinar ou transdisciplinar. (IPPLAP, 2012, p. 38).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Finding aids

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Related descriptions

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Subject access points

      Place access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Final

      Level of detail

      Partial

      Dates of creation revision deletion

      Criação: 28 de junho de 2023;
      Revisão: 20 de julho de 2023.

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          IPPLAP. Escolas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 1). Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/escolas3-para-pdf.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.

          Archivist's note

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Digital object (Master) rights area

          Digital object (Reference) rights area

          Digital object (Thumbnail) rights area

          Accession area