Jornal de Piracicaba

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Jornal de Piracicaba

          Termos equivalentes

          Jornal de Piracicaba

            Termos associados

            Jornal de Piracicaba

              4 Descrição arquivística resultados para Jornal de Piracicaba

              4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Jornal de Piracicaba (01/06/1922)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-02 · Item · 10 de junho de 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Jornal de Piracicaba, de 10 de junho de 1922 (sábado). A matéria da capa destaca o texto do Diretor Honorato Faustino de Oliveira, “Homenagem do presente ao passado”, onde discorre sobre a pintura de um quadro referente ao centenário da Independência por parte do menino Gerson Pinheiro, que “Encontrando incentivos para desenvolver faculdades ainda embrionárias para o lado da arte, não tardou a manifestar uma habilidade pouco vulgar para o desenho. (...) Colhido desta corrente patriótica, que nos leva a todos para a glorificação do centenário de nossa independência, germinou em seu cérebro a ideia da composição de um quadro que se relacionasse com esse empolgante episódio de nossa história pátria. (...) Não lhe sendo possível ocupar-se com outro assunto, fez o sacrifício de interromper por um ano a sua frequência na Escola Complementar, inteiramente adstrito à realização de sua ideia patriótica. (...) Será, além de tudo, mais um florão de glória a juntar-se ao renome destas belezas inenarráveis de Piracicaba, as quais impregnam o nosso ambiente como que de uma sutil essência que mal podemos definir, e que entretanto sabemos propícia a despertar o gênio naqueles que nasceram para a arte”.

              As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Jornal de Piracicaba (15/11/1922)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-05 · Item · 15 de novembro de 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Jornal de Piracicaba, de 15 de novembro de 1922 (quarta-feira). A primeira página traz um texto intitulado “Documentação histórica”, assinado por Honorato Faustino, que trata sobre a cápsula do tempo que seria depositada no dia mesmo da edição do Jornal. Trechos destacados do texto: “No ambiente da nossa Escola Normal corporificou-se a ideia de se endereçar à geração futura uma informação exata da vida atual desse instituto de ensino público, bem como do grau de civilização de Piracicaba (...) Resolveu-se, com a aprovação geral tanto de professores como de alunos, reunir grande cópia de documentos para esse fim, encerrando-os em uma caixa de cobre, que será entranhada em uma parede do anfiteatro, colocando-se no local uma placa com inscrição indicativa (...) Alimenta-se a intenção de que essa caixa só deve ser retirada e aberta no dia 7 de Setembro de 2022, por ocasião da comemoração do 2º centenário da Independência do Brasil (...) Os documentos que a Escola Normal de Piracicaba vai legar à Posteridade são fontes diretamente históricas. Daqui a cem anos se algum escavador estudioso pretender escrever a história completa de Piracicaba e da evolução de seu progresso em todos os ramos da atividade humana, talvez encontre nelas um repositório de esclarecimentos preciosíssimos, quiçá desaparecidos dos arquivos públicos”.
              As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Honorato Faustino de Oliveira
              Jornal de Piracicaba (27/04/1922)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-01 · Item · 27 de abril de 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Jornal de Piracicaba, de 27 de abril de 1922 (quinta-feira). A matéria da capa destaca o discurso do Diretor Honorato Faustino de Oliveira, que ocorreu no dia 21 de abril daquele ano, comemorando os 25 anos da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennuci) onde destaca o histórico da escola, da fundação até aquele momento presente, onde “[...] foi plantada em terreno fértil, a semente cujo embrião esgalhou-se esta árvore frondosa e fecunda inestimáveis [...] Foi feliz a escolha desta data para a fundação da nossa Escola. Identificada esta com os santos ideais de Tiradentes, vem assim de longa data pugnando pela libertação da mentalidade ds filhos do povo retrogrado império da ignorância. Salve, pois o dia de hoje, que relembra a morte de um grande patriota, em holocausto á liberdade da Patria, e o nascer de uma Escola que há de viver perenemente para ilustrar o espírito do povo, a fim de que este jamais desconheça os direitos que tem de impedir que lhe seja usurpada essa liberdade conseguida à custa de tantos sacrifícios!”.

              Na capa dessa mesma edição, no centro e parte superior da capa, há um quadrante contendo um anúncio da Agência Ford, onde se lê: “Tenho a grata notícia de informar ao povo piracicabano que domingo 30, o tenente aviador Fritz Rossler voará por cima de nossa florescente cidade. Consumindo nos seus ‘raids’ a conhecida ‘ENERGINA’ rainha das gasolinas”.
              Em destaque nesse anúncio vê-se uma suástica, ou, como chamada e grafada na época, “svastika”. Esse símbolo ainda não era ligado ao regime nazista. Embora idêntica, a suástica nazista tinha a orientação diferente desta, apontando pro lado oposto.
              A “svastika” é um símbolo místico encontrado em muitas culturas e religiões em tempos diferentes, sendo encontrados registros de 5 mil anos atrás. Dentre os seus significados, um dos mais populares diz que ela é a “Cruz da Boa Sorte”.
              Em 1920, a empresa Anglo-Mexican Petroleum Company ou, como conhecemos hoje, a Shell, adotou a “svastika” como parte de sua propaganda. Não que a empresa fosse simpatizante do nazismo, eis que, na época, o símbolo ainda não era ligado a ele. O emblema trazia o significado da “Cruz da Boa Sorte” e foi muito difundido na propaganda do querosene “Aurora” e da gasolina “Energina”.
              No contexto da publicação do Jornal de Piracicaba, a Agência Ford informava, através de um anúncio publicitário, um acontecimento raro para a época: a passagem de um avião por sobre a cidade. E nesse anúncio constava que o avião era abastecido com a gasolina “Energina”, que por sua vez era produzida pela empresa Anglo-Mexican Petroleum Company, cujo emblema era a “svastika”.

              Na terceira página, canto inferior esquerdo, há um anúncio do Dr. Honorato Faustino de Oliveira, onde se lê que o mesmo, “médico diplomado pela Faculdade de Medicina do Paraná, dá consultas grátis aos pobres, na Farmácia Santa Cruz, Bairro Alto, das 08h30 às 10h30 nos domingos e feriados, e das 06h00 às 07h00 da tarde nos dias úteis”.

              As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Livro de Retalhos de Honorato Faustino
              MHPPM CE-CTSM-LRHF · Séries · 1916 - 1933
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Livro de Retalhos de Honorato Faustino” encontram-se os documentos presentes em uma encadernação, composta por matérias de jornais, manuscritos e bilhetes, reunidos por Honorato Faustino de Oliveira, então diretor da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci). Tal encadernação foi doada para o Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba pelo bisneto de Honorato, o senhor Roberto de Oliveira Cardoso e por sua mãe, neta do dito diretor, Lurdinha de Oliveira Santos, durante a solenidade de inauguração da exposição “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, que ocorreu em Piracicaba no dia 15 de novembro de 2022. Tal encadernação tem em seu conteúdo recortes de matérias de jornais, além de um manuscrito com o resumo da vida de Honorato com educador e cartões endereçados a ele. Ressalta-se que os recortes de jornais não foram colados na encadernação de maneira cronologia, optou-se por manter a ordem original do livro, na disposição feita por seu produtor. Tais também apresentam informações complementares, como origem, local, periódico e data, feitas de maneira manuscrita pelo próprio Honorato. “Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou. ” (em transcrição livre)

              Honorato Faustino de Oliveira