Sud Mennucci

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              105 Descrição arquivística resultados para Sud Mennucci

              105 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              A batalha de Avaí
              MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-13 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhete postal denominado “A Batalha de Avahy”. No anverso do documento há a reprodução da obra de Pedro Américo, retratando esta que foi uma das principais batalhas travadas na Guerra do Paraguai, e estavam presentes ícones da história militar brasileira, como Duque de Caxias e General Osório. Traz um selo no canto superior esquerdo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”.
              No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, da Batalha de Avaí. Destaca-se o trecho: “Em Villeta, a 11 de Dezembro de 1868, travou-se a batalha de Avaí. Os paraguaios, sob o comando de Caraballo, com 17 batalhões de infantaria, 6 regimentos de cavalaria e numerosa artilharia, foram vencidos pelos brasileiros com Osório e Caxias à frente”; (transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              A batalha do Riachuelo
              MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-12 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhete postal denominado “A Batalha do Riachuelo”. No anverso do documento há a reprodução da obra de Victor Meirelles, retratando a dita batalha, travada no dia 11 de junho de 1865 entre a esquadra imperial do Brasil e a esquadra paraguaia, e que foi decisiva para a Guerra do Paraguai. Traz um selo no canto superior direito em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”.
              No reverso do documento, há no centro superior o título de “Bilhete Postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, da Batalha do Riachuelo. Destaca-se o trecho: “A Parnaíba foi abordada por 4 navios paraguaios: O Paraguarí que ela pôs a pique, o Taquarí, o Salto e o Marquês de Olinda. Mais de 100 paraguaios saltaram para o convés da Parnaíba e acutilavam a guarnição. Desesperados, os brasileiros iam lançar fogo ao paiol de pólvora[...], mas Manoel Barros, que comandava a nossa fragata Amazonas, por uma inspiração genial, converteu em esporão a popa do navio e, dando bicadas no Jejuí, Marquês de Olinda e Salto meteu-os a pique. Estava salva a Parnaíba. Os outros navios paraguaios fugiram”; (transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              A leitura da sentença aos conspiradores mineiros
              MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-10 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhete postal denominado “A Leitura da sentença aos conspiradores mineiros”. No anverso do documento há a representação do evento, retratando a resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes. Traz um selo no canto superior direito em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”.
              No reverso do documento, há no centro superior o título de “Bilhete Postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, sobre o ocorrido. Destaca-se o trecho: “Tiradentes, o evangelizador da República, tentou em 1789 fazer a independência do Brasil, tendo por companheiros Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Cláudio Manoel da Costa, Padre Corrêa de Toledo, Maciel, Vidal e outros. Denunciados, foram todos presos. A sentença lhes foi lida na madrugada de 19 de abril de 1792. Tiradentes manteve-se calmo, impassível; e os outros tiveram tristes desabafos. No outro dia veio a sentença final em que a todos se comutava a pena de morte em degredo perpétuo, exceto a de Tiradentes”; (transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              A leitura do 1º capítulo de História Pátria
              MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-02 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhetes de postal denominado “A leitura do 1º capítulo da História Pátria”. O anverso da imagem traz a reprodução da obra de arte de Áurélio Figueiredo, intitulada “Leitura da carta de Caminha”, onde retrata a leitura de Pero Vaz de Caminha em que lê para Pedro Alvarez Cabral e Frei Henrique Soares a carta que enviaria ao Rei de Portugal Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do circulo central “Distribuição da Secretaria do Interior. No reverso do bilhete, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do 1º capítulo da História Pátria. O bilhete explica que a carta “É o 1º documento de nossa história e descreve a chegada de Cabral á Vera Cruz.
              Ainda no reverso do documento, há notações escritas pelo então diretor Honorato Faustino de Oliveira da Escola Normal de Piracicaba (Sud Menucci), que escreveu: "Ensino cívico. Davam-se estes cartões como prêmio de assiduidade, comportamento, applicação, ás creanças. Estado de São Paulo. Piracicaba. Anno de 1922."

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Abertura dos portos
              MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-11 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhete postal denominado “Abertura dos Portos”. No anverso do documento há a representação de uma obra artística e simbólica, bem como trás no canto superior esquerdo um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”. A Abertura dos Portos foi uma medida econômica de Dom João VI que levou o Brasil para o comércio internacional e rompeu o exclusivismo português no comércio brasileiro.
              No reverso do documento, há no centro superior o título de “Bilhete Postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, de como se deu a abertura dos portos. Destaca-se o trecho: “Sendo Portugal invadido pelas tropas francesas, o rei D. João VI veio para o Brasil, onde foi recebido com grande júbilo pelo povo da Bahia. Aqui, a conselho de José da Silva Lisboa, Visconde de Cairú, por uma carta régia abriu os portos do Brasil ao comércio dos outros países, o que antes era proibido. No Rio, tirou a proibição que pesava sobre as indústrias. Fez ainda estes benefícios: Criação de bancos, da Escola de Medicina, da Marinha e de Belas Artes; da Biblioteca Real; do Jardim Botânico e da Imprensa Régia; corrigiu os desmandos dos governadores”; (em transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Alunos
              BR SPCVP AF-PIR-IE-21 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Iconografia em preto e branco, segundo informações constantes na foto, eram estudantes da Escola Complementar de Piracicaba, atual Escola Estadual Sud Mennucci. Fotografia sem identificação de datação e procedência.

              Anchieta e a catequese
              MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-07 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhete postal denominado “Anchieta e a Catechese”. No anverso do documento há a reprodução uma imagem em que o padre Anchieta está posicionado de modo a catequisar alguns indígenas nativos. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior.
              No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do quem era Anchieta e, brevemente, como foi a catequização para com os nativos. Destaca-se os trechos: “Na cidade de Salvador e em Piratininga (hoje São Paulo) foi professor. Nesta, da aula numa cabana de paredes de barro e coberta de sapé, onde não cabiam todos os alunos, ficando a maior parte deles ao sol e a chuva. Para ensinar os selvagens, recorria á música, compunha romances e canções sagradas que os jovens índios cantavam á noite, percorrendo a povoação. Diplomata, conseguiu juntamente com o padre Nobrega, a paz, quando os Tamoios ameaçavam destruir São Vicente e Rio de Janeiro”. (Em transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Apontamentos - Encadernação
              MHPPM CE-CTSM-EN-PED-07 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Duas encadernações denominadas “Apontamentos”, sendo as capas de cores diferentes, uma delas na coloração amarela e outra na coloração verde, na capa ambas estão com as inscrições manuscritas: “Preço – 100 reis” – Piracicaba, novembro de 1922” e a inscrição carimbada “Papelaria do Jornal, Typographia e Artigos Escolares, Piracicaba, Rua Moraes Barros, 67”. Na encadernação em coloração amarelada, há ainda a inscrição manuscrita de Honorato Faustino de Oliveira explicando que: “Caderninhos usados pelas crianças do Grupo Modelo, para tomarem notas de alguma particularidade referente ás suas lições”. (em transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Bibliográficos
              MHPPM CE-CTSM-B · Séries · 1913 - 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Bibliográficos” estão os documentos do gênero bibliográfico, ou seja, impressos, como livros, folhetos e periódicos que foram deixados na Cápsula do Tempo da Escola Normal (Sud Mennucci) no ano de 1922.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              [Biblioteca Escola Normal de Piracicaba]
              BR SPCVP AF-PIR-IE-24 · Item · [1922]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Iconografia em preto e branco, há a seguinte descrição abaixo da foto: "Escola Normal de Piracicaba. Crianças do Grupo Modelo e jovens da Normal, na biblioteca. 1922". Atualmente a antiga Escola Normal está denominada como Escola Estadual Sud Mennucci.
              Fotografia sem identificação de datação e procedência.