Gazeta de Piracicaba

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Gazeta de Piracicaba

          Termos equivalentes

          Gazeta de Piracicaba

            Termos associados

            Gazeta de Piracicaba

              5 Descrição arquivística resultados para Gazeta de Piracicaba

              5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Gazeta de Piracicaba (07/09/1922)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-03 · Item · 07 de setembro de 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Gazeta de Piracicaba, de 07 de setembro de 1922 (quinta-feira). A primeira página da edição traz retratos e ilustrações alusivos ao “Primeiro Centenário da Independência”, como também enunciado na própria capa.
              A segunda página traz diversos textos referentes ao Centenário da Independência e alguns retratos de figuras da história brasileira. Trecho do texto “Faz hoje cem anos”, que abre a edição do dia: “Quando D. Pedro I, às 16 horas do dia 7 de Setembro de 1822, à margem do Ypiranga, tomado de ardente e sagrado entusiasmo, pela causa do país que vinha governando, quebrou, para sempre, os laços que nos prendiam ao jugo português, mal adivinhava que somente cem anos bastariam para que o Brasil se tornasse uma potência grande, unida e poderosa. Mal sabia o príncipe da casa de Bragança que aquele gesto abriria uma época fulgurante na nossa História”.

              As demais páginas trazem, além de textos também referentes ao Centenário da Independência, notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Gazeta de Piracicaba (09/01/1923)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-06 · Item · 09 de janeiro de 1923
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Gazeta de Piracicaba, de 09 de janeiro de 1923 (terça-feira). Na primeira página, o texto que abre a edição traz o “Boletim republicano – Eleição estadual”, cujo trecho inicial diz: “Devendo realizar-se no dia 10 do corrente a eleição de um senador ao Congresso Estadual, na vaga verificada com a renúncia do nosso amigo Cel. Fernando Prestes, eleito vice-presidente do Estado, a Comissão Diretora, atendendo aos interesses do Partido Republicano, acaba de apresentar como candidato o Dr. Bento Pereira Bueno, advogado, residente na capital”.

              As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Gazeta de Piracicaba (15/11/1922)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-04 · Item · 15 de novembro de 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Gazeta de Piracicaba, de 15 de novembro de 1922 (quarta-feira). A primeira página traz uma ilustração da bandeira do Brasil, bem como textos alusivos às comemorações da Proclamação da República. Trecho inicial do texto “XV de Novembro”, que abre a edição do dia: “O 21 de abril foi um sonho frustrado de liberdade...Mas, o sangue dos inconfidentes fez germinar o 7 de setembro, e o 7 de setembro foi um passo para o 15 de novembro”. A primeira página traz ainda a programação das comemorações referentes à Proclamação da República, destacando-se, dentro do texto “A data de hoje – As festas comemorativas nas casas de ensino da cidade e dos bairros”, os eventos a serem realizados na Escola Normal, em especial a “Colocação de documentos históricos numa caixa, com o fim de serem legados à Posteridade”.

              As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Jornal de Piracicaba (09/01/1923)
              MHPPM CE-CTSM-JOR-07 · Item · 09 de janeiro de 1923
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Jornal de Piracicaba, de 09 de janeiro de 1923 (terça-feira). Na primeira página, o texto que abre a edição é “Bilhetes do Rio”, cujo trecho inicial diz: “São Paulo está sempre à baila dos comentários. Mesmo ontem, numa roda de jornalistas, na Exposição, falava-se de São Paulo; de São Paulo e da mulher paulista, cujo manifesto ao Presidente da República, protestando contra o projeto da nova legalização do jogo e pedindo os bons ofícios do chefe do executivo para a regulamentação do voto secreto, provocou vivo entusiasmo”.

              As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

              Honorato Faustino de Oliveira
              Livro de Retalhos de Honorato Faustino
              MHPPM CE-CTSM-LRHF · Séries · 1916 - 1933
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Livro de Retalhos de Honorato Faustino” encontram-se os documentos presentes em uma encadernação, composta por matérias de jornais, manuscritos e bilhetes, reunidos por Honorato Faustino de Oliveira, então diretor da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci). Tal encadernação foi doada para o Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba pelo bisneto de Honorato, o senhor Roberto de Oliveira Cardoso e por sua mãe, neta do dito diretor, Lurdinha de Oliveira Santos, durante a solenidade de inauguração da exposição “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, que ocorreu em Piracicaba no dia 15 de novembro de 2022. Tal encadernação tem em seu conteúdo recortes de matérias de jornais, além de um manuscrito com o resumo da vida de Honorato com educador e cartões endereçados a ele. Ressalta-se que os recortes de jornais não foram colados na encadernação de maneira cronologia, optou-se por manter a ordem original do livro, na disposição feita por seu produtor. Tais também apresentam informações complementares, como origem, local, periódico e data, feitas de maneira manuscrita pelo próprio Honorato. “Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou. ” (em transcrição livre)

              Honorato Faustino de Oliveira