Unidad documental simple 50 - Jornal de Piracicaba - 11/07/1927

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCVP AC-CTSM-LRHF-50

Título

Jornal de Piracicaba - 11/07/1927

Fecha(s)

  • 11 de julho de 1927 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Documento textual, datilografado, com anotação manuscrita, 12cmx17cm, 2 folha.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Recorte do “Jornal de Piracicaba”, de 11 de julho de 1927, em matéria intitulada “Notas de Arte: palavras de Marcello Tupynambá sobre a cultura musical piracicabana”, na qual versa que o ilustre maestro Marcello Tupynambá, que havia feito um concerto no Teatro Santo Estevão disse as seguintes palavras sobre a cultura musical de Piracicaba: “Fiquei maravilhado com o que vi e ouvi na poética cidade de Piracicaba. A plateia piracicabana já não comporta artistas medíocres; sabe julgar e discernir com propriedade do valor dos artistas. O meu primeiro entusiasmo foi na Escola Normal. O diretor dessa casa de instruções secundárias, doutor Honorato Faustino é um benemérito na questão. Com sua capacidade extraordinária, espantosa, ela fez coisa difícil de se conseguir em qualquer parte do mundo: fazer das vozes das crianças, quatro vozes. É uma maravilha sem igual em todo o Brasil. Há harmonia perfeita, muita afinação. Quase todos os cantos são de sua lavra. O Orpheon Piracicabano é um conjunto de artistas, um coral difícil até de se idealizar. Pela primeira vez tive a grata satisfação de ouvir o nosso Hino cantado a quatro vozes. Penso que assim nunca se cantou a bela página musical no Brasil. É a última realização artística do nosso tempo. Podemos dizer: em realizações artísticas completas, só a Rússia e Piracicaba. Quando nossa pátria cantar como o Orpheon do maestro Lozano, poderemos dizer com acerto que o Brasil é o Povo Cantor. Ouvi, por gentileza cativante do maestro Lozano musicas minhas, cantadas pelo Orpheon. Senti-as bem minhas e exultei de satisfação. O maestro Lozano é um portento digno de admiração em todo o mundo” (em transcrição livre).

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

    Escritura del material

      Notas sobre las lenguas y escrituras

      Características físicas y requisitos técnicos

      Instrumentos de descripción

      Área de materiales relacionados

      Existencia y localización de originales

      Existencia y localización de copias

      Unidades de descripción relacionadas

      Descripciones relacionadas

      Área de notas

      Identificador/es alternativo(os)

      Puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Puntos de acceso por autoridad

      Tipo de puntos de acceso

      Área de control de la descripción

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Final

      Nivel de detalle

      Parcial

      Fechas de creación revisión eliminación

      25 de Novembro de 2022

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Nota del archivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

          Objeto digital (Referencia), área de permisos

          Objeto digital (Miniatura), área de permisos

          Área de Ingreso