Pièce 13 - Foto 13

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

BR SPCVP AF-SOL-1967.Bicentenário-13

Titre

Foto 13

Date(s)

  • 1º de agosto de 1967 (Création/Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Documento iconográfico, fotografia, 21,7cm x 28,7cm, 01 item.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1822 - dias atuais)

Histoire administrative

A Câmara Municipal de Piracicaba foi criada em 1822, em decorrência de um ato do Governo Provisório de São Paulo, no qual a Freguesia de Santo Antônio de Piracicaba foi erigida à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à Constituição Portuguesa que fora recentemente promulgada. A elevação da Freguesia à condição de Vila e a disposição da Câmara Municipal marcam o início da autonomia administrativa da região.
Através da Ata de Instalação da Câmara e de eleições indiretas se tem a primeira sessão da Câmara Municipal da Vila Nova da Constituição, que ocorreu no dia 11 de agosto de 1822, na residência do Juiz-Presidente, o Capitão João José da Silva. Já a primeira Casa da Câmara que se tem notícia foi construída onde hoje está localizada a praça José Bonifácio. Ali foram instalados os diferentes órgãos administrativos da Vila, na seguinte disposição: a Casa da Câmara foi construída na praça José Bonifácio com sua face principal voltada para a igreja matriz, ao lado e anexo à Câmara estava a Cadeia e no centro, entre a Câmara e a Igreja Matriz, foi instalado o Pelourinho. Anos depois a Câmara migrou para um imóvel na Praça Tibiriçá. Posteriormente, instalou-se na confluência das Ruas Alferes José Caetano e São José, e em 1975, no número 834 da Rua Alferes José Caetano, local onde se encontra até os dias atuais.
Com a proclamação da república no Brasil, foi outorgado também o primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal de Piracicaba, no qual a constituição, estrutura, atribuições, funções, competências e atribuições da Câmara foram regulamentadas. E, em 1908, passa a entrar em vigor uma nova organização do sistema municipal, com a separação das funções da Câmara e do Prefeitura, e a designação dessas atribuições.
No dia 1º de agosto de 1975 ocorreu a inauguração da sede da Câmara Municipal de Piracicaba, na localidade que se encontra até os dias atuais (Rua Alferes José Caetano, nº 834).

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Quadrante 1: Na foto observa-se um salão com mesas, onde há pessoas sentadas em cadeiras com pratos e talheres à frente. Ao fundo em pé na direita, segurando um papel na mão, está o vereador Benedito de Andrade. Ao fundo em pé na esquerda, usando terno cinza e gravata preta está João Guidotti.
Ao fundo sentados, da esquerda para a direita: Magote Lô, usando trajes brancos, com os braços sobre a mesa e um chapéu sobre a cabeça; Cel. Sizeno Sarmento fardado; governador Abreu Sodré com as mãos cruzadas a sua frente, uma delas no rosto; Luciano Guidotti, com uma das mãos sobre a boca; Madame Lô, usando turbante na cabeça e com as duas mãos à frente do corpo. Em primeiro plano, da esquerda para direita: homem não identificado; Jorge Cesar de Vargas, usando óculos, com o rosto para o lado; vereador Mário Stolf, conversando e gesticulando com as mãos e vereador Rubens Leite do Canto Braga, com bigode e terno escuro.
Quadrante 2: Foto de um salão cheio de mesas, com pessoas sentadas em cadeiras, com pratos e talheres à frente. Ao fundo, há algumas pessoas em pé, entre elas, há militares. Em primeiro plano, da esquerda para a direita: Leopoldo Dedini (industrial e dono da MAUSA) está sentado, olhando para frente, usando óculos e terno escuro. Ao seu lado, há dois militares não identificados conversando.
Quadrante 3: A foto foi tirada em um salão, com mesas repletas de convidados com pratos à frente. Na frente há pessoas sentadas de costas para a foto. À direita, em segundo plano e sentados, da esquerda para direita há: Luciano Guidotti, aparentemente batendo palmas, com os cabelos penteados para trás; madame Lô, esposa do ministro da agricultura de Senegal, usando turbante e pulseira no braço, também está batendo palma; homem não identificado; vereador Francisco Antônio Coelho, usando óculos e batendo palma e deputado Athiê Jorge Coury (?), batendo palma e olhando na direção da câmera.
Quadrante 4: Foto tirada de uma mesa com homens sentados conversando. Na mesa há pratos e talheres. Estão na frente de uma parede de madeira e uma janela. Da esquerda para a direita, sentados: dois homens não identificados, Nélio Ferraz de Arruda (vice-prefeito de Piracicaba), homem não identificado e Hugo de Almeida Leme (Ministro da Agricultura). Em segundo plano em pé, encontra-se coronel Bruno, fardado.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

    Écriture des documents

      Notes de langue et graphie

      Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

      Instruments de recherche

      Zone des sources complémentaires

      Existence et lieu de conservation des originaux

      Existence et lieu de conservation des copies

      Unités de description associées

      Descriptions associées

      Zone des notes

      Identifiant(s) alternatif(s)

      Mots-clés

      Mots-clés - Sujets

      Mots-clés - Lieux

      Mots-clés - Noms

      Mots-clés - Genre

      Zone du contrôle de la description

      Identifiant de la description

      Identifiant du service d'archives

      Règles et/ou conventions utilisées

      Statut

      Niveau de détail

      Moyen

      Dates de production, de révision, de suppression

      13 de dezembro de 2021

      Langue(s)

        Écriture(s)

          Sources

          Note de l'archiviste

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo

          Document numérique (Matrice) zone des droits

          Document numérique (Référence) zone des droits

          Document numérique (Vignette) zone des droits

          Zone des entrées