Cápsula de Tempo

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Cápsula de Tempo

          Termos equivalentes

          Cápsula de Tempo

            Termos associados

            Cápsula de Tempo

              14 Descrição arquivística resultados para Cápsula de Tempo

              14 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Bibliográficos
              MHPPM CE-CTSM-B · Séries · 1913 - 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Bibliográficos” estão os documentos do gênero bibliográfico, ou seja, impressos, como livros, folhetos e periódicos que foram deixados na Cápsula do Tempo da Escola Normal (Sud Mennucci) no ano de 1922.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Bilhete de Loteria
              MHPPM CE-CTSM-BLOT · Séries · 1922 - ?
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Bilhete da "Loteria da Cruz Vermelha Brasileira", em edição especial do Centenário da Independência do Brasil. No bilhete tem-se o prémio (5.000:000$000) e a informação de que: "os prémio serão pagos pelo banco nacional ultramarino, depositário dos bilhetes"; "termo assinado na procuradoria geral da fazenda publicado em 19 de maio de 1921. Lei n.4230, de 31 de dezembro de 1920". A referida lei "Orça a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil, para o exercício de 1921".

              Cápsula
              MHPPM CE-CTSM-CAP · Séries · 1922 - 1923
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série denominada “Cápsula” estão os objetos tridimensionais que foram usados para criar o invólucro dos documentos armazenados por um século na parede que separa o anfiteatro do vestíbulo da entrada da então Escola Normal de Piracicaba, hoje denominada de Escola Estadual Sud Mennucci. Os dois materiais tridimensionais presentes na série são: Uma placa de mármore e uma caixa de cobre. Na série também estão documentos textuais que fazem referência a dita cápsula e/ou que dão informações sobre seu encerramento.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Cápsula do Tempo - Sud Mennucci
              MHPPM CE-CTSM · Coleção · 1913 - 1933
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              A Coleção Especial "Cápsula do Tempo do Sud Mennucci" é composta de materiais encontrados na cápsula, sejam eles documentos, desenhos, fotografias, objetos, entre outros. A Cápsula, foi encerrada no dia 15 de novembro de 1922 e aberta 100 anos depois, no dia 07 de setembro de 2022.
              Na abertura da exposição "Cápsula da Tempo - Mistérios Revelados", o bisneto de Honorato Faustino doou para o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes uma encadernação, contendo anotações, recortes de jornais e manuscritos, feito por Honorato. A referida encadernação e seus itens documentais também foram incluídos nesta coleção especial.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Cartas
              MHPPM CE-CTSM-CTS · Séries · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Cartas” estão os registros deixados por alunos, professores e outras autoridades ao futuro. São um total de 16 cartas, em sua maioria destinadas a pessoas específicas, como por exemplo, a aluna Alzira Gabbi, que deixou uma carta para o prefeito de Piracicaba do ano de 2022, já Bento Lordello deixou seu recado ao futuro professor de história e Ondina Marchilli ao professor mais velho.

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Escola Normal de Piracicaba
              MHPPM CE-CTSM-EN · Séries · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Escola Normal de Piracicaba” encontram-se documentos administrativos e pedagógicos referentes à Escola Normal, atualmente denominada de Sud Mennucci.

              Escola Normal (Sud Mennucci)
              MHPPM CE-CTSM-FT-EN · Subséries · 1921 - 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na subsérie "Escola Normal" estão os registros fotográficos da então Escola Normal de Piracicaba, atualmente denominada de Sud Mennucci. Encontram-se iconografias do corpo discente e docente da referida escola como também de seu prédio e arquitetura.

              Hinos, Músicas e Partituras
              MHPPM CE-CTSM-HMP · Séries · 1914 - 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série denominada “Hinos, Músicas e Partituras” estão os cadernos de música, melodias, composições, hinos, partituras e publicações musicais encontradas na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci (então Escola Normal de Piracicaba). Tais tem diferentes autores, compositores e anos de publicação.

              Honorato Faustino de Oliveira
              MHPPM CE-CTSM-HF · Séries · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na série “Honorato Faustino de Oliveira” encontram-se os documentos produzidos, recebidos ou pertencentes ao diretor da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci), Honorato Faustino de Oliveira

              Lembranças
              MHPPM CE-CTSM-LEM · Séries · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Chamado de "Livro de Lembranças", esta é uma encadernação com pensamentos de professores e alunos da Escola Normal (posteriormente denominada de Sud Mennucci) e estabelecimentos anexos (como a Escola Complementar, Grupo Escolar Modelo e Escolas Modelos Isoladas).

              Sud Mennucci - Escola Normal