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Date(s)
- Julho de 2023 (Creation)
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Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item
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Scope and content
Fotografia retratando parque da Estação da Paulista. É possível identificar um espaço de lazer e passatempos para crianças.
Fotografia de Rubens Cardia.
Informações adicionais:
Desde 1896 a Câmara Municipal mantinha contato com a Cia. Paulista de Estradas de Ferro para trazer o Ramal até Piracicaba. Em 1902 o presidente da Companhia, Antônio Prado, prometeu a instalação, cujas obras se estenderiam por 20 anos. As obras ficaram paralisadas por doze anos e o reinício ocorreu em 24 de janeiro de 1914. A 1° Guerra Mundial atrapalhou o andamento das obras, que foram retomadas após 2 anos. Em 1919, o então Prefeito Fernando Febeliano da Costa seguiu para São Paulo com uma delegação a fim de renovar o contrato com a Cia. Paulista, que teria até 31 de dezembro de 1921 como data limite para o término das obras e uma multa de 20 Contos por mês de atraso. No final de setembro de 1919 foram iniciados os serviços de escavação do leito, em Santa Bárbara. As escavações para sondagem e instalação dos trilhos começaram em dezembro de 1921. Somente em 29 de julho de 1922 chegava o primeiro trem da Cia. Paulista na cidade. A Estação, a arruagem e o armazém foram construídos em regime de empreitada pelo engenheiro e construtor Domingos Borelli, com projeto semelhante ao da estação da cidade de Jaú, de autoria do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Também foram construídas vinte e duas casas destinadas aos empregados, por Felício Bertoldi. O Ramal saía da Estação da Luz, em São Paulo, e passava por Jundiaí, Campinas, Nova Odessa, Recanto (Sumaré), Santa Bárbara, Caiubi, Tupi e Taquaral até a Estação de Piracicaba. Após a supressão dos trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até cerca de 1990, mas, com a eliminação quase total dos cargueiros na linha, acabou sendo fechada. A Estação apresenta algumas características do Art-nouveau floreal, no barrado decorado da platibanda e principalmente nos detalhes confeccionados em ferro e cobertura originalmente envidraçada da entrada principal. No mais, apresenta características Ecléticas inclusive no frontão que possui um relógio e nas janelas do tipo paladiano. Um corpo central formado por um hall e pelas antigas bilheterias se destaca das duas alas laterais, com salas de espera e de serviços, além dos sanitários. O conjunto também é composto por uma área envidraçada à direita e pela gare metálica. (CACHONI, 2012, p. 43).
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Dates of creation revision deletion
Criação: 26 de julho de 2023;
Revisão: 29 de agosto de 2023.
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Script(s)
Sources
CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Lei N. 5.842 de 09 de outubro de 2006. Dispõe sobre denominação de próprio municipal. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/LeisOrdinarias/5842. Acesso em: 31 jul. 2023.
____. Lei n. 7.272 de 05 de junho de 1996. Dispõe sobre o tombamento como Patrimonio Histórico-Cultural de parte da estação da FEPASA - Paulista. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/7272. Acesso em: 31 jul. 2023.
____. Lei n. 10.641 de 29 de janeiro de 2004. Introduz alterações ao Decreto 7272/96 que "Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, de parte da estação da FEPASA - Paulista e dá outras providências. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10641. Acesso em: 31 jul. 2023.
____.; SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO CULTURAL. Estação da Paulista. Disponível em: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/ponto_turistico/estacao-da-paulista-e-centro-cultural-antonio-pacheco-ferraz/. Acesso em: 31 jul. 2023.
Archivist's note
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba