Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- Julho de 2023 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fotografia retratando parque da Estação da Paulista. É possível identificar um espaço de lazer e passatempos para crianças.
Fotografia de Rubens Cardia.
Informações adicionais:
Desde 1896 a Câmara Municipal mantinha contato com a Cia. Paulista de Estradas de Ferro para trazer o Ramal até Piracicaba. Em 1902 o presidente da Companhia, Antônio Prado, prometeu a instalação, cujas obras se estenderiam por 20 anos. As obras ficaram paralisadas por doze anos e o reinício ocorreu em 24 de janeiro de 1914. A 1° Guerra Mundial atrapalhou o andamento das obras, que foram retomadas após 2 anos. Em 1919, o então Prefeito Fernando Febeliano da Costa seguiu para São Paulo com uma delegação a fim de renovar o contrato com a Cia. Paulista, que teria até 31 de dezembro de 1921 como data limite para o término das obras e uma multa de 20 Contos por mês de atraso. No final de setembro de 1919 foram iniciados os serviços de escavação do leito, em Santa Bárbara. As escavações para sondagem e instalação dos trilhos começaram em dezembro de 1921. Somente em 29 de julho de 1922 chegava o primeiro trem da Cia. Paulista na cidade. A Estação, a arruagem e o armazém foram construídos em regime de empreitada pelo engenheiro e construtor Domingos Borelli, com projeto semelhante ao da estação da cidade de Jaú, de autoria do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Também foram construídas vinte e duas casas destinadas aos empregados, por Felício Bertoldi. O Ramal saía da Estação da Luz, em São Paulo, e passava por Jundiaí, Campinas, Nova Odessa, Recanto (Sumaré), Santa Bárbara, Caiubi, Tupi e Taquaral até a Estação de Piracicaba. Após a supressão dos trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até cerca de 1990, mas, com a eliminação quase total dos cargueiros na linha, acabou sendo fechada. A Estação apresenta algumas características do Art-nouveau floreal, no barrado decorado da platibanda e principalmente nos detalhes confeccionados em ferro e cobertura originalmente envidraçada da entrada principal. No mais, apresenta características Ecléticas inclusive no frontão que possui um relógio e nas janelas do tipo paladiano. Um corpo central formado por um hall e pelas antigas bilheterias se destaca das duas alas laterais, com salas de espera e de serviços, além dos sanitários. O conjunto também é composto por uma área envidraçada à direita e pela gare metálica. (CACHONI, 2012, p. 43).
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 26 de julho de 2023;
Revisão: 29 de agosto de 2023.
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Lei N. 5.842 de 09 de outubro de 2006. Dispõe sobre denominação de próprio municipal. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/LeisOrdinarias/5842. Acesso em: 31 jul. 2023.
____. Lei n. 7.272 de 05 de junho de 1996. Dispõe sobre o tombamento como Patrimonio Histórico-Cultural de parte da estação da FEPASA - Paulista. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/7272. Acesso em: 31 jul. 2023.
____. Lei n. 10.641 de 29 de janeiro de 2004. Introduz alterações ao Decreto 7272/96 que "Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, de parte da estação da FEPASA - Paulista e dá outras providências. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10641. Acesso em: 31 jul. 2023.
____.; SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO CULTURAL. Estação da Paulista. Disponível em: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/ponto_turistico/estacao-da-paulista-e-centro-cultural-antonio-pacheco-ferraz/. Acesso em: 31 jul. 2023.
Nota do arquivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba