Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- [s.d.] (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Documento iconográfico, preto e branco, 01 item.
Área de contexto
Nombre del productor
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da edificação do "Grupo Escolar - Vila Rezende". Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Grupo Escolar de Vila Rezende, Piracicaba, E.S. Paulo, Brasil" (em transcrição livre).
A escola foi construída a partir da expansão da Vila Rezende, que recebia uma grande quantidade de imigrantes italianos, especialmente para trabalhar na 'Societé de Sucrerie Brèsilliennes' (Engenho Central) ou nas Indústrias Dedini, havia carência de escolas no início do século XX. As crianças eram obrigadas a estudar no centro da cidade, atravessando a ponte do Rio Piracicaba. Com iniciativa do engenheiro dinamarquês Dr. Holger Jensen Kok, superintendente da S.S.B. (Societé de Sucrérie Brasilienne), foi construído um edifício para abrigar um Grupo Escolar nas terras da empresa. Inaugurado em 5 de março de 1925, o Grupo Escolar da Vila Rezende, no dia 21 de abril de 1932, passou a se denominar Grupo Escolar 'José Romão', em homenagem ao professor José Romão Leite Prestes, considerado o primeiro professor público de Piracicaba. As turmas eram divididas e os meninos estudavam de manhã e as meninas à tarde. A escola deveria oferecer classes de 1° a 4° séries para as crianças do bairro. Os responsáveis pela obra foram o Dr. Kok e o projetista Paulo Pecorari. A escola funcionou neste edifício até 1° de agosto de 1953, quando foi transferida para o novo e atual prédio na Avenida Manoel Conceição. Após várias décadas de obsolescência, o prédio foi adquirido pelo Colégio Cidade de Piracicaba, do Sistema Anglo de Ensino, que inaugurou o Colégio Anglo Portal do Engenho em janeiro de 1999. (IPPLAP, 2012, p. 46).
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
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Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Criação: 28 de junho de 2023;
Revisão: 20 de julho de 2023.
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
IPPLAP. Escolas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 1). Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/escolas3-para-pdf.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
Nota del archivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba