Teatro Santo Estevão

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Teatro Santo Estevão

          Termos equivalentes

          Teatro Santo Estevão

            Termos associados

            Teatro Santo Estevão

              6 Descrição arquivística resultados para Teatro Santo Estevão

              6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              A Praça e o Teatro Santo Estevão
              BR SPCVP AF-PIR-PJB-29 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografia retratando a praça José Bonifácio, provavelmente no final dos anos 1940 ou início dos anos 1950, dado os modelos de automóveis existentes na imagem. Observamos a praça circundada pelas ruas Moraes Barros - de frente a igreja -, e São José - de frente para o teatro Santo Estevão. Em uma época em que as ditas ruas ainda cortavam a praça. Observa-se o teatro Santo Estevão, inexistente atualmente ( a autorização para sua demolição foi efetivada no dia 16 de agosto de 1953 e autorizada por meio da Lei Municipal n. 366/1953, que foi revogada pela lei n. 5.194/2002) e ao lado direito o Clube do Coronel Barbosa, chamado a época de Clube Piracicabano, além do teatro São José. Edificações existentes até os dias atuais.

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-125 · Item · 19 de junho de 1922
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Resolução autorizando a Prefeitura a adquirir o Teatro Santo Estêvão. Documento assinado: Samuel de Castro Neves, Fernando Febeliano da Costa, João Alves Corrêa de Toledo, Henrique Rochelle Filho, Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, Odilon Ribeiro Nogueira, Ricardo Pinto Cesar e João Sampaio Mattos.

              O belo teatro Santo Estevão
              BR SPCVP AF-PIR-LOC-39 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              O teatro Santo Estevão retratado em fotografia, localizava-se onde ficava a antiga fonte luminosa da praça José Bonifácio. Em estilo neoclássico mesclado com o barroco, o teatro apresenta na parte superior de seu friso, dois bustos de homens não identificáveis. Tal edifício, foi construído por iniciativa da família de Estevão de Souza Rezende, o Barão de Rezende. Por longos anos, as obras ficaram paralisadas e, por ter servido de depósito de materiais de construção, foi chamado de “Olaria Santo Estevão”. Sua reconstrução se deu em 1906. Antes, porém, da reconstrução, o Barão de Rezende doou o Teatro à Santa Casa de Misericórdia, da qual era benemérito e patrono. Em escritura passa em 15 de julho de 1922, a Santa Casa vendeu o imóvel à Câmara Municipal, ao preço de 80:000$000, que renderiam, à Santa Casa de Misericórdia, juro anual de 6%, pago trimestralmente.

              O fim do teatro Santo Estevão
              BR SPCVP AF-PIR-LOC-40 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              O teatro Santo Estevão em demolição, provavelmente no ano 1953, visto que a autorização para sua demolição foi efetivada no dia 16 de agosto de 1953 e autorizada por meio da Lei Municipal n. 366/1953, que foi revogada pela lei n. 5.194/2002.

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP02-97 · Item · 04 de maio de 1908
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Resolução de lei que autoriza a prefeitura a criar uma piscina para animais no largo atrás do Teatro Santo Estevão, correndo as despesas pela verba “Obras Públicas”. Documento assinado por Manoel da Silveira Corrêa, Fernando Febeliano da Costa, José Ferreira da Silva, Alfredo José Cardoso, Francisco A. de Almeida Morato, Joaquim Pinto de Almeida, Manoel Ferraz de Camargo, Ignacio Florencio da Silveira e Aquilino José Pacheco.

              Teatro Santo Estevão - 1950s
              BR SPCVP AF-PIR-LOC-38 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografia do antigo Teatro Santo Estevam, aparentemente dos anos 1950, dado o estilo dos automóveis presentes na imagem. O teatro Santo Estevam retratado em fotografia, localizava-se onde ficava a antiga fonte luminosa da praça José Bonifácio. Em estilo neoclássico mesclado com o barroco, o teatro apresenta na parte superior de seu friso, dois bustos de homens não identificáveis.
              Tal edifício, foi construído por iniciativa da família de Estevão de Souza Rezende, o Barão de Rezende. Por longos anos, as obras ficaram paralisadas e, por ter servido de depósito de materiais de construção, foi chamado de “Olaria Santo Estevão”. Sua reconstrução se deu em 1906. Antes, porém, da reconstrução, o Barão de Rezende doou o Teatro à Santa Casa de Misericórdia, da qual era benemérito e patrono. Em escritura passa em 15 de julho de 1922, a Santa Casa vendeu o imóvel à Câmara Municipal, ao preço de 80:000$000, que renderiam, à Santa Casa de Misericórdia, juro anual de 6%, pago trimestralmente.