Fundos CMP - CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

BR SPCVP CMP

CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Data(s)

• Piracicaba/SP 1822 - dias atuais (Produção)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

Documentos textuais, manuscritos, datilografados, encadernados, 2509 itens documentais

Área de contextualização

(1822 - dias atuais)

História administrativa

A Câmara Municipal de Piracicaba foi criada em 1822, em decorrência de um ato do Governo Provisório de São Paulo, no qual a Freguesia de Santo Antônio de Piracicaba foi erigida à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à Constituição Portuguesa que fora recentemente promulgada. A elevação da Freguesia à condição de Vila e a disposição da Câmara Municipal marcam o início da autonomia administrativa da região.
Através da Ata de Instalação da Câmara e de eleições indiretas se tem a primeira sessão da Câmara Municipal da Vila Nova da Constituição, que ocorreu no dia 11 de agosto de 1822, na residência do Juiz-Presidente, o Capitão João José da Silva. Já a primeira Casa da Câmara que se tem notícia foi construída onde hoje está localizada a praça José Bonifácio. Ali foram instalados os diferentes órgãos administrativos da Vila, na seguinte disposição: a Casa da Câmara foi construída na praça José Bonifácio com sua face principal voltada para a igreja matriz, ao lado e anexo à Câmara estava a Cadeia e no centro, entre a Câmara e a Igreja Matriz, foi instalado o Pelourinho. Anos depois a Câmara migrou para um imóvel na Praça Tibiriçá. Posteriormente, instalou-se na confluência das Ruas Alferes José Caetano e São José, e em 1975, no número 834 da Rua Alferes José Caetano, local onde se encontra até os dias atuais.
Com a proclamação da república no Brasil, foi outorgado também o primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal de Piracicaba, no qual a constituição, estrutura, atribuições, funções, competências e atribuições da Câmara foram regulamentadas. E, em 1908, passa a entrar em vigor uma nova organização do sistema municipal, com a separação das funções da Câmara e do Prefeitura, e a designação dessas atribuições.
No dia 1º de agosto de 1975 ocorreu a inauguração da sede da Câmara Municipal de Piracicaba, na localidade que se encontra até os dias atuais (Rua Alferes José Caetano, nº 834).

(1822-1856)

História administrativa

Entidade custodiadora

História do arquivo

Em 1828, uma lei provincial criou, de maneira definitiva, os municípios, e também definiu melhor as funções das Câmaras Municipais, cujos direitos e deveres foram estabelecidos pelos Códigos de Posturas. A primeira Postura criada pela Câmara foi a cobrança de uma finta (imposto) de quatrocentos réis, que era cobrada por cabeça de escravo, a fim de atender às despesas de construção da Casa da Câmara, cadeia, mercado e açougue, sendo este também o primeiro imposto lançado na municipalidade.
Por uma Lei Provincial, outorgada no dia 24 de abril de 1856, a Vila é elevada à categoria de Cidade, e manteve o nome de Constituição até o dia 19 de abril de 1877, quando, por intermédio de Prudente de Moraes, a cidade adota o nome de Piracicaba, abandonando assim a antiga denominação portuguesa.
No dia 1º de agosto de 1975 ocorreu a inauguração da sede da Câmara Municipal de Piracicaba, na localidade que se encontra até os dias atuais (Rua Alferes José Caetano, nº834).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documento produzidos Câmara Municipal de Piracicaba em decorrência de suas atividades e funções

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos referentes às atividades e funções da Câmara Municipal de Piracicaba, que refletem a história municipal e nacional, desde a fundação da Câmara até os dias atuais, perpassando por diferentes momentos históricos, como colônia, império e monarquia.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Fundo dividido em séries temáticas.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Preferencialmente devem ser acessados através de suas cópias digitais, preservando assim os originais.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Documentos textuais e encadernados. Documentos, em geral, em bom estado de conservação, sendo realizados apenas pequenos reparos em páginas danificadas. Algumas encadernações e itens documentais apresentam danos mais severos em sua estrutura física.

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias