Subséries A02 - Livro de Atas (1827-1829)

Capa Abertura do Livro de Atas Ata - 15/12/1827 Ata - 22/12/1827 Ata - 29/12/1827 Ata - 30/12/1827 Ata - 06/01/1828 Ata - 07/01/1828 Ata - 14/01/1828 Ata - 03/02/1828

BR SPCVP CMP-AT-A02

Livro de Atas (1827-1829)

• 1827 - 1829 (Produção)

Subséries

Encadernação, documentos textuais, manuscritos, 30x 20cm, 70 itens.

(1822-1856)

Através da Ata de Instalação da Câmara e de eleições indiretas se tem a primeira sessão da Câmara Municipal da Vila Nova da Constituição, que ocorreu no dia 11 de agosto de 1822, na residência do Juiz-Presidente, o Capitão João José da Silva. Já a primeira Casa da Câmara que se tem notícia foi construída onde hoje está localizada a praça José Bonifácio. Ali foram instalados os diferentes órgãos administrativos da Vila, na seguinte disposição: a Casa da Câmara foi construída na praça José Bonifácio com sua face principal voltada para a igreja matriz, ao lado e anexo à Câmara estava a Cadeia e no centro, entre a Câmara e a Igreja Matriz, foi instalado o Pelourinho. Anos depois a Câmara migrou para um imóvel na Praça Tibiriçá.

Documentos produzidos pela Câmara Municipal de Piracicaba em decorrência de suas atividades e funções. Não há informações registrada quando datas de realização de novas encadernações ou restauros, mas acredita-se que o livro tenha passado por um processo de revitalização sob a gestão de Guilherme Vitti.

2º Livro de Atas da Câmara Municipal de Piracicaba. Os registros do livro se estendem de 5 de dezembro de 1827 até 28 de fevereiro de 1829. Os documentos tratam de assuntos ligados à organização e administração da Vila da Constituição, como eleição, abertura de pelouros, nomeação de funcionários e cargos de poder e questões ligadas à divisas da Vila.
As folhas sobressalentes do livro em questão foram utilizadas, em um período posterior, para registrar os termos de lançamento de eleitores, atas de eleições de mesas, atas de verificação de diplomas dos eleitores e outros termos do processo eleitoral dos anos 1833 a 1845. Atais documentos serão incluídos na série "pelouros", seguindo a ordenação e o arranjo do acervo da Câmara Municipal de Piracicaba.

Quadro de arranjo da subsérie, índice descritivo dos itens documentais e transcrição dos documentos podem ser acessados no link no topo da página (QUADRO DE ARRANJO/ÍNDICE/TRANSCRIÇÃO)

Pontos de acesso de assunto

15 de dezembro de 2021
06 de janeiro 2022 (revisão/edição)