Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- Julho de 2023 (Création/Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Fotografia retratando fachada da Estação Paulista.
Fotografia de Rubens Cardia.
Informações adicionais:
Desde 1896 a Câmara Municipal mantinha contato com a Cia. Paulista de Estradas de Ferro para trazer o Ramal até Piracicaba. Em 1902 o presidente da Companhia, Antônio Prado, prometeu a instalação, cujas obras se estenderiam por 20 anos. As obras ficaram paralisadas por doze anos e o reinício ocorreu em 24 de janeiro de 1914. A 1° Guerra Mundial atrapalhou o andamento das obras, que foram retomadas após 2 anos. Em 1919, o então Prefeito Fernando Febeliano da Costa seguiu para São Paulo com uma delegação a fim de renovar o contrato com a Cia. Paulista, que teria até 31 de dezembro de 1921 como data limite para o término das obras e uma multa de 20 Contos por mês de atraso. No final de setembro de 1919 foram iniciados os serviços de escavação do leito, em Santa Bárbara. As escavações para sondagem e instalação dos trilhos começaram em dezembro de 1921. Somente em 29 de julho de 1922 chegava o primeiro trem da Cia. Paulista na cidade. A Estação, a arruagem e o armazém foram construídos em regime de empreitada pelo engenheiro e construtor Domingos Borelli, com projeto semelhante ao da estação da cidade de Jaú, de autoria do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Também foram construídas vinte e duas casas destinadas aos empregados, por Felício Bertoldi. O Ramal saía da Estação da Luz, em São Paulo, e passava por Jundiaí, Campinas, Nova Odessa, Recanto (Sumaré), Santa Bárbara, Caiubi, Tupi e Taquaral até a Estação de Piracicaba. Após a supressão dos trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até cerca de 1990, mas, com a eliminação quase total dos cargueiros na linha, acabou sendo fechada. A Estação apresenta algumas características do Art-nouveau floreal, no barrado decorado da platibanda e principalmente nos detalhes confeccionados em ferro e cobertura originalmente envidraçada da entrada principal. No mais, apresenta características Ecléticas inclusive no frontão que possui um relógio e nas janelas do tipo paladiano. Um corpo central formado por um hall e pelas antigas bilheterias se destaca das duas alas laterais, com salas de espera e de serviços, além dos sanitários. O conjunto também é composto por uma área envidraçada à direita e pela gare metálica. (CACHONI, 2012, p. 43).
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
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Langue des documents
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
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Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
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Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Criação: 26 de julho de 2023;
Revisão: 29 de agosto de 2023.
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Lei N. 5.842 de 09 de outubro de 2006. Dispõe sobre denominação de próprio municipal. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/LeisOrdinarias/5842. Acesso em: 31 jul. 2023.
____. Lei n. 7.272 de 05 de junho de 1996. Dispõe sobre o tombamento como Patrimonio Histórico-Cultural de parte da estação da FEPASA - Paulista. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/7272. Acesso em: 31 jul. 2023.
____. Lei n. 10.641 de 29 de janeiro de 2004. Introduz alterações ao Decreto 7272/96 que "Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, de parte da estação da FEPASA - Paulista e dá outras providências. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10641. Acesso em: 31 jul. 2023.
____.; SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO CULTURAL. Estação da Paulista. Disponível em: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/ponto_turistico/estacao-da-paulista-e-centro-cultural-antonio-pacheco-ferraz/. Acesso em: 31 jul. 2023.
Note de l'archiviste
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba