Item 05 - Jornal de Piracicaba (15/11/1922)

Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR SPCVP CE-CTSM-JOR-05

Título

Jornal de Piracicaba (15/11/1922)

Data(s)

  • 15 de novembro de 1922 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

65cmx48cm

Área de contextualização

Nome do produtor

(1867-1948)

Biografia

Honorato Faustino de Oliveira foi um renomado educador. Honorato Nasceu em Itapetininga, no dia 17 de fevereiro de 1867 e foi nessa cidade onde iniciou sua carreira no ensino, principiando dando aulas particulares os filhos de Nhonhô Pereira. Em 1885 foi nomeado para exercer a função de professor de ‘palácio’ (ou simples) no bairro da Chapadinha, em Itapetininga e depois foi transferido para a vila de Sarapuí. Em 1887 matriculou-se na Escola Normal de São Paulo, e na Capital morou com o amigo Coronel Licínio Carneiro de Camargo. Graduou-se como normalista em 1889 e no mesmo ano foi nomeado para a 3º escola isolada de Itapetininga. Entre os anos de 1893 e 1894, Honorato cursou novamente a Escola Normal, com o intuído, com acréscimo das matérias: álgebra, trigonometria, escrituração mercantil, música, economia política, história natural, anatomia, psicologia e inglês (os professores com esse curso eram chamados de “Complementares”). Diplomado, exerceu mais uma vez o cargo de educador entre os anos de 1895 e 1897, período no qual foi professor de uma importante figura política da história brasileira: Júlio Prestes. De 1897 a 1904 foi professor complementar em Itapetininga, de 1904 a 1930 foi diretor da Escola Normal de Piracicaba (atualmente denominada Escola Estadual Sud Mennucci) e de 1928 a 1930 foi diretor da Escola Normal da Praça da República, na capital. No ano de 1930 houve chamada “revolução de 30”, na qual a Aliança Liberal depôs o então presidente Washington Luiz e impediu Júlio Prestes de assumir o cargo para qual tinha sido eleito. Foi nesse ano também, que devido a questões políticas foi aposentado compulsoriamente. Honorato Faustino, mesmo assim, continuou atuando como educador, ensinando desenho e música no chamado “Ginásio 11 de agosto”. Mas, com a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, com a suspensão das aulas e devido a uma grava enfermidade foi obrigado a se afastar da vida no ensino. Além de educar, Honorato formou-se em medicina e atendida de forma gratuita os mais necessitados. Ele também era músico e literário, tendo em seu currículo um largo número de publicações, com poesias, contos e trabalhos pedagógicos. Ele faleceu em São Paulo, capital, em 7 de novembro de 1948, com 81 anos de idade.

*Esta bibliografia foi produzida fazendo uso de um manuscrito, escrito pelo próprio Honorato Faustino de Oliveira, no qual ele narra sua história e sua carreira no ensino. O célebre educador imortalizou suas memórias em um “Livro de Retalhos”, que foi doado ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes de Piracicaba e em uma Cápsula do Tempo, encerrada em 1922 e aberta um século depois, no dia 07 de setembro de 2022.

Manuscrito de Honorato: https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/xhnr-gd6d-ge68

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Jornal de Piracicaba, de 15 de novembro de 1922 (quarta-feira). A primeira página traz um texto intitulado “Documentação histórica”, assinado por Honorato Faustino, que trata sobre a cápsula do tempo que seria depositada no dia mesmo da edição do Jornal. Trechos destacados do texto: “No ambiente da nossa Escola Normal corporificou-se a ideia de se endereçar à geração futura uma informação exata da vida atual desse instituto de ensino público, bem como do grau de civilização de Piracicaba (...) Resolveu-se, com a aprovação geral tanto de professores como de alunos, reunir grande cópia de documentos para esse fim, encerrando-os em uma caixa de cobre, que será entranhada em uma parede do anfiteatro, colocando-se no local uma placa com inscrição indicativa (...) Alimenta-se a intenção de que essa caixa só deve ser retirada e aberta no dia 7 de Setembro de 2022, por ocasião da comemoração do 2º centenário da Independência do Brasil (...) Os documentos que a Escola Normal de Piracicaba vai legar à Posteridade são fontes diretamente históricas. Daqui a cem anos se algum escavador estudioso pretender escrever a história completa de Piracicaba e da evolução de seu progresso em todos os ramos da atividade humana, talvez encontre nelas um repositório de esclarecimentos preciosíssimos, quiçá desaparecidos dos arquivos públicos”.
As demais páginas trazem notícias diversas, anúncios comerciais e profissionais, programações culturais, crônica social e obituário.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Final

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      07 de novembro de 1922

      Idioma(s)

      • português do Brasil

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
        Câmara Municipal de Piracicaba

        Objeto digital (Master) área de direitos

        Objeto digital (Referência) área de direitos

        Objeto digital (Miniatura) área de direitos

        Área de ingresso