Pièce 104 - Herma de Thales Castanho de Andrade

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-104

Titre

Herma de Thales Castanho de Andrade

Date(s)

  • julho de 2023 (Création/Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item

Zone du contexte

Nom du producteur

(1822 - dias atuais)

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Iconografia que registra a herma (escultura) de Thales Castanho de Andrade, com a face do notório escritor infantil. Na imagem observa-se o monumento que o homenageia, com a seguinte inscrição: "A Thales Castanho de Andrade. A maior criança grande do Brasil. Agosto de 1967".
Fotografia de Rubens Cardia.
A herma de Thales Castanho de Andrade localiza-se na Praça Tibiriçá, na área central de Piracicaba, e faz frente ao prédio da Escola Morais Barros. Segundo costa, foi durante o durante o Bicentenário de Piracicaba, no ano de 1967, que o prefeito Luciano Guidotti, sancionou a Lei 1.486, de autoria do vereador Elias Jorge, aprovando que fosse erguida a Herma Thales Castanho de Andrade, na referida praça. A escultura trata-se de um busto (só a face) em terracouta e bronze. Tal obra passou por um processo de revitalização, no ano de 2020, com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), em comemoração aos 130 anos de nascimento do renomado escritor.
Thales Castanho de Andrade (Agosto de 1890 – Outubro de 1977) foi um professor e escritor piracicabano de grande relevância na área educacional, hoje considerado como o criador do gênero infanto-juvenil da literatura brasileira, com seus livros focando principalmente em torno do conhecimento simples do brasileiro rural e preocupações ambientais.
Diplomou-se professor normalista pela antiga Escola Complementar, atual Escola Estadual Sud Mennucci. Nesta mesma escola ocupou os cargos de professor de História do Brasil, História Geral e outras disciplinas, bem como o de diretor.
Lecionou também em escolas da zona rural, Escola de Comércio Cristóvão Colombo, Colégio Piracicabano e na cidade de Porto Ferreira. Foi Inspetor Técnico do Ensino Rural e exerceu o cargo de diretor Geral do Departamento de Educação. Também, entre 1919 a 1922, foi vereador da Câmara Municipal de Piracicaba e presidente do Esporte Clube XV de Novembro.
Ao todo, em sua carreira de escritor, escreveu quarenta e sete livros, perfazendo, no total, uma tiragem de dois milhões de exemplares vendidos. A obra Saudade foi, por longos anos, talvez meio século, o livro mais adotado para leituras nas escolas do Brasil.
Entre suas publicações, destacam-se: Saudade, A Filha da Floresta, El-Rei Dom Sapo, Bem-te-vi Feiticeiro, Bela, a Verdureira, Árvores Milagrosas, Vida na Roça, Fim do Mundo, Campo e Cidade, O Sono do Monstro, Rainha dos Reis, Praga e Feitiço, O Capitão Feliz, A Fonte Maravilhosa, Itaí, o Menino das Selvas, O Mistério das Cores, Flor do Ipê, O Melhor Presente.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

    Écriture des documents

      Notes de langue et graphie

      Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

      Instruments de recherche

      Zone des sources complémentaires

      Existence et lieu de conservation des originaux

      Existence et lieu de conservation des copies

      Unités de description associées

      Zone des notes

      Identifiant(s) alternatif(s)

      Mots-clés

      Mots-clés - Lieux

      Mots-clés - Noms

      Mots-clés - Genre

      Zone du contrôle de la description

      Identifiant de la description

      Identifiant du service d'archives

      Règles et/ou conventions utilisées

      Statut

      Final

      Niveau de détail

      Moyen

      Dates de production, de révision, de suppression

      Criação: 26 de julho de 2023;
      Revisão: 24 de agosto de 2023.

      Langue(s)

        Écriture(s)

          Sources

          A TRIBUNA PIRACICABANA. APL e IHGP restauram o busto de Thales Castanho de Andrade. 28 ago. 2020. Disponível em: https://www.atribunapiracicabana.com.br/2020/08/28/apl-e-ihgp-restauram-o-busto-de-thales-castanho-de-andrade/. Acesso em: 24 ago. 2023.

          PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Lei n. 1.486, de 21 de junho de 1967. Autoriza a construção de herma em homenagem a Thales Castanho de Andrade. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/LeisOrdinarias/1486. Acesso em: 24 ago. 2023.

          ____. Lei n. 4.857, de 20 de julho de 2000. Institui a "Semana Thales Castanho de Andrade" no Município de Piracicaba. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/LeisOrdinarias/4857. Acesso em: 24 ago. 2023.

          ____. Lei n. 5.194 de 25 de setembro de 2002. Dispõe sobre a consolidação da legislação que disciplina as atividades, a produção, os programas e as iniciativas artístico-culturais do Município de Piracicaba, bem como especifica a natureza e as funções da Secretaria Municipal da Ação Cultural e dos Órgãos da Administração Pública auxiliares na gestão cultural. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/LeisOrdinarias/5194/25-09-2002#art128. Acesso em: 17 jul. 2023.

          STANISLAVSKI. Cleila de Fátima Siqueira. Uma leitura de saudade (1919) de Thales Castanho de Andrade. Associação de Leitura do Brasil, [20??]. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/Sem08/cleilastanislavski.htm. Acesso em: 24 ago. 2023.

          Thales Castanho de Andrade – precursor da literatura infantil. Biografia, [20??]. Disponível em: https://thalesdeandrade.com.br/?page_id=27. Acesso em: 24 ago. 2023.

          Note de l'archiviste

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Document numérique (Matrice) zone des droits

          Document numérique (Référence) zone des droits

          Document numérique (Vignette) zone des droits

          Zone des entrées