Educação

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Educação

          Termos equivalentes

          Educação

            Termos associados

            Educação

              128 Descrição arquivística resultados para Educação

              128 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Algodoal - Ver. Rai/Lima
              BR SPCVP AF-FA-1993-05 · Grupo de registro · março de 1993
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Davi Negri, que registram a visita da edilidade a uma creche localizada no bairro Algodoal, em março de 1993. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há uma inscrição manuscrita indicando que a Vereadora Raimunda Ferreira de Almeida (Rai de Almeida) foi a responsável pela fiscalização ao local. No mesmo período há um requerimento, protocolado pelo Vereador Moacir Bento de Lima, que também versa sobre a questão da creche, no qual é citada a necessidade de reconstrução do muro lateral do local. (Requerimento nº. 218/93).

              Alunos
              BR SPCVP AF-PIR-IE-21 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Iconografia em preto e branco, segundo informações constantes na foto, eram estudantes da Escola Complementar de Piracicaba, atual Escola Estadual Sud Mennucci. Fotografia sem identificação de datação e procedência.

              Ata - 05/01/1845
              BR SPCVP CMP-AT-A07-59 · Item · 05 de janeiro de 1845
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão extraordinária do dia 05 de janeiro de 1845, sob presidência de Antônio José da Conceição. Em sessão, leram um ofício do professor de primeiras letras remetendo o mapa dos alunos que frequentaram as aulas e um pedido de atestado para receber seu ordenado. Foi deliberado que passasse o ordenado ao professor, visto o mesmo ter cumprido com seus deveres e tido apenas oito dias de falta por ocasião da morte de um filho. Finalizaram assinando um ofício ao corpo legislativo provincial pedindo dois contos de réis para a conclusão da nova matriz.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Antônio José da Conceição, Elias de Almeida Prado, Melchior de Mello Castanho, Francisco de Camargo Penteado, Ignácio de Vasconcellos, Cunha Caldeira, Pedro Ferraz Castanho e Afonso Agostinho Gentil.

              Ata - 10/01/1845
              BR SPCVP CMP-AT-A07-64 · Item · 10 de janeiro de 1845
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 10 de janeiro de 1845, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão leram dois ofícios, um de Torquato da Silva Leitão e outro de seu irmão Jeronimo da Silva Leitão e discutiram sobre isso. O Sr. Cunha indicou que deveriam remeter ao delegado da Vila os ofícios de Torquato da Silva Leitão e seu irmão. A Câmara Municipal exigiu que Torquato da Silva Leitão e seu irmão Jeronimo da Silva Leitão apresentassem os títulos legítimos que os permitiam a profissão de curar e boticário. Finalizaram a discussão e iniciaram novamente com a discussão da portaria de 03 de dezembro de 1844, bem como oficiaram a Salvador Rodrigues sobre a obra da cadeia, e por último, a Comissão Permanente apresentou o mapa dos alunos da Vila, no que julgou conforme, remetendo a cópia do dito mapa ao presidente da Província.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Elias de Almeida Prado, Melchior de Melo Castanho, Ignácio de Vasconcelos Cunha Caldeira, Antônio Ferraz de Arruda, João da Cunha Raposo, Teotônio José de Melo e João Francisco de Oliveira Leme.

              Ata - 11/01/1844
              BR SPCVP CMP-AT-A07-17 · Item · 11 de janeiro de 1844
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 11 de janeiro de 1844, sob presidência de Antônio Fiuza de Almeida. Em sessão, leram o relatório do fiscal da Vila e o mapa dos alunos que frequentam a aula nacional desta Vila, sendo ambos encaminhados para análise junto à Comissão. Leram um requerimento do professor de primeiras letras pedindo atestado para receber seu salário. O senhor Amaral, encarregado de de rever as contas da Câmara considerou-as conforme, e assim, lançaram as contas no livro. Assinaram dez cartas de datas (1), bem como um ofício para o presidente da Província pedindo a construção de uma nova ponte sob o rio Piracicaba.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Antônio Fiuza de Almeida, Antônio José da Conceição, Frutuoso José Coelho, Domingos José da Silva Braga, Antônio Franco do Amaral e Francisco Florêncio do Amaral.

              (1) É título que o poder público municipal expede em favor de particulares, tendo por objeto um imóvel de sua propriedade, com a finalidade de o particular adquirente nele construir um edifício residencial, segundo os moldes estabelecidos pela legislação municipal.

              Ata - 11/01/1845
              BR SPCVP CMP-AT-A07-65 · Item · 11 de janeiro de 1845
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 11 de janeiro de 1845, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão deram seu parecer sobre o ofício da Câmara de Limeira em que pediam o dinheiro arrecadado no ano de 1844 e discutiram sobre isso. O Sr. Cunha indicou que na rua do pau-queimado existia um alagamento e que deveriam tomar providências. Discutiram sobre as aulas públicas de primeiras letras, indicaram que era necessária uma postura a respeito do novo chafariz, visto que as lavadeiras vão lavar roupas naquele lugar, mesmo havendo o Rio Grande e o Rio Itapeva. Finalizaram lendo requerimentos e indicações.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Elias de Almeida Prado, Melchior de Melo Castanho, Ignácio de Vasconcelos Cunha Caldeira, Antônio Ferraz de Arruda, João da Cunha Raposo, Teotônio José de Melo e João Francisco de Oliveira Leme.

              Ata - 12/01/1844
              BR SPCVP CMP-AT-A07-18 · Item · 12 de janeiro de 1844
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 12 de janeiro de 1844, sob presidência de Antônio Fiuza de Almeida. Em sessão, examinaram o relatório do fiscal e o mapa escolar enviado pelo professor de primeiras letras, todavia não discutiram sobre o mapa em razão do professor ter sido suspenso por ocasião da rebelião que ocorreu na Província. Leram um requerimento do vigário Manoel José de França. Tomou posse e realizou juramento Manoel José de Carvalho para Juiz de paz de Limeira. Leram ainda um requerimento do vigário de Limeira pedindo atestado para receber seu ordenado e finalizaram com a indicação para nomeação de fiscal de Pirassununga, bem como a assinatura de duas cartas de data (1).
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Antônio Fiuza de Almeida, Frutuoso José Coelho, Antônio José da Conceição, Domingos José da Silva Braga e Francisco Florêncio do Amaral.

              (1) É título que o poder público municipal expede em favor de particulares, tendo por objeto um imóvel de sua propriedade, com a finalidade de o particular adquirente nele construir um edifício residencial, segundo os moldes estabelecidos pela legislação municipal.

              Ata - 15/04/1845
              BR SPCVP CMP-AT-A07-72 · Item · 15 de abril de 1845
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 15 de abril de 1845, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão o presidente propôs que era necessário nomear uma comissão para inspecionarem as aulas de primeiras letras. E discutiram sobre isso nomeando os senhores Felipe Xavier da Rocha e Amâncio Gomes Pereira para a comissão.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Elias de Almeida Prado, Melchior de Melo Castanho, Antônio Ferraz de Arruda, João da Cunha Raposo, Teotônio José de Melo e João Francisco de Oliveira Leme.

              [Biblioteca Escola Normal de Piracicaba]
              BR SPCVP AF-PIR-IE-24 · Item · [1922]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Iconografia em preto e branco, há a seguinte descrição abaixo da foto: "Escola Normal de Piracicaba. Crianças do Grupo Modelo e jovens da Normal, na biblioteca. 1922". Atualmente a antiga Escola Normal está denominada como Escola Estadual Sud Mennucci.
              Fotografia sem identificação de datação e procedência.

              Bonde - Esalq
              BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-251 · Item · Julho de 2023
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, o reboque e, em cima do teto do reboque, nota-se a ausência da engrenagem existente no bonde e que o ligava a rede elétrica e o fazia funcionar. A presença dessa engrenagem possibilita a diferenciação entre o bonde e o reboque, eis que o reboque, ao contrário do bonde, não possui essa engrenagem. Observa-se, ainda, ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.