Pièce 112 - Museu Prudente de Moraes - Jardim

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-112

Titre

Museu Prudente de Moraes - Jardim

Date(s)

  • Julho de 2023 (Création/Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item

Zone du contexte

Nom du producteur

(1822 - dias atuais)

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Fotografia retratando jardim do Museu Prudente de Moraes. Na época em que era residência, o jardim do casarão possuía espécies de lírios, rosas brancas e margaridas. Até os dias de hoje preservam-se as flores citadas.
Fotografia por Rubens Cardia
Mais informações:
"Antiga residência que pertenceu ao Presidente Prudente José de Moraes Barros, onde atualmente funciona o Museu do qual é patrono. Em 9 de novembro de 1869, o Dr. Prudente, a adquiriu e nela viveu por 32 anos, de 1870 a 1902, até falecer. Neste período, além de ter sido a casa do primeiro presidente civil brasileiro, serviu para encontros políticos do período histórico da Proclamação da República. Segundo Torres (2004) o Dr. Prudente comprou 'por 10:000$, de José Lobo Albertini, duas casas formando um só corpo, com cinco janelas e uma porta, na rua das Flores (atual rua 13 de maio), sem número, e um chalé na área, com uma porta e duas janelas que se constituíram em terreno havido por arrematação em hasta pública, em execução contra José Caetano Fernão, com 87 palmos de frente, na referida rua, 20 braças e meia mais ou menos, de fundo'. A sede do Museu 'Prudente de Moraes' é uma construção típica das casas térreas urbanas da segunda metade do século XIX no Brasil. Sua planta foi desenvolvida em 'L' nos alinhamentos frontais do lote de esquina, possui porão baixo destinado à ventilação e se destacam os arcos ogivais de suas esquadrias. Anexo ao imóvel há um chalé onde o Dr. Prudente advogava. Anteriormente ao museu, a casa foi sede da antiga Faculdade de Odontologia 'Washington Luiz', em 1919, mudando de nome, em 1932, para 'Prudente de Moraes', e encerrando suas atividades em 1935. Em 1940, o imóvel passou à Prefeitura de Piracicaba. Fundado em 1956, por meio do Decreto estadual n. 26.218, datado de 03 de agosto do mesmo ano, o Museu é um dos mais antigos do tipo em São Paulo, e reúne peças que pertenceram ao ex-presidente, retratando a época da formação da República, além de muitas outras peças de acervo que fornecem subsídios para compreensão da história de Piracicaba e do Brasil. Em 2004, por meio do Decreto municipal n. 10.998, de 29 de dezembro de 2004, tal construção foi tombada como Histórico e Cultural de Piracicaba. Em 2010 passou a ser municipal após obras de remodelação e restauro promovidos pelo Estado de São Paulo." (Cachioni, 2012, p. 14).

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

    Écriture des documents

      Notes de langue et graphie

      Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

      Instruments de recherche

      Zone des sources complémentaires

      Existence et lieu de conservation des originaux

      Existence et lieu de conservation des copies

      Unités de description associées

      Descriptions associées

      Zone des notes

      Identifiant(s) alternatif(s)

      Mots-clés

      Mots-clés - Lieux

      Mots-clés - Noms

      Mots-clés - Genre

      Zone du contrôle de la description

      Identifiant de la description

      Identifiant du service d'archives

      Règles et/ou conventions utilisées

      Statut

      Final

      Niveau de détail

      Moyen

      Dates de production, de révision, de suppression

      Criação: 26 de julho de 2023;
      Revisão: 24 de agosto de 2023.

      Langue(s)

        Écriture(s)

          Sources

          ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto estadual n. 26.218, de 03 de agosto de 1956. Dispõe sobre a instalação de Museus Histórico-Pedagógicos em Batatais, Campinas. Guaratinguetá e Piracicaba. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1956/decreto-26218-03.08.1956.html. Acesso em: 24 ago. 2023.

          CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

          PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Decreto municipal n. 10.998, de 29 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, da Sede do Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10998. Acesso em: 24 ago. 2023.

          Note de l'archiviste

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Document numérique (Matrice) zone des droits

          Document numérique (Référence) zone des droits

          Document numérique (Vignette) zone des droits

          Zone des entrées