Item 112 - Museu Prudente de Moraes - Jardim

Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-112

Título

Museu Prudente de Moraes - Jardim

Data(s)

  • Julho de 2023 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item

Área de contextualização

Nome do produtor

(1822 - dias atuais)

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Fotografia retratando jardim do Museu Prudente de Moraes. Na época em que era residência, o jardim do casarão possuía espécies de lírios, rosas brancas e margaridas. Até os dias de hoje preservam-se as flores citadas.
Fotografia por Rubens Cardia
Mais informações:
"Antiga residência que pertenceu ao Presidente Prudente José de Moraes Barros, onde atualmente funciona o Museu do qual é patrono. Em 9 de novembro de 1869, o Dr. Prudente, a adquiriu e nela viveu por 32 anos, de 1870 a 1902, até falecer. Neste período, além de ter sido a casa do primeiro presidente civil brasileiro, serviu para encontros políticos do período histórico da Proclamação da República. Segundo Torres (2004) o Dr. Prudente comprou 'por 10:000$, de José Lobo Albertini, duas casas formando um só corpo, com cinco janelas e uma porta, na rua das Flores (atual rua 13 de maio), sem número, e um chalé na área, com uma porta e duas janelas que se constituíram em terreno havido por arrematação em hasta pública, em execução contra José Caetano Fernão, com 87 palmos de frente, na referida rua, 20 braças e meia mais ou menos, de fundo'. A sede do Museu 'Prudente de Moraes' é uma construção típica das casas térreas urbanas da segunda metade do século XIX no Brasil. Sua planta foi desenvolvida em 'L' nos alinhamentos frontais do lote de esquina, possui porão baixo destinado à ventilação e se destacam os arcos ogivais de suas esquadrias. Anexo ao imóvel há um chalé onde o Dr. Prudente advogava. Anteriormente ao museu, a casa foi sede da antiga Faculdade de Odontologia 'Washington Luiz', em 1919, mudando de nome, em 1932, para 'Prudente de Moraes', e encerrando suas atividades em 1935. Em 1940, o imóvel passou à Prefeitura de Piracicaba. Fundado em 1956, por meio do Decreto estadual n. 26.218, datado de 03 de agosto do mesmo ano, o Museu é um dos mais antigos do tipo em São Paulo, e reúne peças que pertenceram ao ex-presidente, retratando a época da formação da República, além de muitas outras peças de acervo que fornecem subsídios para compreensão da história de Piracicaba e do Brasil. Em 2004, por meio do Decreto municipal n. 10.998, de 29 de dezembro de 2004, tal construção foi tombada como Histórico e Cultural de Piracicaba. Em 2010 passou a ser municipal após obras de remodelação e restauro promovidos pelo Estado de São Paulo." (Cachioni, 2012, p. 14).

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Final

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Criação: 26 de julho de 2023;
      Revisão: 24 de agosto de 2023.

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto estadual n. 26.218, de 03 de agosto de 1956. Dispõe sobre a instalação de Museus Histórico-Pedagógicos em Batatais, Campinas. Guaratinguetá e Piracicaba. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1956/decreto-26218-03.08.1956.html. Acesso em: 24 ago. 2023.

          CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

          PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Decreto municipal n. 10.998, de 29 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, da Sede do Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10998. Acesso em: 24 ago. 2023.

          Nota do arquivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Objeto digital (Master) área de direitos

          Objeto digital (Referência) área de direitos

          Objeto digital (Miniatura) área de direitos

          Área de ingresso