Unidad documental simple 99 - Rua Moraes Barros

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-99

Título

Rua Moraes Barros

Fecha(s)

  • 2023 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item

Área de contexto

Nombre del productor

(1822 - dias atuais)

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Registro da Rua Moraes Barros, ao lado direito da imagem é possível identificar o Largo dos Pescadores e a fachada da Irmandade Divino Espírito Santo Piracicaba, ao lado direito um muro pintado de branco e escrito em azul "Torres Turismo". A rua se inicia nas margens do Rio Piracicaba com paralelepípedos, mas em seu decorrer é tomada pelo asfalto, essa rua liga o rio ao Centro de Piracicaba.
A denominação da rua foi feita "Em 6 de abril de 1903, pela resolução n. 43, os vereadores da época aprovaram a denominação da rua Direita, que passou a se chamar rua Moraes Barros, em documento assinado por: Dr. João Batista da Silveira Mello, Manoel Ferraz de Camargo, José Gabriel Bueno de Mattos, Antonio Pinto Coelho e Aquilino José Pacheco". Salienta-se que a sua nomeação foi feita alguns meses após a morte de Manoel de Moraes Barros e este sobrenome teve uma grande influência, principalmente política, durante o período da denominação. Manoel foi advogado, agricultor, político, vereador, deputado e senador. Nascido em Itu em 01/05/1836 e falecido no Rio de Janeiro 20/12/1902, foi irmão de Prudente José de Moraes Barros (1º Presidente Civil do Brasil), foi um doas grandes vultos do passado político e administrativo piracicabano. Vereador da Câmara Municipal local, foi seu presidente, tendo liderado nos anos 80 a luta pela construção do mercado municipal de Piracicaba, que no ano de 2023, completou 135 anos de sua fundação. É patrono do Grupo Escolar Moraes Barros, atual Escola Estadual Moraes Barros.

Fotografia de Rubens Cardia.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

    Escritura del material

      Notas sobre las lenguas y escrituras

      Características físicas y requisitos técnicos

      Instrumentos de descripción

      Área de materiales relacionados

      Existencia y localización de originales

      Existencia y localización de copias

      Unidades de descripción relacionadas

      Área de notas

      Identificador/es alternativo(os)

      Puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Puntos de acceso por autoridad

      Tipo de puntos de acceso

      Área de control de la descripción

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Final

      Nivel de detalle

      Parcial

      Fechas de creación revisión eliminación

      Criação: 25 de julho de 2023;
      Revisão: 23 de agosto de 2023.

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Glossário de vereadores: Manoel de Moraes Barros. Disponível em: https://historia.camarapiracicaba.sp.gov.br/vereador/346-manoel_de_moraes_barros. Acesso em: 23 ago. 2023

          CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Rua Moraes Barros abriu caminho para o desenvolvimento de Piracicaba. 10 jun. 2022. Disponível em: https://m.camarapiracicaba.sp.gov.br/rua-moraes-barros-abriu-caminho-para-o-desenvolvimento-de-piracicaba-57493#:~:text=Em%206%20de%20abril%20de,Coelho%20e%20Aquilino%20Jos%C3%A9%20Pacheco. Acesso em: 25 jul. 2023.

          PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Decreto municipal n. 8.649, de 08 de outubro de 1999. Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico-Cultural de Piracicaba, da Av. Beira Rio, Largo dos Pescadores, Rua do Porto, e dá outras providências. Disponível em: https://conselhos.piracicaba.sp.gov.br/codepac/files/2015/09/Decreto-n%C2%B0-8.649-de-1999-Rua-do-Porto-e-%C3%A1rea-envolt%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

          ____. Decreto municipal n. 9.294, de 27 de dezembro de 2000. Introduz alterações ao Decreto nº 8649/99, que “dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico-Cultural de Piracicaba, da Av. Largo dos Pescadores, Rua do Porto, e dá outras providências. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/9294. Acesso em: 21 ago. 2023.

          ____. Decreto municipal n. 10.643, de 29 de janeiro de 2004. Introduz alterações ao Decreto nº 8649/99, alterado pelo de nº 9294/00 que "dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico Cultural de Piracicaba, da Av. Beira Rio, Largo dos Pescadores, Rua do porto e dá outras providências. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10643. Acesso em: 21 ago. 2023.

          ____. Decreto municipal n. 16.890, de 15 de dezembro de 2016. Dispõe sobre o REGISTRO da “Festa do Divino Espírito Santo” como Patrimônio-Histórico e Cultural Imaterial da cidade de Piracicaba. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/16890. Acesso em: 21 ago. 2023.

          Nota del archivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

          Objeto digital (Referencia), área de permisos

          Objeto digital (Miniatura), área de permisos

          Área de Ingreso