Item 03 - Discurso do Aluno Ismael Fachada

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR SPCVP CE-CTSM-SECT-03

Title

Discurso do Aluno Ismael Fachada

Date(s)

  • 15 de novembro 1922 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Documento textual, manuscrito, 15cmx21cm, 4 folhas.

Context area

Name of creator

(1897-dias atuais)

Administrative history

A Escola Estadual Sud Mennucci foi fundada em 1897 como escola complementar, volta a formação de professores e educadores. Em 1917 foi instalada no Bairro Alto de Piracicaba, em um prédio de arquitetura imponente, onde existe até os dias atuais. O nome da escola foi dado em homenagem a Sud Mennucci, que foi professor, delegado de ensino e fundador do Centro do Professorado Paulista. Dentre as personalidades relevantes que estudaram ou atuaram no local estão: Honorato Faustino de Oliveira e Archimedes Dutra

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

É com grande satisfação que o aluno Ismael Fachada fala sobre a data da festividade que se comemoram naquela casa de ensino. Como entusiasta sincero da forma de governo republicana, sentiu-se á vontade ao dizer algumas palavras sobre o 15 de novembro. "Sejam as minhas primeiras expressões de profundo respeito e de veneração á memória de todos aqueles heróis que derramaram o seu sangue no Brasil, pelo desejo ardente de libertar a pátria de regimes incapazes de satisfazer ao ideal de liberdade deste grandioso torrão da América do Sul que é a nossa adorável terra...". (em transcrição livre). Limitou-se apenas a dedicar-lhes esta pálida homenagem por não poder fazer de maneira mais significativa. "Recordando simplesmente que foram esses mártires os que primeiro sonharam com a vitória que somente mais tarde deveríamos alcançar a 15 de novembro de 1889, na revolução que derrocou a carcomida (1) monarquia, implantando em nosso país o regime democrático, sob cujo pavilhão nos impusemos ao respeito de todos os povos como nacionalidade que deseja progredir, sem se deter um minuto sequer em seu caminho glorioso...”. (em transcrição livre). Ismael ressalta a importância de respirarmos em um país, agora, de liberdade, no gozo de todos os nossos direitos de cidadãos e sobretudo, que precisamos manter e melhorar o regime democrático. Conclui que só poderemos colher os melhores frutos da árvore da liberdade que plantamos a 15 de novembro de 1889, quando em nosso país não houver mais analfabetos, terminando com uma saudação merecidíssima a quem o dirige: “Salve a memória de todos nós” (em transcrição livre).

(1) Corroído; que está estragado, velho, roído; destruído por carcoma, caruncho.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Finding aids

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Related descriptions

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Subject access points

      Place access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Final

      Level of detail

      Partial

      Dates of creation revision deletion

      03 de outubro de 2022

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Archivist's note

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Digital object (Master) rights area

          Digital object (Reference) rights area

          Digital object (Thumbnail) rights area

          Accession area