Item 147 - Ponto de Ônibus

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-147

Title

Ponto de Ônibus

Date(s)

  • julho de 2023 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item

Context area

Name of creator

(1822 - dias atuais)

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Fotografia do ponto de ônibus localizado na Rua Pr. da Catedral Dom Ernesto de Paula, 753-709, no Centro da Cidade. Na imagem é possível observar o fundo a Catedral de Santo Antônio, diversos veículos, algumas pessoas no ponto além de dois edifícios (à direita) e árvores que compõe o ambiente.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
O local havia sido utilizado como "abrigo do bonde" e é tombado pelo patrimônio histórico de Piracicaba desde 2004, por meio do decreto municipal n. 10.617.
Mais informações:
"Os bondes começaram a circular em Piracicaba em 16 de janeiro de 1916, por meio do esforço pessoal do político Dr. Paulo de Moraes Barros, que trabalhou pela conclusão do ramal ferroviário da Cia. Paulista, de Campinas à Piracicaba. O primeiro motorneiro foi Julio Antonio Gonçalves, que somente recebeu sua 'Carta de condutor de bonde' no dia seguinte da inauguração. Piracicaba teve três linhas de bondes: para Vila Rezende, Estação da Cia. Paulista, e ESALQ, todos com ponto de partida ao lado da Catedral. A velocidade não passava de 50 quilômetros por hora. O percurso, da Catedral até a Paulista, era feito em 7 minutos; as demais linhas demoravam em torno de 13 minutos, segundo Otávio Troiani, que por mais de 40 anos trabalhou como motorneiro. Os horários eram flexíveis, embora o último bonde, quase sempre, circulasse às 23 horas. Mas, em geral, às quintas-feiras e aos sábados, o bonde esperava o fim das sessões dos cinemas Politeama e Broadway, ou se houvesse apresentações no Teatro Santo Estevão, quando o último veículo só partia à meia-noite. Segundo dados do IBGE, em 1945, em todo o país funcionavam 1759 quilômetros em linhas de bonde. Naquele ano, Piracicaba contava com oito quilômetros e seis carros de fabricação norte-americana e um reboque não motorizado movimentados por 27 funcionários, dos quais cinco na área administrativa. Por mais de sessenta anos, Piracicaba conviveu com os bondes. No segundo mandato do prefeito Luciano Guidotti, iniciado em 1964, iniciou-se a discussão a respeito da substituição dos bondes por ônibus elétricos. A idéia era do empresário e vereador Lázaro Pinto Sampaio, que com sua influência e sendo presidente da Câmara em algumas oportunidades, conseguiu convencer Guidotti (morto durante o mandato) de que o transporte por bondes estava superado. Na administração posterior, com o vice-prefeito Cássio Paschoal Padovani assumindo a Prefeitura, a vontade de Sampaio prevaleceu. Em 1969, o sistema de transportes por bondes foi extinto. Depois da última viagem, o bonde que fazia o percurso até a ESALQ, com o seu reboque, passou a integrar o patrimônio daquela escola, exposto em suas dependências no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”. (CACHIONI, 2011, p. 67).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Finding aids

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Subject access points

      Place access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Final

      Level of detail

      Partial

      Dates of creation revision deletion

      Criação: 28 de julho de 2023;
      Revisão: 29 de agosto de 2023.

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

          PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA. Decreto municipal n. 10.617, de 29 de janeiro de 2004. Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, do prédio do antigo Ponto De Bondes. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/10617. Acesso em: 29 de agosto de 2023.

          Archivist's note

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Digital object (Master) rights area

          Digital object (Reference) rights area

          Digital object (Thumbnail) rights area

          Accession area