Subséries 2001.Vitti - Mérito Legislativo - Guilherme Vitti

Área de identificação

Código de referência

BR SPCVP AF-SOL-2001.Vitti

Título

Mérito Legislativo - Guilherme Vitti

Data(s)

  • 26 de abril de 2001 (Produção)

Nível de descrição

Subséries

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos (fotografias), coloridos, digitalizados do negativo, 12 itens documentais

Área de contextualização

Nome do produtor

(1822 - dias atuais)

Entidade custodiadora

História do arquivo

Documentos produzidos e acumulados pela Câmara Municipal de Piracicaba.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A série “Mérito Legislativo – Guilherme Vitti”, traz imagens da entrega da Medalha de Mérito Legislativo ao Sr. Guilherme Vitti, na vigésima segunda Reunião Ordinária e Itinerante da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada no dia 26 de abril de 2001, nas dependências da Capela Curada de Santana, bairro rural de Santana.

A concessão da Medalha foi proposta através do Decreto Legislativo nº 04/2001, como forma de homenagear o Sr. Guilherme Vitti, em virtude de sua brilhante atuação frente à história da cidade e em especial da Câmara Municipal.

Historiador e professor, Guilherme Vitti fez parte, como vereador, da primeira legislatura da Câmara Municipal, de 1948 a 1951, quando da redemocratização do país após o Estado Novo. Sua ligação com a Câmara foi além da vereança, eis que o professor Guilherme atuou, como servidor da Casa, de 1952 a 2008. Nesses mais de cinquenta anos, destaca-se o período a partir de 1975, quando, a pedido e com total apoio do então presidente da Câmara, Antônio Messias Galdino, iniciou um trabalho de transcrição, catalogação, elaboração de índices, higienização e acondicionamento dos muitos documentos constantes do acervo da Câmara. Trabalho esse que atravessou as décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, chegando até o ano de 2008, consolidando o nome do professor Guilherme como o guardião dos documentos históricos que contam a história da cidade e da Câmara. A existência do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, deve-se a duas pessoas: Antônio Messias Galdino e Guilherme Vitti. Se hoje as pessoas conseguem ter acesso ao rico conteúdo do imenso acervo histórico e documental de Piracicaba, é graças a duas pessoas: Antônio Messias Galdino e Guilherme Vitti.

A escolha do local para a entrega da homenagem foi, de forma apropriada, o tradicional bairro de Santana, por ser a terra de nascimento e vida do professor Guilherme.

Ressalte-se, ainda, que o órgão interno da Câmara que ora tem o prazer de disponibilizar essas fotos é o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. Órgão que nasceu como setor, virou departamento e voltou a ser setor, mas que ganhou aura própria enquanto a “Documentação” da Câmara. “Documentação” que tem a honra de ter em sua nomenclatura oficial o nome daquele que, sem sua atuação, jamais teria existido: Professor Guilherme Vitti.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Final

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      01 de agosto de 2023

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Decreto Legislativo n. 04 de 26 de abril de 2001. Concede Medalha do “Mérito Legislativo” e dá outras providências. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosLegislativos/4-2001. Acesso em: 01 ago. 2023.

          CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Projeto de Decreto Legislativo n. 0008/2001. Concede Medalha do “Mérito Legislativo” ao Senhor Guilherme Vitti. Disponível em: https://siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/Documentos/Documento/179970. Acesso em: 01 ago. 2023.

          CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Ata da vigésima segunda reunião ordinária e itinerante da primeira sessão legislativa da décima terceira legislatura da Câmara de Vereadores de Piracicaba, realizada na Capela Curada de Santana no Bairro Rural de Santana. Disponível em: https://siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/Sessoes/Documento/208887. Acesso em: 01 ago. 2023.

          Nota do arquivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Área de ingresso