Grupo de registro 04 - Matadouro

Área de identificação

Código de referência

BR SPCVP AF-FA-1998-04

Título

Matadouro

Data(s)

  • 1998 (Produção)

Nível de descrição

Grupo de registro

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos, 10 itens documentais, fotografias coloridas - digitalização do negativo

Área de contextualização

Nome do produtor

(1822 - dias atuais)

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Davi Negri e datadas de 1998, que registram a visita do vereador Moacir Nazareno Monteiro (Moacir Monteiro) a edificação que abrigava o Matadouro de Piracicaba. O citado vereador protocolou, no dia 10 de agosto do citado ano um requerimento (nº585/98) no qual solicitava informação sobre a situação da localidade, com a seguinte redação:

"No mês de julho de 1990, a professora Marly Therezinha Germano Perecin, publicou uma série de sete artigos, referindo-se a História dos Matadouros de Piracicaba, e em especial ao prédio, cito a Avenida Cristóvão Colombo, onde a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, instalou um depósito de materiais novos ou para serem reformados. Ricos em detalhes, os artigos registram as dificuldades encontradas pelos administradores da cidade, que realizaram essa importante obra, bem como, a escolha do modelo do prédio e as pessoas envolvidas na construção. Segundo a professora Marly, o idealizador do Matadouro Modelo, era um moço piracicabano de 28 anos de idade (Dr. Octávio Teixeira Mendes), engenheiro mecânico, diplomado pela Politécnica. A obra foi concluída em setembro de 1913 e inaugurada em 29 de novembro do mesmo ano, com muita festa. Fizemos uma visita ao antigo Matadouro e verificamos que o prédio de tão grande valor histórico, deveria merecer melhor atenção por parte do Poder Público Municipal. Está praticamente abandonado. Até fogo para aquecer alimentos, é feito dentro dessas instalações. Procuramos, tanto na Câmara de Vereadores, bem como na Prefeitura Municipal, e nada nos foi fornecido sobre o Tombamento desse patrimônio histórico. Soubemos inclusive, que numa das últimas administrações, algumas medidas foram tomadas procurando restaurar o referido prédio."

O Matadouro Municipal de Piracicaba, teve sua construção finalizada em 1913, foi um marco do pioneirismo piracicabano, com projeto de Octávio Teixeira Mendes. Desativado em 1975, o local foi utilizado como entreposto de abastecimento de gêneros alimentícios até o ano de 1985, servindo posteriormente com depósito e teve seu estado de conservação cada vez mais precário. Em 1995, como é possível ver nas imagens, o edifício onde um dia havia funcionado o Matadouro estava abandonado e degradado. Tal situação só mudou em 2003, com a recuperação do prédio por iniciativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (EMDHAP). Em 1990, por meio do decreto municipal n. 5.339, o Matadouro foi considerado Patrimônio Histórico-Cultural de Piracicaba.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Final

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      03 de outubro de 2023

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Departamento Legislativo. MONTEIRO, Moacir Nazareno. Requerimento n. 585 de 10 de agosto de 1998. Informações sobre a atual situação do antigo matadouro municipal. 10 ago. 1996. Disponível em: https://siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/Documentos/Documento/74761. Acesso em: 03 out. 2023.

          CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

          PREFEITURA DO MUNÍCIPIO DE PIRACICABA. Decreto municipal n. 5.339, de 06 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o tombamento, como Patrimônio Histórico-Cultural de Piracicaba, o prédio do Matadouro Municipal. Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP/DecretosMunicipais/5339. Acesso em: 27 jul. 2023.

          Nota do arquivista

          Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
          Câmara Municipal de Piracicaba

          Área de ingresso