Independência Nacional

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Independência Nacional

          Termos equivalentes

          Independência Nacional

            Termos associados

            Independência Nacional

              3 Descrição arquivística resultados para Independência Nacional

              3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 20/06/1831
              BR SPCVP CMP-AT-A03-112 · Item · 20 de junho de 1831
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 20 de junho de 1831, onde realizaram Sessão Extraordinária para tomar medidas acerca das “notícias funestas da Corte” divulgadas na Vila. Na sessão foi lido um ofício da Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional.
              Documento registrado pelo Secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por: Roza, Castro, Fiuza, Padro, Gorgel e Passos, Silva.

              Ofício - 02/05/1831
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-85 · Item · 02 de maio de 1831
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara para a Capital, relatando sobre a formação de uma Sociedade chamada de Defensores da Liberdade e Independência Nacional, devido aos acontecimentos na Corte com a chegada de Dom Pedro I quando regressou de Minas, mas que foi dissipada, assim como os receios de guerra civil, quando da notícia da abdicação da coroa na pessoa do Príncipe Imperial Dom Pedro II, apresentando o Brasil com uma face puramente constitucional. Os membros da câmara também pedem para os da capital que levem ao conhecimento do Governo da Província os seus votos sinceros e a união em que se acha a favor da Independência. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Ofício - 20/06/1831
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-90 · Item · 20 de junho de 1831
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde remetem para o mesmo a representação da Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional, assegurando também ao Presidente que ele pode contar com qualquer ajuda necessária deste Município, visando a manutenção da tranquilidade e ordem pública. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Joaquim Antônio da Silva, Elias de Almeida Prado, Lucianno Ribeiro Passos, José Alves de Castro e Vicente do Amaral Gorgel. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.