Independência do Brasil

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Independência do Brasil

          Termos equivalentes

          Independência do Brasil

            Termos associados

            Independência do Brasil

              5 Descrição arquivística resultados para Independência do Brasil

              5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Envelope - Mapa Físico
              MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-03 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Envelope ilustrado do mapa físico da América do Sul. Há 2 cópias deste documento, sendo que este é usado para armazenamento do cartão postal "O Grito do Ipiranga".
              Posicionado no anverso, a ilustração existente traz destaque para o Brasil, constando ainda as seguintes inscrições de cima para baixo “Lembrança do 1º Centenário da Independência do Brasil”, abaixo à direita, “7 de Setembro de 1922”; “O Brasil na América do Sul”; “Da Comissão Executiva do Centenário”. No reverso do envelope, há campos de preenchimento como: “Nome do aluno; Escola; Vila, cidade ou município e Estado”. Ainda há inscrições, como: “As crianças brasileiras”; “Respeitando os vossos pais e os vossos mestres amais o Brasil”; “Criança, não verás nenhum país como este; imita na grandeza a terra em que nasceste (Olavo Bilac) e “Qual a palmeira que domina ufana/ Os altos topos da floresta espessa,/ Tal bem presto há de ser, no mundo novo/ O Brasil, bem fadado (José Bonifácio)." (em transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              Envelope - Mapa Político
              MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-02 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Envelope ilustrado do mapa político da América do Sul. Há 2 cópias deste documento, sendo que este é usado para armazenamento do cartão postal "O Grito do Ipiranga".
              Posicionado no anverso, a ilustração existente traz destaque para o Brasil, constando ainda as seguintes inscrições de cima para baixo “Lembrança do Primeiro Centenário da Independência do Brasil”, abaixo à esquerda: “Superfície. 8.485.777 Ks²”; “População 30.000.000 Habitantes"; “O Brasil tem vinte Estados, um Distrito Federal e um Território Nacional”, e abaixo à direita, “7 de Setembro de 1922”; “Comissão Executiva: Alfredo Pinto Vieira de Mello (Ministro da Justiça e Presidente da Comissão), Carlos Sampaio, Antero Pinto de Almeida, João Batista da Costa e Henrique Carneiro Leão Teixeira”. No reverso do envelope, há campos de preenchimento como: “Nome do aluno; Escola; Vila, cidade ou município e Estado”. Ainda há inscrições, como: “As crianças brasileiras”; “Respeitando os vossos pais e os vossos mestres amais o Brasil”; “Criança, não verás nenhum país como este; imita na grandeza a terra em que nasceste (Olavo Bilac). (em transcrição livre).
              Na cópia de um dos envelopes dos postais, há uma nota manuscrita do Professor Honorato Faustino de Oliveira, que escreveu: "Distribuído pelo Governo do Estado de São Paulo, aos alunos das escolas públicas, por ocasião do 1º centenário da nossa independência política, 1922." (em transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal
              MHPPM CE-CTSM-POS-CIB · Subséries · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Na subsérie denominada “Lembrança do Primeiro Centenário da Independência do Brasil”, estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São quatro cópias de postais comemorativos do primeiro centenário da Independência do Brasil, cada um dos quais individualmente acompanhado do respectivo envelope, similares entre si, sendo 2 cópias de envelope do mapa político da América do Sul e 2 cópias do mapa físico da América do Sul, todos, dando ênfase no Brasil.

              Monumento da Independência
              BR SPCVP AF-PIR-VIS-52 · Item · 2017
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, do ano de 2017, retratando a vista aérea do Monumento da Independência, um dos monumentos mais antigos da cidade, construído no ano de 1922, por Dona Lídia de Rezende, filha do Barão de Rezende, em terreno (naquele tempo) pertencente ao Engenho Central. Foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, por sua importância cultural, por meio do Decreto Municipal n. 11.975/2007. Observa-se, na parte inferior e superior da foto, a Avenida Armando Césare Dedini, no bairro Nova Piracicaba. Em tal monumento há três placas indicativas, onde se lê: na primeira: "ao grande Pedro I – Oblação do Reconhecimento Brasileiro, 1822 – 1922"; na segunda: “À Memória do prócer da Independência Marquês de Valença – Honra e Gratidão (1777- 1856)"; e na terceira se indica a reconstrução do marco – “Restaurado no Sesquicentenário da Independência Brasileira – prefeito Homero Paes de Athaide e Comissão Executiva: Alfredo Mansur, Júlio Soares Diehl e Geraldo Quartim Barbosa – 7/9/22”.

              O Grito do Ipiranga
              MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-01 · Item · 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Cartão Postal denominado “O grito do Ipiranga”. Há quatro cópias deste documento existentes no acervo. Destas cópias, 2 delas encontram-se armazenadas no envelope com a ilustração do "Mapa Político" e 2 no envelope com a ilustração do "Mapa Físico".
              O anverso do postal traz a reprodução do quadro de mesmo nome de Pedro Américo. Traz ainda, no canto superior direito a inscrição “ Independência ou Morte – 7 de setembro de 1822”. Do reverso do postal, consta a seguinte inscrição impressa: "No dia sete de setembro de 1922, data em que o Brasil comemora o primeiro centenário de sua independência, todos os jovens brasileiros deverão prestar á bandeira símbolo da pátria, o seguinte juramento: prometo por toda a vida amar e honrar a minha querida Pátria e pugnar por seu engrandecimento com lealdade e perseverança (em transcrição livre).

              Sud Mennucci - Escola Normal