Guarda Policial

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Guarda Policial

          Termos equivalentes

          Guarda Policial

            Termos associados

            Guarda Policial

              6 Descrição arquivística resultados para Guarda Policial

              6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Alistamentos
              BR SPCVP CMP-SM-SM02 · Subséries · 1837-1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              A subsérie Alistamentos (1837-1840) é formada por cópias dos alistamentos da Guarda Nacional (infantaria e cavalaria) entre os anos de 1837 a 1840.
              No período regencial, a Lei de 18 de agosto de 1831 , criou as Guardas Nacionais e extinguiu os corpos de milícias e ordenanças, segundo tal lei:

              Art 1° As Guardas Nacionais são criadas para defender a Constituição, a liberdade, Independência, e Integridade do Império; para manter a obediência e a tranquilidade publica; e auxiliar o Exercito de Linha na defesa das fronteiras e costas. (....)
              Art 3° As Guardas Nacionais serão organizadas em todo o Império por Municípios. (...)
              Art .12. Não serão alistados para o serviço das Guardas Nacionais.
              1° Os Militares do Exercito e Armada, que estiverem em serviço ativo.
              2° Os Clérigos de ordens sacras, que não se quiserem voluntariamente alistar.
              3° Os carcereiros, e mais encarregados da guarda das prisões, e Oficiais de Justiça e Policia. (...)
              Art. 13. Os cidadãos admitidos ao serviço das Guardas Nacionais serão alistados em Livros de Matricula, subministrados pela Câmara a cada uma das Paróquias, e Curatos do seu Município (...)
              Art 31. As Guardas Nacionais de infantaria serão formadas dentro do distrito de cada município por secções de companhia, companhias, batalhões e legiões (...)
              Art. 43. Haverá igualmente companhias, secções de companhias, esquadrões, ou corpos de cavalaria, nos lugares, em que o Governo, ou os Presidentes em Conselho, julgarem conveniente a existência desta Arma” (em transcrição livre)

              Ressalta-se que tais documentos estão nas folhas finais [fl. 11-70] de um livro que foi anteriormente utilizado para registrar as Cartas de Patente de oficias da então Vila da Constituição – (BR SPCVP CMP SM SM01)

              Ata - 18/03/1834
              BR SPCVP CMP-AT-A04-119 · Item · 18 de março de 1834
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 18 de março de 1834, onde tratou-se sobre: abordou ofícios do presidente da Província, soluções sobre a guarda policial e discussões acerca dos fiscais desta Vila e de outras.
              Documento escrito por Francisco Florencio do Amaral, e assinado por Antonio Fiuza de Almeida, Bento Manoel de Morais, Elias de Almeida Prado, Manoel de Toledo Silva, Antonio de Arruda Leme e Francisco Jose Maxado.

              Ata - 22/06/1843
              BR SPCVP CMP-AT-A06-128 · Item · 22 de junho de 1843
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião ordinária de 22 de junho de 1843, onde tratou-se sobre: Em sessão, leram um requerimento do vigário desta Vila pedindo atestação de sua residência e de seu ordenado. A comissão encarregada deu o seu parecer sobre o requerimento do major Domingos Soares de Barros, isentando o mesmo do cargo de Juiz de Paz e chamando Rafael da Silveira Vieira para amanhã tomar posse. Leram um ofício do subdelegado de Pirassununga declarando que aquela freguesia está sem Juiz de Paz, leram uma petição de Amancio Gomes Ramalho, e o Sr. Amaral indicou que se oficiasse a todos os Juízes de Paz para mandarem o alistamento da guarda policial.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Manoel de Toledo Silva, Fructuozo José Coelho, Joaquim Roiz Cesar, Antônio Franco do Amaral, Domingos José Lopes Roiz e Francisco Florêncio do Amaral.

              Ata - 29/04/1846
              BR SPCVP CMP-AT-A07-106 · Item · 29 de abril de 1846
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 29 de abril de 1846, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão, leram um requerimento de Francisco Ferraz Carvalho acerca de cargos públicos neste município. Discutiram sobre isso. Leram requerimento pedindo carta de data, um outro do capitão Bento Francisco de Matos e o presidente indicou que se oficiasse novamente o subdelegado para remeter o alistamento da Guarda Policial. Seguiram discutindo sobre os consertos necessários a serem feitos na cadeia, ofícios e requerimentos.
              Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, João da Cunha Raposo, Joaquim Floriano Leite, Theotonio José de Melo e João Francisco de Oliveira Leme.

              Guarda Policial
              BR SPCVP CMP-SM-SM02-22 · Item · 1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Cópia do alistamento da Guarda Policial dividido pela Câmara Municipal em sessão extraordinária de 02 de maio de 1840. As divisões são: 1º Companhia – Vila, 2º Companhia – Taquaral; 3º Companhia – Corumbataí; 4º Companhia – Limeira; 5º Companhia – Serra Negra; 6º Companhia – Varginha; 7º Companhia – Rio Abaixo; 8º Companhia – Serra de Araraquara; 9º - Vila; 10º Companhia – Ribeirão da Geada; 11º Companhia – Morro Grande; 12º Companhia – Santa Bárbara.

              Ofício - 27/10/1835
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-192 · Item · 27 de outubro de 1835
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, informando sobre o envio, em 9 de julho, pela segunda vez, da Lei e Instruções para a formação da Guarda Policial, cuja diligência requeria a lista dos indivíduos pelos Juízes de Paz com a maior brevidade possível, marcando a Câmara até mesmo uma sessão extraordinária no dia 30 de julho para tratar do assunto. Com efeito houve sessão, porém novamente não aparecendo as listas de Rio Claro, Limeira e Santa Bárbara, deliberando então a Câmara que fossem oficiados àqueles Juízes de Paz de que seriam acusados de não cumprir as leis do artigo 2º, e mesmo assim as listas ainda não foram obtidas. Documento assinado por Manoel de Toledo e Silva, Elias de Almeida Prado, Antônio de Arruda Leme, Domingos José Lopes, Domingos Soares de Barros e Francisco de Camargo Penteado. Os membros então pedem ao Presidente para dar as providências cabíveis. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.