Guarda Nacional

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Guarda Nacional

          Termos equivalentes

          Guarda Nacional

            Termos associados

            Guarda Nacional

              38 Descrição arquivística resultados para Guarda Nacional

              38 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Alistamentos
              BR SPCVP CMP-SM-SM02 · Subséries · 1837-1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              A subsérie Alistamentos (1837-1840) é formada por cópias dos alistamentos da Guarda Nacional (infantaria e cavalaria) entre os anos de 1837 a 1840.
              No período regencial, a Lei de 18 de agosto de 1831 , criou as Guardas Nacionais e extinguiu os corpos de milícias e ordenanças, segundo tal lei:

              Art 1° As Guardas Nacionais são criadas para defender a Constituição, a liberdade, Independência, e Integridade do Império; para manter a obediência e a tranquilidade publica; e auxiliar o Exercito de Linha na defesa das fronteiras e costas. (....)
              Art 3° As Guardas Nacionais serão organizadas em todo o Império por Municípios. (...)
              Art .12. Não serão alistados para o serviço das Guardas Nacionais.
              1° Os Militares do Exercito e Armada, que estiverem em serviço ativo.
              2° Os Clérigos de ordens sacras, que não se quiserem voluntariamente alistar.
              3° Os carcereiros, e mais encarregados da guarda das prisões, e Oficiais de Justiça e Policia. (...)
              Art. 13. Os cidadãos admitidos ao serviço das Guardas Nacionais serão alistados em Livros de Matricula, subministrados pela Câmara a cada uma das Paróquias, e Curatos do seu Município (...)
              Art 31. As Guardas Nacionais de infantaria serão formadas dentro do distrito de cada município por secções de companhia, companhias, batalhões e legiões (...)
              Art. 43. Haverá igualmente companhias, secções de companhias, esquadrões, ou corpos de cavalaria, nos lugares, em que o Governo, ou os Presidentes em Conselho, julgarem conveniente a existência desta Arma” (em transcrição livre)

              Ressalta-se que tais documentos estão nas folhas finais [fl. 11-70] de um livro que foi anteriormente utilizado para registrar as Cartas de Patente de oficias da então Vila da Constituição – (BR SPCVP CMP SM SM01)

              Ata - 06/10/1840
              BR SPCVP CMP-AT-A06-18 · Item · 06 de outubro de 1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião ordinária de 06 de outubro de 1840, onde tratou-se sobre: Leram uma portaria do presidente da Província pedindo que esta Câmara informe exatamente sobre as estradas publicas que atravessam este município. Leram um requerimento de Jose Balduino Lopes pedindo uma ilha na beira do rio junto do salto. O senhor Siqueira indicou que tendo a 4° companhia de guarda nacional do Rio Claro mais de cem pessoas e como a lei determina que tenha dois alferes, pedia que essa câmara indicasse um para o referido posto.
              Documento redigido pelo secretario Jose Lopes de Siqueira e assinado por: Jose Alvares de Castro; Francisco de Toledo e Silva; Manoel da Rocha Garcia; João Carlos da Cunha; Joaquim de Marins Peixoto; Ignacio Ferreira de Camargo; e Ignacio Jose de Siqueira.

              Ata - 10/01/1843
              BR SPCVP CMP-AT-A06-110 · Item · 10 de janeiro de 1843
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 10 de janeiro de 1843, onde tratou-se sobre: Em sessão, iniciaram dando o cumprimento do ofício do presidente da Província, datado de 06 de dezembro de 1842, em que manda pôr em praça a ponte do Jacaré e o caminho do Cambuí, e o presidente alegou que já se encontra em praça tanto o caminho como a ponte que foi arrematada por João Carlos da Cunha com seu fiador Pedro Leberato de Macedo. Leram um ofício do presidente da Província sobre o pagamento de aterrados e pontes no caminho de Jundiaí, um outro ofício em que aprova os ofícios da Guarda Nacional dessa Vila. Finalizam com a leitura de ofícios e requerimentos.
              Documento redigido pelo secretário interino Policarmo Joaquim do Amaral e assinado por: Antônio Fiuza de Almeida, Manoel Duarte Novais, Francisco Florêncio do Amaral e Manoel de Toledo Silva.

              Ata - 11/01/1837
              BR SPCVP CMP-AT-A05-17 · Item · 11 de janeiro de 1837
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 11 de janeiro de 1837, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão discutiram a respeito do ofício do Juiz de Paz da Capela de Santa Bárbara sobre as Guardas Nacionais, entraram em discussão a respeito do Fabriqueiro da Vila e que a Câmara vai providenciar o quanto antes um lugar para o novo cemitério.
              Documento redigido pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por: José Alvares de Castro; Antonio José da Silva; Francisco de Toledo Silva; João Carlos da Cunha; Joaquim de Marins Peixoto; Ignácio José da Siqueira; e Teotonio José de Mello.

              Ata - 11/04/1837
              BR SPCVP CMP-AT-A05-25 · Item · 11 de abril de 1837
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Sessão ordinária do dia 11 de abril de 1837, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão, foram a comissão os alistamentos das Guardas Nacionais da vila do distrito do Norte e Sul da Freguesia de Limeira e Rio Claro, para serem divididas em companhias. O Juiz de Direito marca o dia 20 de abril para a reunião dos jurados e foi lido um requerimento de Xisto de Quadros Aranha em que pede para a Câmara lhe pagar a quantia de treze mil réis pelo tempo que foi juiz, a dita quantia será paga quando houver dinheiro no cofre. Ainda, foram despachados e informados ao fiscal da vila, várias cartas de data que pediam terrenos à Câmara.
              Documento redigido pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por: José Alvares de Castro, Francisco de Toledo Silva, Manoel da Rocha Garcia, Ignácio José de Siqueira, Joaquim de Marins Peixoto e Teotonio José de Mello.

              Ata - 12/10/1839
              BR SPCVP CMP-AT-A05-135 · Item · 12 de outubro de 1839
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária do dia 12 de outubro de 1839, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão iniciaram lendo seis ofícios para serem remetidos ao Presidente da Província, assinaram duas cartas de data e foi lido um requerimento de José Joaquim Correa pedindo que se nomeasse um Juiz Municipal para sua causa. José da Conceição foi chamado, prestou juramento e tomou posse. O senhor Presidente propôs que a Companhia de São João do Rio Claro de infantaria da Guarda Nacional e fizeram nomeações. Marcaram o dia 07 de janeiro de 1840 para a sessão ordinária.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: José Alvares de Castro, Manoel da Rocha Garcia, Francisco de Toledo e Silva, Ignácio José de Siqueira, João Carlos da Cunha e Joaquim de Marins Peixoto.

              Ata - 13/01/1838
              BR SPCVP CMP-AT-A05-55 · Item · 13 de janeiro de 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              SSessão ordinária do dia 13 de janeiro de 1838, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão foi lida uma petição de Bento Antônio de Morais juntamente de sua mulher e outros que pedia para essa Câmara nomear um Juiz Municipal árbitro para uma causa contra os herdeiros do finado Coronel Pinto Ferraz. O porteiro requereu ser pago de seu ordenado, o Presidente da Província mandou providenciar uma corneta para a guarda nacional desta Vila.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: José Alvares de Castro, Joaquim de Marins Peixoto, Ignácio José de Siqueira, João Carlos da Cunha, Domingos José da Silva Braga, Antônio Venerando Teixeira e Manoel da Rocha Garcia.

              Ata - 14/04/1837
              BR SPCVP CMP-AT-A05-28 · Item · 14 de abril de 1837
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Sessão ordinária do dia 14 de abril de 1837, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão iniciaram aceitando ofícios por moléstia de Inácio Ferreira da Silva, discutiram sobre as repartições em sessões das Companhias e Batalhões das Guardas Nacionais alistadas no que dispõe a distinção entre cavalaria e infantaria. Discutiram sobre um ofício e lista dos Guardas Policiais pelo Juiz de Paz do Distrito do Norte, tendo como parecer que se fisesse a revisão da dita lista para incluir ou excluir dela os que estavam em situação semelhante ao que dispunha a lei de 25 de junho de 1834. Ainda em sessão, porteiro pediu para ser pago de seu ordenado e foi deliberado que pagassem ao porteiro e os alúgueis da sala das sessões.
              Documento redigido pelo secretário Francisco Florêncio do Amaral e assinado por, José Alvares de Castro, Francisco de Toledo Silva, Ignácio José de Siqueira, Joaquim de Marins Peixoto e Teotonio José de Mello.

              Ata - 15/04/1837
              BR SPCVP CMP-AT-A05-29 · Item · 15 de abril de 1837
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Sessão ordinária do dia 15 de abril de 1837, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão foi lido um ofício do procurador da Câmara no qual alega não poder reformar as contas na presente sessão pois era necessário ir nas freguesias buscar o número das avenças do estanque. Foi discutido sobre as Guardas Nacionais e Policiais, assinaram cartas de datas e forneceram pagamentos.
              Documento redigido pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por: José Alvares de Castro, Francisco de Toledo Silva, Teotonio José de Mello, Joaquim de Marins Peixoto e Ignácio José de Siqueira.

              Ata - 16/01/1838
              BR SPCVP CMP-AT-A05-57 · Item · 16 de janeiro de 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Sessão extraordinária do dia 16 de janeiro de 1838, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão foi lido um ofício do Presidente da Província pedindo com urgência a ata da eleição dos Deputados Provinciais do colégio desta Vila. E um outro ofício assinado pelo Presidente da Província sobre a proposta de Francisco Florêncio do Amaral para o cargo de Tenente das Guardas Gacionais do corpo de cavalaria desta Vila.
              Documento redigido pelo secretario José Lopes de Siqueira e assinado por: José Alvares de Castro; Ignacio José de Siqueira; Domingos José da Silva Braga; e Manoel da Rocha Garcia.