Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 31 de janeiro de 1893 (Creation)
Level of description
Extent and medium
Documento textual, manuscrito, 22cmX33cm, 03 folhas
Context area
Name of creator
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Inquirição das testemunhas, Domingos Albertin, João Pereira Cardoso e Paulino Manoel de Oliveira
Domingos Albertin: 26 anos de idade, italiano, residente em Piracicaba e caixeiro. Ao ser inquirida, a testemunha relatou que, no dia em questão, achava-se em sua casa, quando chegou Luigi Bagno, que “perturbou a ordem” e insultou o acusado, Rafael Mazzeo, e logo em seguida deu uma pedrada no mesmo acusado. Disse também que “ouviu dizer por todos que se achavam presentes que Luigi Bagno se achava ofendido com uma facada e que o ofensor tinha sido o acusado presente Rafael Mazzeo e que este já tinha sido preso em flagrante delito” (em transcrição livre)
João Pereira Cardoso: 38 anos de idade, português, residente em Piracicaba e negociante. Ao ser inquirida, a testemunha relatou que:
“achava-se em frente a casa onde se deu o crime e viu o acusado presente Raphael Mazzeo e a primeira testemunha Domingos Albertin alterarem-se com palavras com Luigi Bagno e depois de dirigirem-se reciprocamente algumas palavras que a testemunha não entendeu e logo em seguida viu Luigi Bagno atirar uma pedra para o lado da casa de onde saíam as vozes e seguiu proferindo algumas palavras insultuosas parecendo ao respondente que este retirava-se, quando saiu da casa Domingos Albertin que por seguindo Luigi Bagno alcançou e subjugou-o e nessa ocasião chegou o acusado presente Raphael Mazzeo e ofendeu Luigi Bagno com a faca e para isso puxou Bagno das mãos de Domingos para um lado, não tendo ofendido quando Domingos Albertin subjugava o ofendido” (em transcrição)
O depoimento de João Pereira Cardoso foi contestado pelos acusados, que disseram não ser verdade o fato narrado. A testemunha sustentou o seu depoimento.
Paulino Manoel de Oliveira: 23 anos de idade (mais ou menos), casado, natural de Sorocaba, residente em Piracicaba e domador. Ao ser inquirida, a testemunha relatou que estava perto da casa onde ocorreu a briga, e viu Luigi Bagno atirar uma pedra para o lado de onde vinham as vozes dos acusados, e em seguida retirar-se para o lado do cemitério. Disse ainda que viu Domingos Albertin perseguir o ofendido, e subjuga-lo, “logo chegando o acusado Raphael Mazzeo e deu uma facada no ofendido que se achava preso por Domingos Albertin” (em transcrição livre)
Os acusados deram como verdade o depoimento da testemunha, menos a parte em que diz que a facada ocorreu quando Luigi Bagno se encontrava preso por Domingos Albertin. A testemunha sustentou o seu depoimento.
Documento redigido pelo escrivão, Joaquim Alves, e assinado pelo Delegado/Juiz, Amador de Campos Pacheco, os acusados Rafael Mazzeo e Albertin e Rafael e as testemunhas, João Pereira Cardoso e a rogo de Paulino Manoel de Oliveira, por não saber escrever, Manoel Francisco de Mattos.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
05 de agosto de 2024
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Setor de Gestão do Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba