3 Descrição arquivística resultados para Companhia Paulista de Estrada de Ferro

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Estação Paulista - Ver. Pacheco
              BR SPCVP AF-FA-1996-05 · Grupo de registro · 1996
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Fabrice Desmonts, que registram a visita da vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, naquele ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.

A Estação Paulista de Piracicaba foi inaugurada em 1922, após um longo período, afinal, as negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital iniciaram-se em 1902. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth. Em 1990 a estação foi definitivamente desativada, sendo que estava desde de 1977 sem o uso de trens de passageiros, apenas de carga. Hoje o espaço é tombado (Decretos n. 7.272/1996 e 10.641/2004) como patrimônio histórico, atualmente, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação do Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

OFÍCIO-26/03/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-02 · Item · 26 de março de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Cópia de ofício enviado pela Câmara Municipal de Piracicaba a Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais. No documento a Câmara expressa as razões da necessidade de construção do ramal “ligando-se a rede geral dessa Companhia em S. Jeronymo, próximo a Villa Americana, ou em outro ponto que os estudos técnicos demonstrarem ser o mais conveniente”.

“Compreendendo bem o que vai lucrar com o novo ramal, a Municipalidade de Piracicaba propõe-se a concorrer para a construção dele com a quantia que Vº Exº julgares de equidade e de razão e que sejam compatíveis com os recursos do seu orçamento”.

BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-41 · Item · 19 abril de 1920

Autoriza a Prefeitura a indenizar os proprietários dos terrenos necessários para a construção do ramal férreo Nova Odessa – Piracicaba.
              Documento assinado: José Ferreira da Silva, Antonio Corrêa Ferraz, Fernando Febeliano da Costa, Dr. Sebastião Nogueira de Lima, Luiz Rodrigues de Moraes, Ricardo Pinto Cesar, Antonio Carlos Galvão de Moura Lacerda, Paulo da Silva Leitão, Samuel de Castro Neves e João Sampaio Mattos.