Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais

          Termos equivalentes

          Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais

            Termos associados

            Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais

              12 Descrição arquivística resultados para Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais

              12 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              ATA - 05/05/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-06 · Item · 05 de maio de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ata da sessão ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 05 de maio de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Na ordem do dia da sessão foi apresentada e lida a cópia do contrato assinado entre a Câmara e a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais. Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.

              ATA-26/03/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-01 · Item · 26 de março de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 26 de março de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Na reunião discutiu-se sobre a necessidade de estabelecer uma nova linha férrea em Piracicaba, "que venha libertar do deficientíssimo serviço da Companhia União Sorocabana e Ituana". Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.

              ATA-27/04/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-04 · Item · 27 de abril de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ata da sessão extraordinária de 27 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Sessão extraordinária esta que teve a finalidade de prestar informações quanto aos resultados das negociações com a Companhia de Paulista de Vias Férreas e Fluviais. A ata lista e descreve as ditas bases para a construção, como tarifas, escolha do local, prazo, pagamento, indenização por desapropriações, isenção de impostos, aprovação e licença do governo.
              Documento redigido pelo Secretário Arthur Vaz e assinado pelos presentes

              ATA-28/04/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-05 · Item · 28 de abril de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 28 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros, na qual ocorreu a segunda e última discussão sobre o acordo com a Companhia Paulista para a construção de um ramal/estação. Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.

              CERTIFICADO DE INDICAÇÃO - 11/02/1907
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-07 · Item · 11 de fevereiro 1907
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Certificado de Aprovação pela Câmara Municipal, em data de 11 de Fevereiro de 1907, que aprovou a indicação do Presidente da Câmara para cumprir o contrato com a Companhia Paulista

              Estação Paulista - Ver. Pacheco
              BR SPCVP AF-FA-1996-05 · Grupo de registro · 1996
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Fabrice Desmonts, que registram a visita da vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, naquele ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.

              A Estação Paulista de Piracicaba foi inaugurada em 1922, após um longo período, afinal, as negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital iniciaram-se em 1902. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth. Em 1990 a estação foi definitivamente desativada, sendo que estava desde de 1977 sem o uso de trens de passageiros, apenas de carga. Hoje o espaço é tombado (Decretos n. 7.272/1996 e 10.641/2004) como patrimônio histórico, atualmente, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação do Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

              INDICAÇÃO - 22/07/1919
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-12 · Item · 22 de julho de 1919
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Indicação da Câmara Municipal de Piracicaba à Prefeitura, para que essa fique autorizada a modificar o contrato lavrado em 30 de abril de 1902 entre a municipalidade e a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais.

              OFÍCIO-14/04/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-03 · Item · 14 de abril de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ofício enviado pela Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais, em 14 de abril de 1902, a Câmara Municipal de Piracicaba, em resposta ao ofício de 26 de março de 1902. No documento são expostas as bases para a realização da obra de um ramal ferroviário.

              OFÍCIO-26/03/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-02 · Item · 26 de março de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Cópia de ofício enviado pela Câmara Municipal de Piracicaba a Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais. No documento a Câmara expressa as razões da necessidade de construção do ramal “ligando-se a rede geral dessa Companhia em S. Jeronymo, próximo a Villa Americana, ou em outro ponto que os estudos técnicos demonstrarem ser o mais conveniente”.

              “Compreendendo bem o que vai lucrar com o novo ramal, a Municipalidade de Piracicaba propõe-se a concorrer para a construção dele com a quantia que Vº Exº julgares de equidade e de razão e que sejam compatíveis com os recursos do seu orçamento”.

              Ramal Cia Paulista
              BR SPCVP CE-RCP · Coleção · 1902 - 2022
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Em uma época onde a produção de café era predominante em São Paulo, os fazendeiros encontraram uma solução para despacharem pelo porto de Santos suas safras de café, essa solução se chamaria ferrovias. A Estrada de Ferro São Paulo
              Railway foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo, idealizada pelo ilustre Barão de Mauá, tendo principiado sua construção em 1862 e inaugurada em 1867, sendo a sexta ferrovia do país a ligar a cidade de Jundiaí ao Porto de Santos. Piracicaba estaria longe de ter uma via férrea adequada, somente em 1902, após via férrea anterior a Paulista começar a apresentar dificuldades.
              No dia 26 de março de 1902, principiaram as iniciais negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital, já que as Companhias União Sorocabana e Ituana apresentavam dificuldades. Foi informado a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, a vontade que a cidade possuía em construir um ramal, e pediam ainda um auxílio para a construção da mesma. Esse passo inicial foi dado pelo presidente da câmara, Dr. Paulo de Moraes Barros, sobrinho de Prudente de Moraes.
              Em um oficio datado do dia 14 de abril de 1902, a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, responde de forma positiva a cidade de Piracicaba, sobre a construção de um ramal ferroviário. O oficio apresenta alguns termos apresentados pela Companhia Paulista, sendo um deles alegando que fica a cargo da Câmara Municipal a escolha de um local para a construção do traçado, e que a companhia se obriga a construir o ramal no prazo de um ano após a aprovação do projeto pelo governo. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth.
              O processo de aprovação e construção se estenderam por anos. No dia 23 de janeiro de 1920, a Companhia Paulista, que deveria inaugurar o ramal férreo de Nova Odessa a Piracicaba, pede uma prorrogação do prazo até o dia 31 de março de 1922, tempo em que companhia julgava suficiente para a conclusão do ramal. No dia 29 de julho de 1922, finalmente após uma viagem inaugural de trem que partiu da estação da Luz, em São Paulo. A locomotiva fez o percurso vindo da capital até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário entre as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba. A inauguração contou com uma grandiosa festa em toda a cidade; uma ata do dia 22 de julho de 1922, o presidente da câmara declara que tomem conhecimento de um programa de festas a serem realizados no dia da inauguração do ramal Nova Odessa Piracicaba, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.