Cartas de Patente

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Cartas de Patente

          Termos equivalentes

          Cartas de Patente

            Termos associados

            Cartas de Patente

              11 Descrição arquivística resultados para Cartas de Patente

              11 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Cartas de Patente
              BR SPCVP CMP-SM-SM01 · Subséries · 1822-1826
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              A subsérie Cartas de Patente (1822-1826) é formada por registros das Cartas de Patentes dos Oficias das Milícias e Ordenanças da Vila da Constituição, como capitães e alferes.

              Em termos simples, a Carta Patente é o documento que define a posição hierárquica de um oficial, como, por exemplo, o "Capitão-Mor", designação dada ao oficial responsável pelas “tropas de ordenanças”, ou forças militares, de uma determinada região. Tal era fornecida pelo Império com despacho do chamado “Conselho Supremo Militar”. A decisão imperial nº8, de 15 de janeiro de 1822 , teve como resolução que tais patentes fossem lavradas pelo em nome do Governo Provisório das Províncias, já a constituição outorgada em 1824 trouxe a previsão de uma regulamentação específica.
              É importante ressaltar, como bem aponta a historiadora Regina Faria, que “As Ordenanças e as Milícias não eram tropas profissionais; de seus integrantes não era exigido aquartelamento ou total disponibilidade de tempo, nem era prevista remuneração para os trabalhos que fossem convocados a fazer na própria localidade em que moravam. Isso mudava para os integrantes das Milícias, que podiam ser destacados dentro da província, situação em que passavam a ter condições análogas as das tropas profissionais (as tropas de linha). • Os corpos de Milícias e Ordenanças foram extintos em 1823, com a criação da chamada “Guarda Nacional”

              Ressalta-se que tais documentos estão nas primeiras folhas [fl. 01-10v] de um livro que foi posteriormente utilizada para registrar cópias das listagens de alistamentos da Guarda Nacional, que não estão presentes neste índice, pois fazem parte da subsérie Alistamentos (1837-1840) - BR SPCVP CMP-SM-SM02

              Domingos Soares de Barros – Sargento Mor
              BR SPCVP CMP-SM-SM01-06 · Item · 02 de setembro de 1823
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro da Carta Patente de reforma do Capitão Domingos Soares de Barros no posto de Sargento Mor das Ordenanças, visto que sua avançada idade e moléstias o privam de continuar a serviço.

              João José da Silva – Capitão Mor
              BR SPCVP CMP-SM-SM01-02 · Item · 13 de junho de 1823
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro da Carta de Patente de João José da Silva para o posto de Capitão Mor (1) da ordenança da Vila Nova da Constituição.

              (1) Capitão Mor é designação dada ao oficial responsável pelo comando das chamadas “tropas de Ordenança”, ou forças militares, de uma determinada região.

              Manoel Paes de Arruda – Capitão
              BR SPCVP CMP-SM-SM01-08 · Item · 27 de novembro de 1824
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro da Carta de Patente do Alferes de Milícias reformado Manoel Paes de Arruda para o posto de Capitão da 4º Companhia das Ordenanças da Vila da Constituição