Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- Julho de 2023 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento iconográfico, fotografia digital, colorida, 01 item
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fotografia dando foco para a fachada principal do Palacete Luiz de Queiroz. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia. ,
Mais informações: De acordo com Cachioni (2011, p. 16) "O projeto do Palacete Luiz de Queiroz, segundo depoimento do historiador Noedi Monteiro, pode ter sido executado pelo engenheiro inglês Arthur Sterry, que foi trazido da Europa para construir a Fábrica de Tecidos Santa Francisca de Luiz de Queiroz. A escassez de profissionais arquitetos na região levou o empresário a trazer profissionais europeus para desenvolver seus empreendimentos. Um dos primeiros palacetes neoclássicos construídos na então Província de São Paulo, muito provavelmente foi inspirado nos projetos publicados por César Daly entre 1867 e 1870. Naclério Homem (1996), reproduziu projetos do arquiteto Azemar, publicados originalmente em Daly (1867-1870), bastante próximos às soluções de fachadas e plantas utilizadas no Palacete de Luiz de Queiroz. Acostumado a viver na Europa, onde as ‘maneiras de morar’ muito se diferenciavam do tradicional brasileiro, Luiz de Queiroz preferiu morar 'à francesa'. O Palacete de Luiz de Queiroz foi a primeira residência a ostentar energia elétrica de São Paulo, tendo sido visitada por D. Pedro II e a família Imperial Brasileira, que ficaram impressionados pelo benefício pioneiro. Também foi a primeira residência de Piracicaba a possuir telefone. O palacete, com características neoclássicas e planta do tipo paladiano, é marcado por um corpo central avarandado, composto com balaustrada e colunas dóricas. A cobertura apresenta beiral com modilhões. Possui 41 janelas retas ou em arco pleno (retas em cima, arcadas em baixo), sendo 13 na frente, 12 nos fundos e 8 de cada lado, sendo que as bandeiras são protegidas por painéis de madeira rendilhados. Foi construída em alvenaria, mas algumas de suas paredes internas foram executadas em taipa de mão. A cozinha e demais serviços foram instalados no subsolo. Um dispositivo com roldanas levava as bandejas e guarnições ao térreo, para a sala de jantar. Originalmente, suas paredes externas eram pintadas com motivos de 'tijolinhos à vista', em nuances de cor, como painéis. Nos jardins foram plantadas inúmeras plantas exóticas, transformando o local num pioneiro jardim de aclimatação de essências estrangeiras, como o carvalho europeu, cinamomo, palmeiras imperiais e álamos".
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 25 de julho de 2023;
Revisão: 22 de agosto de 2023.
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
CACHIONI, Marcelo (Org). Catálogo da Exposição Itinerante: desenhando o patrimônio cultural de Piracicaba. Piracicaba, SP: IPPLAP, 2011. Disponível em: https://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/patrimonio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
Nota do arquivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba