Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- fevereiro de 1996 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos iconográficos, 05 itens documentais, fotografias, preto e branco - digitalização do negativo
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fotografias, de autoria de Wilton Fogaça, datadas de fevereiro de 1996, que registram a visita do vereador Juan Antônio Moreno Sebastianes, à avenida Armando Salles. Nas imagens observa-se ônibus estacionados em lugares irregulares, o que, possivelmente motivou o citado vereador a protocolar o Requerimento nº140/1996, de informação ao Executivo sobre estacionamento de ônibus na avenida Armando Salles de Oliveira, entre o TRI e o TCI, que tem a seguinte redação:
"Em 21/05/95 o "Jornal de Piracicaba" publicava em sua seção "Boca no trombone", reclamação do Sr. Onofre Gabriel de Souza, quanto ao estacionamento de ônibus sobre a calçada na Avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o TCI (Terminal Central de Integração) e o TRI (Terminal Rodoviário Intermunicipal), e alertando para o risco que aquela condição representava para os pedestres. Irônica e lamentavelmente no dia 13/02/96, às 16:50h, seu filho, Jules Cesar Gabriel de Souza, foi atropelado por um ônibus exatamente no local citado, por seu pai, como ponto de maior insegurança. Segundo moradores vizinhos, em outubro de 1995 também aconteceu um acidente, envolvendo um automóvel Scort com um ônibus que manobrava para subir na calçada do estacionamento. Este foi "abafado". Desde 12/12/95, a Prefeitura Municipal assumia oficialmente estar ciente do problema, ao responder ao requerimento no. 1499/95, de 20/11/95. O Secretário de Trânsito e Transporte, Toshio Icizuca, declara em seu "bilhete resposta": "O problema não é bem do Executivo". O problema é do Executivo Municipal sim. Foi o mesmo que, em administração anterior, colocou o TCI naquele local, sem solucionar a necessidade de espaço para o estacionamento dos ônibus que não estão em operação. O transporte coletivo é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, bem como o disciplinamento do trânsito e o planejamento viário, primando pela eficiência e segurança. A forma como o Secretário de Trânsito e Transportes respondeu ao requerimento no. 1499/95, ratificada pelo Sr. Prefeito no Ofício GP/2396/95, e os fatos mostram o descaso com que a administração está tratando o problema. Uma vida foi o preço deste descaso. Mais vidas passam por ali diariamente, correndo os mesmos riscos. Há responsáveis."
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
27 de fevereiro de 2025
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Departamento Legislativo. SEBASTIANES. Juan Antônio Moreno. Requerimento n.140. de 15 de fevereiro de 1996. Informação ao Executivo sobre estacionamento de ônibus na avenida Armando Salles de Oliveira, entre o TRI e o TCI.. 15 fev. 1996. Disponível em: https://siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/Documentos/Documento/72377. Acesso em: 27 fev. 2025
Nota do arquivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba