Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 15 de abril de 1879 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento textual, manuscrito, 22cmX33cm, 07 folhas
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Inquérito Policial, realizado no dia 15 de abril de 1879, na Câmara Municipal de Piracicaba, estando presentes o delegado de polícia, o escrivão, o promotor público e as testemunhas: Sebastiana Maria de Oliveira, Angélica Maria Cardoso, Amâncio Lopes de Moraes e Pedro Joaquim. As testemunhas foram inquiridas sobre os fatos, relatando o que se segue:
1º Testemunha - Sebastiana Maria de Oliveira: 33 anos de idade, casada, engomadeira, natural e moradora de Piracicaba – Segundo a depoente, no dia 12 de abril de 1879, Antônio da Rocha achava-se na casa dela, quando chegou Joaquim dos Santos, que “comprimento com bons modos” a ela e a Antônio da Rocha e saiu depois de buscar suas roupas. Mas retornou pouco tempo depois (meia hora), entrando, sem dizer uma palavra, e agredindo Antônio da Rocha. Quando ela depoente correu em direção a Santos, para parar o conflito, ouviu o som de um tiro. Disse também que Antônio da Rocha saiu da casa depois do tiro, e que este, sempre que vinha do sítio, lhe dava uma garrucha* para guardar. Ainda acrescentou que:
“o motivo em concorreu para dar-se o fato constante do processo foi proveniente de relações amorosas que tanto o ofendido como Antônio da Rocha entretinham com ela depoente e que a pesar de ambos se tratarem bem em sua casa esta testemunha (...?) soube depois do facto criminoso que o ofendido e Antônio da Rocha tinham ciúmes dela depoente” (em transcrição livre)
2º Testemunha - Angélica Maria Cardoso: 60 anos de idade (mais ou menos), viúva, lavradora, natural de Castro (província do Paraná) e moradora desta - Segundo a depoente, no dia 12 de abril de 1879, a noite, estava na sala da casa de Sebastiana Maria de Oliveira, “picando fumo”, quando chegou o ofendido (Joaquim dos Santos) que dirigiu-se a Antônio de Tal e deu três bordoadas nele, e logo depois viu um clarear e o estampido e um tiro que “afundou o rosto do paciente”.
3º Testemunha - Amâncio Lopes de Moraes: 23 anos de idade, negociante e morador de Piracicaba - Segundo o depoente, ele não estava no momento do delito, mas ouviu um tiro dado no interior da casa de Sebastiana e imediatamente Antônio da Rocha saindo corrente da dita casa. Na casa viu Joaquim dos Santos “ofendido no rosto com manchas de sangue no corpo o qual disse-lhe que estava morto, sem dizer-lhe quem era o autor do crime”, e que este pediu para chamar Azevedo, administrador da linha férrea, mas quando retornou, Santos já havia perdido a fala. Disse também que não sabia os motivos do crime, nem se havia inimizade entre os envolvidos.
4º Testemunha - Pedro Joaquim: 40 anos de idade, casado, negociante, natural da Suíça e morador de Piracicaba - Segundo o depoente, ele estava em seu negócio quando ouviu o som de um tiro. Que ignora os motivos do crime que apenas sabe que ambos (Santos e Rocha) frequentavam a casa de Sebastiana.
Documento redigido pelo escrivão Paulo Luiz da Silva e assinado pelo juiz e pelas testemunhas, sendo Antônio Gonçalves de Souza, a rogo de Sebastiana Maria de Oliveira e Alexandre Domingues Teixeira a rogo de Angélica Maria Cardoso.
*Garrucha: arma de fogo, de cano curto, semelhante a uma pistola
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
29 de julho de 2024
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Setor de Gestão do Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba