Item 13 - Ata ( 23/03/1851)

Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR SPCVP MIS-ISS-13

Título

Ata ( 23/03/1851)

Data(s)

  • 23 de Março de 1851 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Documento Textual, Manuscrito, 2 Folhas.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1849 (fundação))

História administrativa

A Irmandade do Santíssimo Sacramento é uma confraria católica originada ainda na Idade Média, está entre as mais respeitáveis e antigas irmandades religiosas do catolicismo. Sua origem está ligada a piedade e devoção eucarística.
Em Piracicaba, na época chamada de Vila da Constituição, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Santo Antônio foi fundada em 07 de outubro de 1849, na sacristia da antiga matriz de Santo Antônio, em solenidade presidida pelo vigário Manuel José de França. Os irmãos – como eram chamados os membros – concorreram no mesmo dia em uma votação para definir provisoriamente suas funções dentro da irmandade. José Pinto de Almeida foi nomeado como provedor. Em 02 de dezembro de 1854, no consistório da irmandade, os irmãos se reuniram com o objetivo de instituírem uma Santa Casa de Misericórdia na Vila. A instituição foi declarada fundada pelo vigário padre José Gomes Pereira da Silva, tendo como presidente José Pinto de Almeida, vice-presidente José Viegas Moniz e secretário Emygdio Justino de Almeida Lara. Em 1856 a irmandade já havia definido um terreno para a construção do hospital, e se destacaram por cuidar tão bem da epidemia de varíola.
A Santa Casa de Misericórdia foi criada em 25 de dezembro de 1854, no dia de natal pela irmandade presidida pelo vigário José Gomes Pereira da Silva. O primeiro provedor da Santa Casa foi José Pinto de Almeida, e a rua onde o hospital Santa Casa foi instalado - entre as atuais ruas Moraes Barros e 15 de Novembro - levou o nome de José Pinto de Almeida.
Apesar de todo o poder e fama, a irmandade que também era responsável por zelar pelo cemitério, não escapou de críticas e apontamentos: Em outubro de 1855, o péssimo estado de conservação do cemitério levou o vereador Francisco Ferraz de Arruda acusa a irmandade de não cuidar do cemitério por se encontrar muito pobre.

Ata da Irmandade do Santíssimo Sacramento

GUERRINI, Leandro. História de Piracicaba em Quadrinhos. 1°volume. Piracicaba, SP: Equilíbrio: Instituto Histórico e Geográfico – IHGP, 2009.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reunião no consistório da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em data de 23 de março de 1851, na qual estavam reunidos o provedor, oficiais e mais Irmãos da Mesa, em número legal, faltando o irmão secretário, cargo interinamente ocupado por José Pinto de Almeida. Em tal foi dada exposição do fiscal sobre o adiantamento das obras do consistório e sobre a garantia para a vinda da imagem de Senhor dos Passos. Na mesma foi discutida a questão da oferta de venda de terras dadas em doação pelo já finado Manoel da Luz Prado e como gestão de gratidão, mandou-se dizer duas missas pelo descanso da alma do falecido. Também entrou em pauta: a transferência do direito à sessão da Irmandade á viúva do [Sargento Mor] Domingos Soares de Barros; a nomeação do Irmão [Adulador] Prudente de Albuquerque Bueno, que por esquecimento não havia sido citado na ata de 13 de outubro de 1850; o aumento das esmolas nas missas de quinta-feira, a pedido do Reverendo Miguel Joaquim do Amaral, o trabalho feito pelo Cidadão João Pedro da Silva Cruz para fazer vir da Bahia uma imagem do Senhor dos Passos e a esmola feita pelo cidadão Doutor João Jose Roiz. Documento assinado pelos presentes.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Final

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      21 de Julho de 2022.

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Setor de Gestão e Documentação e Arquivo.
          Câmara Municipal de Piracicaba.

          Objeto digital (Master) área de direitos

          Objeto digital (Referência) área de direitos

          Objeto digital (Miniatura) área de direitos

          Área de ingresso