Sargento mor

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Sargento mor

          Termos equivalentes

          Sargento mor

            Termos associados

            Sargento mor

              10 Descrição arquivística resultados para Sargento mor

              10 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 02/04/1843
              BR SPCVP CMP-AT-A06-119 · Item · 02 de abril de 1843
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 02 de abril de 1843, onde tratou-se sobre: Em sessão, leram o requerimento de Felipe Xavier da Rocha em que pede um atestado sobre uma queixa que o vigário de Rio Claro, Manoel Rosa de Carvalho Pinto, fez dele ao presidente da Província, fazendo denúncias ao dito padre. Leram um requerimento do Dr. Juiz Municipal pedindo atestado, outro do professor de primeiras letras, outro do sargento mor Domingos Soares, e uma portaria do dia 14 de março. Finalizaram com o presidente alegando que fará uma viagem ao Rio de Janeiro e colocando como substituto o Sr. Toledo.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Fructuozo José Coelho, Joaquim Roiz Cesar, Antônio Franco do Amaral, e Francisco Florêncio do Amaral.

              Ata - 04/06/1842
              BR SPCVP CMP-AT-A06-90 · Item · 04 de junho de 1842
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 04 de junho de 1842, onde tratou-se sobre: Em sessão, o presidente declarou que o motivo da sessão era um ofício do comandante militar nomeado e delegando o seu cargo, por isso iria se reunir a coluna na pessoa do vigário Manoel José de França e na sua falta ao sargento mor Joaquim Antônio da Silva, os quais estando presentes tomaram posse e juramento. Finalizaram com uma deliberação a respeito de Luis Teixeira de Barros.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira.

              Ata - 15/03/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-13 · Item · 15 de março de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 15 de março de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual, oficializaram ao Sargento Mor Comandante da Vila sobre a estrada que seguia para Araraquara. Na mesma ocasião informou-se que a ponte sobre o Rio Piracicaba havia “desmanchado”, e por isso determinou-se ao cobrador que a travessia pelo rio fosse feita de canoa, cobrando a mesmo imposto cobrado pela ponte.
              Documento registrado pelo escrivão João Batista de Siqueira e assinado por: Aranha, Morais, Carvalho e Gorgel.

              Ata - 19/04/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-20 · Item · 19 de abril de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 19 de abril de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual, derão posse ao Sargento Mor Estevão para servir de suplente de Juiz de Paz da capela de Ribeirão Claro. Nomeação para Juízes Almotacel da Vila a João Carlos Cunha e José Marcelino Leite.
              Documento registrado pelo escrivão João Batista de Siqueira e assinado por: Caldeira, Morais e Gorgel.

              Ata - 19/07/1842
              BR SPCVP CMP-AT-A06-93 · Item · 19 de julho de 1842
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião ordinária de 19 de julho de 1842, onde tratou-se sobre: Em sessão, principiaram com a leitura de um requerimento do professor de primeiras letras desta Vila pedindo atestado. Compareceram os Juízes de Paz de distintas freguesias e prestaram juramento. Leram um ofício do procurador da Câmara participando não ter em seu poder a portaria do presidente da província datada de 16 de maio de 1840. Foi deliberado que fosse chamado o sargento mor Domingos Soares de Barros para tomar posse de Juiz de Paz e Theodoro Zeferino Machado para tomar posse como vereador.
              Documento redigido pelo vereador Francisco Florêncio do Amaral e assinado por: Antônio Fiuza de Almeida, Manoel de Toledo Silva, Fructuozo José Coelho, Antônio Franco de Amaral, Manoel Duarte Novais e Francisco Florêncio do Amaral.

              Ata - 27/09/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-41 · Item · 27 de setembro de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 27 de setembro de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual, chamaram para juramento o Sargento Mor Domingos Soares de Barros para servir de Juiz de Paz em uma reconciliação a requerimento de José Gonsalves Meira, mas se dava de suspeito por ser compadre de Bento Leite, com quem contende o dito Gonsalves.
              Documento registrado pelo escrivão João Baptista de Siqueira e assinado por: Caldeira, Morais, Franco e Gorgel.

              Ata - 28/06/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-26 · Item · 28 de junho de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 28 de junho de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual despacharam e assinaram cartas datas e alvarás de licenças de venda. Em sessão, também oficializaram ao Sargento Mor Comandante pedindo três homens para capitães do mato da Vila.
              Documento registrado pelo escrivão João Baptista de Siqueira e assinado por: Aranha, Morais, Franco, Carvalho e Gorgel.

              Domingos Soares de Barros – Sargento Mor
              BR SPCVP CMP-SM-SM01-06 · Item · 02 de setembro de 1823
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro da Carta Patente de reforma do Capitão Domingos Soares de Barros no posto de Sargento Mor das Ordenanças, visto que sua avançada idade e moléstias o privam de continuar a serviço.

              Eleição de sargento mor
              BR SPCVP CMP-EL-P01-09 · Item · 10 de dezembro de 1823
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Eleição de sargento mor pelos oficiais da Câmara. Foram eleitos em primeiro lugar Capitão de Milícias Estevão Cardoso de Negreiros, em segundo lugar o alferes efetivo de milícias Joaquim de Almeida Lima e em terceiro lugar o tenente reformado de milícias João Leite de Cerqueira Cesar.
              Documento escrito e assinado pelo escrivão Francisco José Machado. Também contem assinatura do capitão mor João José da Silva, do vereador João Leite de [...?], Vereador Antonio Soares de Barros, Vereador José de Castro e procurador Luciano Ribeiro Passos.